Estilos de música no ATS®

por Dany Anjos | Nomadic Tribal
Professora de ATS no Espaço Romany
 em São Paulo e integrante do Nomadic Tribal ATS



Muitas são as dúvidas quando falamos de qual estilo de música podemos usar para dançar ATS®, já que o repertório é dividido em movimentos rápidos e lentos, e dançamos improvisando. Que cuidados devemos ter para escolher uma música para nos apresentar? Claro que musicalidade se ganha com muito tempo de estudo, não é fácil, e isso não acontece só no ATS®, mas a criadora do estilo Carolena Nericcio- Bohlman separou bem o repertório de passos e dá dicas que nos ajudam muito na hora de escolher.

Lento e Lento dramático

Uma música lenta é caracterizada por uma melodia suave. Uma canção lenta pode ter o uso só de um instrumento de sopro, por exemplo, ou mais instrumentos;  os movimentos do corpo devem fluir com a música, não é rítmico, geralmente usamos movimentos como o taxeem, bodywave, arm undulation, bellyroll, ribcage rotation e torso rotation.

Vídeo 1, o lento ( até os 2:10):


Podemos confundir o lento quando um tambor é usado, por exemplo; porém se estes estiverem sendo tocados de forma mais lenta,  temos também um lento, isso pode causar muitas dúvidas. Existe uma batida, um ritmo, porém não pode ser considerado como rápido ( isso falando dentro do repertório de passos rápidos do ATS®). Uma boa maneira de tentar identificar isso, é tentar fazer um passo básico  rápido como o shimmie. Se não conseguir executar, é porque essa música é lenta, podemos neste caso usar movimentos lentos mais elaborados, que usam deslocamentos, combos, como por exemplo o Sahra turn ,Wrap around and turn, Reverse turn, entre outros. Também existem músicas de lento dramático que usam outros elementos como acordeon, gaita, snujs e tambores variados.

Vídeo 2, a música começa com um lento dramático até os 3:43, após a musica acelera, se tornando rápida, o uso dos snujs e passos rápidos entram em ação:

  

Rápido

E no rápido, como faço? Na verdade não tem muito segredo, segundo a própria Carolena:

“Rápido, é um pouco mais simples, se você consegue fazer um shimmie ou um básico egipicio, sem sentir que está perdendo o equilíbrio, é uma música rápida.”
(Carolena Nericcio-Bohma)

Alguns ritmos podem ser considerados um médio rápido como o Maksoun, Baladi, Saiid, que  tem 4 tempos; e outras músicas podem ter uma contagem diferente como uma música turca, por exemplo, que geralmente tem 9 tempos. É necessário sentir essas diferenças na hora de escolher. Isso acontece estudando os estilos, ouvir e ouvir, conhecer alguns instrumentos. A musicalidade é muito importante para saber distinguir, ou a escolha pode atrapalhar a dança, e os passos podem não ser executados corretamente, já que temos que seguir uma contagem.

As músicas folclóricas no geral são ótimas para o tribal. Os cds do Helm são uma ótima referência para musicas de ATS®.

Vídeo 3 FatChance com o Helm:


Música oriental arábe

O ATS® tem grande influência árabe, mas e a música clássica árabe? Podemos usá-la no  tribal? Melhor não, pois trata-se de uma música com muitas mudanças no andamento e, usualmente, espera-se que a dançarina demonstre alguma emoção. No ATS®, quando estamos dançando um repertório rápido, demostramos nossa alegria sorrindo, porém não fazemos alguns movimentos, como por exemplo, olhar para cima, para o chão ou lado sem que seja intencional; na maior parte do tempo ficamos atentas a líder e suas senhas, o contato com a platéia é menor, sendo assim, o recomendado é  que as musicas clássicas sejam utilizadas em solos.

Música eletrônica? Pode?

No princípio pode soar estranho dançar ATS® com música eletrônica, mas algumas cabem perfeitamente. Se usarmos sempre com moderação, sim, é possível! Procure usar músicas com diferentes texturas, somente batidas eletrônicas não é apropriado.

Vídeo 4 música com batidas eletrônicas e diferentes texturas:




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...