por Mariáh Voltaire
Com o avanço da tecnologia e a democratização da
mesma, hoje muitas pessoas tem acesso câmeras filmadoras com boa qualidade de
filmagem. Com criatividade e disposição, qualquer bailarina consegue deixar seu
registro coreográfico mais atraente e interessante.
Vejo que a maioria das filmagens são feitas em
PLANO ABERTO, dificilmente vejo um CLOSE-UP ou um PLANO DETALHE.
Eu como bailarina também gosto de ver a outra bailarina de
perto, ver os acessórios que ela usa, a textura do tecido do figurino que ela
veste e suas expressões faciais. Quero saber o que ela sente enquanto dança.
Como não posso estar presente em sua apresentação, ao menos quero ver tudo isso
no vídeo, uma maneira mais íntima de ver a bailarina no palco.
Nesse post vou dar algumas dicas simples, mas que
se você adotar pelo menos umas três em suas filmagens, com certeza fará a maior
diferença no produto final. Por isso pegue sua câmera e comece a fazer pequenos
experimentos.
Segue abaixo alguns exemplos:
01 - PLANO ABERTO (“LONG SHOT”)
A câmera está distante da bailarina, de modo que
ela ocupa uma parte pequena do cenário. É um plano de AMBIENTAÇÃO.
02 - PLANO MÉDIO (“MEDIUM
SHOT”)
A câmera
está a uma distância média da bailarina, de modo que ela ocupa uma parte
considerável do ambiente, mas ainda tem espaço à sua volta. É um plano de
POSICIONAMENTO e MOVIMENTAÇÃO.
03 - PLANO FECHADO (“CLOSE-UP)
A câmera está bem próxima da bailarina, de modo
que ela ocupa quase todo o cenário, sem
deixar grandes espaços à sua volta. É um plano de INTIMIDADE e EXPRESSÃO.
04 - PLANO GERAL (PG)
Com um ângulo visual bem aberto, a câmera revela o
cenário à sua frente. A bailarina ocupa espaço muito reduzido na tela. Plano
para exteriores ou interiores de grandes proporções.
05 - PLANO DE CONJUNTO (PC)
Com um ângulo visual aberto, a câmera revela uma
parte significativa do cenário à sua frente. A bailarina ocupa um espaço
relativamente maior na tela. É possível reconhecer os rostos das pessoas mais
próximas à câmera.
06 - PLANO MÉDIO (PM)
A bailarina é enquadrada por inteiro, com um pouco
de “ar” sobre a cabeça e um pouco de “chão” sob os pés.
07 - PLANO AMERICANO (PA)
A bailarina é enquadrada do joelho para cima.
08 - MEIO PRIMEIRO PLANO (MPP)
A bailarina é enquadrada da cintura para cima.
09 - PRIMEIRO PLANO (PP)
A bailarina é enquadrada do peito para cima.
Também chamado de “CLOSE-UP, ou “CLOSE”.
10 - PRIMEIRÍSSIMO PLANO (PPP)
A bailarina é enquadrada dos ombros para cima.
Também chamado de “BIG CLOSE-UP” ou “BIG-CLOSE”.
11 - PLANO DETALHE (PD)
A câmera enquadra uma parte do rosto ou do corpo
(um olho, uma mão, um pé, etc.). Também usado para filmar detalhes, como olhos,
boca, tatuagem...
Espero que com essas dicas ajudar as bailarinas em
suas próximas filmagens.
Dança, Cena e Ação!
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Curitiba, PR