[Índia em Dia] Danças clássicas e sua influência sobre a arte contemporânea na Índia

por Raphael Lopes


Pandit Birju Maharaj coreografando e ensaiando Madhuri Dixit 

Bom dia leitores,

Quero partilhar com vocês durante as próximas postagens alguns documentários e vídeos riquíssimos sobre as diferentes formas de dança indiana. Começando pelas danças clássicas, também desejo falar mais detidamente sobre a dança teatro e as danças folclóricas, ambas recheadas de um profundo sentido espiritual e social para o bailarino.

A proposta é expandir o vocabulário da bailarina ocidental que afirma quase sempre por repetição e hábito que o seu tribal possui raízes também na dança indiana. Como veremos a seguir, é complicado apontar muitas similaridades na forma, mesmo enxergando claramente muito dos conceitos da primeira terem influenciado, ou melhor, inspirado o Tribal.

As danças clássicas Indianas são:

  • Bharathanatyam
  • Kuchipudi
  • Mohiniyattam
  • Kathakali
  • Odissi
  • Manipuri
  • Kathak
  • Sattriya

Apenas recapitulando: danças clássicas são todas aquelas que possuem repertório tradicional de movimentos registrados na literatura artística (no nosso caso, no Natya Shastra), assim como repertório coreográfico tradicional, bem como preparação corporal e intelectual do bailarino. No caso específico das danças indianas, isso inclui ainda um conhecimento sobre a mitologia e culturas que dão suporte à narrativa cênica, que é dividida em dança expressiva (Abhinaya - narração de histórias) e dança pura (onde o bailarino utiliza o virtuosismo técnico dentro dos intrincados padrões rítmicos, sem ter uma história como foco).

Devdas (2002)
O Kathak é um estilo clássico com um histórico mais diluído em relação à sua ligação aos templos. Desde o seu aparecimento, provavelmente fruto da fusão das danças persas com o código das danças indianas, o Kathak se tornou algo como um entretenimento para reis e mercadores. Os bailarinos também narravam histórias, mas não mais unicamente aquelas que continham o sagrado. Talvez tenha sido o Kathak a primeira dança clássica a flertar com o público, e adquirir um caráter mais artístico e performático. Isso se evidenciou com o surgimento de Bollywood, onde originalmente os musicais eram fortemente marcados pela presença do kathak.

No documentário abaixo, de 1971 (narrado unicamente em inglês), podemos ter uma idéia da riqueza desse estilo, que de alguma forma se encontra presente nos spins do Tribal. 


No vídeo abaixo vemos uma releitura "bollywoodiana" do Kathak no blockbuster Devdas, filme relançado em 2002 que conta com a assinatura coreográfica do Pandit Birju Maharaj.


Até o próximo encontro,

Namaskar!!!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...