[Passo a Passo] Vídeos de Esclarecimento do FCBD®

por Natália Espinosa



Estudantes e professores de ATS®, vocês vão concordar comigo quando eu digo que não é raro encontrar pequenas discrepâncias entre os ensinamentos de Sister e Brother Studios a respeito da execução dos passos, especialmente dos detalhes – e se todos foram formados pela Mama C, por que isso acontece?

Embora tenha um formato bem definido (e até registrado), o ATS® ainda é uma forma de dança em evolução e construção.O estilo ainda é uma criança! Dessa forma, é nosso dever enquanto educadores e disseminadores desta arte buscarmos sempre o que há de mais atualizado, não nos agarrando ao que aprendemos, sabendo que só temos a ganhar sendo desapegados da noção de que já sabemos tudo. Não sabemos, não!

"-Ai, Natália, mas aí complica! Eu não tenho dinheiro pra fazer curso lá fora ou mesmo aqui todo ano! Como eu faço para acompanhar essas mudanças e resolver discrepâncias?"
Calma, pois eu lhes apresento os VÍDEOS DE ESCLARECIMENTO DO FCBD®!!!!

Isso mesmo! No seu computador, no youtube, sem nenhuma taxa adicional. É só estudar!

Vou falar de um por um, para ficar mais fácil ainda. Vamos lá?

1- Esclarecimento das finalizações do Propeller turn, Reverse turn e Medusa.
O primeiro vídeo que apareceu foi esse da Wendy demonstrando os passos:


Porém, muita gente não conseguiu entender bem a diferença entre a finalização do Propeller e do Reverse.

Então apareceu essa lindeza aqui (com a minha música lenta favorita, a propósito):


Daí, observamos que:

  • No propeller turn, o braço direito junta com o esquerdo na posição média ao subir, abrindo como quem puxa um arco pela frente até a postura alta;
  • No reverse turn, o braço direito sobe desenhando uma linha reta pela frente até a postura alta;
  • No medusa (ATS®), a finalização é bem parecida com a do propeller, só que um pouco mais aberta, mais ampla.

2- Isolamentos com Kae


Bem, esse não é exatamente um esclarecimento, mas eu gostei de ver alguns isolamentos lentos, não muito comuns: ribcage rotation com braços subindo e altos; headslides com caminhada;  arm undulations sem o taxeem; e finalização do reverse turn com caminhada.

3- Esclarecimento sobre o Single Bump Half Turn



Bem, basicamente: no half turn, o pé direito viaja pra dentro e pra fora, e não para frente e para trás como quando o movimento é feito parado e, aparentemente, no giro contínuo.
O giro acontece no pé direito, que é onde fica o peso.

4- Esclarecimento sobre o Barrel Turn


Neste vídeo, a Carolena fala da importância do trajeto dos braços e do que a sua cabeça faz durante o giro, pra onde você olha. Ela também fala da importância de fazer formas bem visíveis, como o círculo do início e a linha reta ao liberar o braço esquerdo, quando você estiver de costas.

Ela diz para treinarmos tocando os dedos na postura alta ao começar o giro para garantir essa forma circular. Vemos algumas dançarinas tocando os dedos também quando viram de costas.

Por enquanto é isso que está disponível, mas mais vídeos serão feitos com as dúvidas mais comuns. É só ficar ligado! E outra coisa. não é vergonha, deslealdade com seu professor ou demérito nenhum aprender com outros professores e colegas, ainda mais se eles tiveram acesso a informação mais atualizada por meio de cursos, viagens, etc. Precisamos nos fortalecer como comunidade e caminhar juntos, certo? Só não esqueçam do nosso telhado, do nosso escudo protetor: o respeito!

E vamos estudar!

Beijão e até o próximo mês!

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...