[Folclore em Foco] Temperos e Temperamento

por Melinda James

Ao estudar um povo devemos estar atentos às coisas que eles fazem diariamente. Ações simples e vitais são as que fornecem as informações mais preciosas para nossos estudos.

Como fruto de minhas experiências locais passei a estabelecer um padrão para o estudo de forma a obter maior absorção, tentarei descrever para vocês. 

Se alimentar pode ser um bom exemplo de uma ação simples e vital, então, dentro deste exemplo, vamos abrir nossos horizontes...


Observe as comidas mais típicas, vá aos restaurantes populares, se for convidada para comer em casa de família seria melhor, mas na falta de um convite, vá aos restaurantes e estude o cardápio. Alguns pontos merecem atenção:



Especiarias
A quantidade de pimenta usada: os povos mais quentes e fortes consomem muita pimenta; no passado, a pimenta servia também como antisséptico e estimulante.  Imagine um estado brasileiro que consome bastante pimenta... Bahia?  Como você define o temperamento local? Eles são quentes, dançantes, animados, gingados, totalmente temperados.

No Egito é marcante a presença do cominho, tudo tem gosto de cominho e sentir o aroma do cominho me transporta para o Oriente. O cominho era usado no Egito antigo também para embalsamar os faraós além de reinar na culinária Greco romana (eis mais um sinal de intercâmbio cultural).

Consumo excessivo de carboidrato e gordura trans
No Egito existe uma fartura no consumo de carboidrato. Em alguns pratos bem típicos o carboidrato chega a substituir a proteína e é misturado a outros carboidratos. Quantos pratos achamos que são recheados de carne e, na verdade, são recheados de pão temperado e banhado com molho de tomate. O tradicional 'Cochari' consiste em macarrões de vários tipos com arroz e Lentilha. O motivo deriva também do baixo poder aquisitivo,pois pratos com carne são bem mais caros do que os com carboidratos somente. Devido a isso o Egito tem uma incidência altíssima de diabetes.

Não existe uma  tentativa de equilíbrio alimentar ainda, se consome muita gordura trans, os óleos são sempre reaproveitados. O resultado desse tipo de alimentação no corpo é visto como saúde, como no Brasil há alguns anos atrás. A alimentação influencia muito na estética local, as mulheres mais "cheinhas" são tidas como mais "vistosas".

Nos lugares mais afastados você não encontra nada Diet ou Light, em verdade só se encontra em hotéis e restaurantes 5 estrelas e você pode notar um ar de espanto ou até desprezo ao pedir adoçante ou uma coca zero.



O que se encontra naturalmente em cada região?
Quais as frutas de cada região? Elas trazem toda uma cultura de agricultura, muitas regiões de oásis tem um forte cultivo de azeitona, tâmaras e tantas informações culturais giram em torno destas fazendas.

Outras regiões são ricas na produção do algodão, o grande algodão Egípcio, conhecido mundialmente por sua colheita  ter inspirado muitos passos de dança núbia. 

Outro orgulho do povo egípcio é o suco de manga, pois é o melhor do mundo; e o bom e velho Karkadê, que seria nada mais nada menos do que o chá do Hibisco.


Carne
Locais muito longe das cidades possuem a melhor comida da região, tudo é fresco. A temperatura é muito alta e poucos lugares tem geladeira, como resultado, temos as carnes mais gostosas e frescas do Egito.

No Egito muitas casas tem aviário onde se cria pombo, que faz parte do cardápio local; e não existem pombos nas ruas.Este animal inspirou muitas movimentações de danças folclóricas, assim como o carneiro que é consumido em grande escala;  já o porco, por motivos religiosos, não é consumido por nenhum Muçulmano.

Tem muito gato no Egito e, embora haja muita miséria, não se come gato. Eles amam os gatos, animal que foi venerado no Egito antigo representando a Deusa Bastet, hoje após milênios, o povo não tem mais este costume politeísta, mas continua gostando e alimentando os gatos das ruas.



Os subprodutos retirados destes pratos.
O couro do carneiro é muito bem aproveitado no Egito, na confecção de bolsas, roupas, instrumentos de percussão locais; e os ossos de diversos animais também são usados em bijuterias.

O ritual 
A forma como eles comem, a aura que envolve todos neste momento é outro fato inspirador. 

No Egito  comer é o mais importante fator de união da família, eles alimentam as pessoas que amam.Alimentam-se uns aos outros, com pratos  comunitários, algumas colheres e o uso das mãos, inicia-se quase um ritual. Como gesto de amor os familiares separam a carne do osso e colocam na boca uns dos outros, de forma natural, conversando e rindo, enquanto se alimentam, confraternizam, cuidam uns dos outros,  uma verdadeira comunhão entre os entes queridos.Comer junto, sem pressa, partilhando com todos os familiares, e comer muito, isso é um fator de sucesso para o dono da casa. 

Neste ponto entendemos a  estratégia cultural de venda Egípcia, um bom vendedor sempre te oferece algo para comer ou beber para te mostrar que você é bem vindo, eis a boa e velha  'Lei da reciprocidade', você come e bebe e tem vergonha de sair sem comprar nada. Mas coma e beba mesmo se quiser enfim uma negociação amistosa, isto é importante para eles e no Egito comer junto aproxima as pessoas.

Agora se pergunte por quê? Questione o povo local. Faça perguntas simples e você terá respostas simples, que cruzadas nos levam a uma trança complexa que representam a essência cultural latente. Esta  é a parte mais rica do nosso estudo de folclore, aquela que tanto buscamos aprender em workshops infinitos, a qual nos motiva e nos leva a criação de danças para o palco.

Onde isso te levará? Como estas informações te farão dançar?  Acredite, farão! Talvez não na hora que você vivencia isso, mas todas estas informações clareiam a mente do artista sobre a identidade do povo que será representado e cada informação vivida se manifesta artisticamente depois de um tempo.Eu penso que esta experiência pode se estender as pessoas que não tem a oportunidade de viajar, é só um pouco mais difícil e acaba exigindo maior disciplina.





Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...