[Passo a Passo] O leque de plumas (Feather fan)

por Natália Espinosa


Os leques de plumas estão na moda no tribal fusion, embora Zoe Jakes já utilize esses acessórios desde a época em que dançava com o The Indigo, de Rachel Brice, e do show Le Serpent Rouge. Ela também se apresentava nessa época com um ou dois leques de plumas em shows do Beats Antique. Hoje em dia os leques de plumas também fazem parte de suas coreografias em grupo. É possível dizer que Zoe foi a pessoa que popularizou esses acessórios no meio do tribal fusion. 




No ano passado, Joline Andrade utilizou leques de plumas em sua apresentação no Tribal Massive, o que despertou o interesse de muitas bailarinas brasileiras. No mesmo ano, Sara Félix também escolheu leques de penas para seu solo em seu festival, o Fusion Art Festival, consolidando-os como tendência em solo nacional.        




Ao contrário do véu, snujs, espada, o leque de plumas não chegou a nós pela dança do ventre tradicional (embora os leques sejam utilizados até na dv), e sim pelo burlesco – que é muito querido por diversos dançarinos da cena tribal.  




Se você não tem como ter aulas de dança burlesca e quer aplicar o leque de plumas em sua performance ou somente estudar sua utilização, ou se você tem alunas que querem muito utilizá-lo em sua coreografia (como eu), aqui vão algumas dicas para estudar em casa: 




Se você tem acesso ao “From A to Zoe”, da Zoe Jakes (duh), o segundo DVD possui uma breve explicação e prática sobre os leques de plumas. Vale a pena assistir. Ela mostra alguns truques e algumas opções para você utilizar em sua dança. O que é bem legal é que ela explica sobre como o importante na utilização desse acessório, mais do que a movimentação de braços, é o posicionamento e movimentação de dedos/mãos/punhos. A respeito dos braços: como sempre, no tribal, queremos formar linhas bonitas e deixaremos nossos cotovelos ativos e elevados, mesmo com o leque (que, apesar de ser de plumas, é pesado)! 

Dá pra comprar o download aqui: http://www.cheekygirlsproductions.com/store/product.php?productid=16277 CADA CD é $9,99 – se você quiser só a parte de leques, ela está no CD 2 (é bem pequenininha, gente. Mas obviamente o CD 2 é inteiro interessante, você vai aproveitar muito).

Não existem videoaulas de tribal em profusão sobre o assunto, então para não ficarmos limitados a copiar o que Zoe faz (ou Joline, ou Sara), minha dica é ir procurar no burlesco mesmo e treinar adaptações que ficam interessantes. Ou seja, veja vídeos no youtube e preste atenção no que fazem os braços e nas mãos das dançarinas quando elas dançam com um leque de plumas. Dance em casa e experimente. Se você sabe inglês, esse link é bastante interessante:


Eu vou deixar para vocês uma seleção de vídeos de burlesco, dança do ventre e tribal com leque de plumas para estudo. O primeiro vídeo é bem antigo e a qualidade está ruim, mas serve como inspiração. E, no final, uma seleção de apresentações da Zoe com os leques de plumas. 














Beijocas e até o próximo mês! 



Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Adorei o texto! Muito conteúdo, informações úteis e referências ;) Já salvei o link para indicações futuras.

    Sobre a utilização dos leques na Dança do Ventre, se aplica como mais uma variável dos véus, o Véu Fan, que apesar de lindo, não se parece nada com as movimentações feitas com o Leque de Plumas.

    Beijos!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...