Dança Cigana na Turquia



 por Adriana Chayéra e Daniela Coimbra

Clara Sussekind
Hoje iremos falar sobre a Dança Cigana na Turquia. E é com enorme prazer que convidei a querida Daniela Coimbra (professora, bailarina, coreografa de Dança Cigana e organizadora de  eventos) para falar sobre esta vertente de Dança Cigana. A Daniela Coimbra e o Rodrigo Coimbra (grande bailarino de Dança Cigana) , mais conhecidos como Casal Coimbra, produzem juntos todo ano, uma festa lindíssima de musica e Dança Cigana, quem tiver oportunidade de ir, não irá se arrepender, e esse ano EU VOU! São dois amigos queridos e referencias no meio da dança. A festa a qual falei acontecerá no dia 06 de setembro de 2014, em Itatiba, São Paulo. Quem quiser saber mais sobre o evento, é só adicionar a Dani ou Rodrigo no face. 

Bem, voltando para nosso tema, a Dança Cigana Turca, é uma dança muito linda, que remete muito a dança do ventre pela quantidade de movimentos pélvicos e de quadris. Tive a oportunidade de fazer um workshop com uma brasileira famosíssima que desenvolve um trabalho muito bom lá mesmo, na Turquia, a Clara Sussekind (vocês devem tê-la visto na novela Salve Jorge que passou na globo)! Ela se mostrou em muitas cenas da novela global, dançando como “ a cigana “ da novela. Bem, o que posso dizer é que é uma dança que não é muito fácil não, até hoje não me atrevi a dança-la, pois difere muito da movimentação que estou acostumada a fazer com os outro estilos de dança, mas, tá no foco! Vou passar as palavras para a querida Dani, ela irá explicar melhor pra vocês sobre essa Dança Cigana Turca!  

Dança cigana Turca por  Daniela Coimbra

Casal Coimbra
Quando falamos de dança turca muitas pessoas não imaginam que os ciganos da Turquia, com sua dança e música, são os artistas mais famosos desse país. Mesmo com o enorme preconceito que sofrem da sociedade, o que os obriga a viver em guetos ou muito marginalizados nas cidades turcas, os ciganos como dançarinos e músicos são os mais aclamados e considerados os de maior talento.


Desde o nascimento as crianças já são iniciadas na música, que é passada de geração em geração. Esta é também uma forma de preservação de suas tradições e costumes, além do “ganha pão” dos ciganos, que com seu profissionalismo e técnica são contratados para entreter turistas e os não ciganos na Turquia.


A música cigana é tão forte entre os turcos, que todas as bellydance dominam a dança estilo Roman ( como é conhecida a dança cigana turca) e também o ritmo criado pelos ciganos em suas músicas, conhecida como Roman Oyun Havasi, com uma métrica própria e que se tornou identidade musical dos ciganos e que faz parte dos shows folclóricos apresentados na Turquia.


As mulheres fazem movimentos pélvicos  e movimentos com os pés com uma marcação de 9/8. Na dança é simulada o cotidiano das mulheres, com movimentos de varrer, cozinhar , lavar, secar, e mostrando o cansaço. Fazem movimentos também simulando tocar instrumentos musicais como o violino, tambor, derbake e saxofone.


Infelizmente, mesmo com esta admiração pela arte dos ciganos, que são oficialmente 500 mil na Turquia, o preconceito é muito grande, onde  lhes cabe viver totalmente segregados ou “ misturados” à sociedade em geral, visto que o governo tem demolido arbitrariamente os bairros antigos ciganos, deixando em ruínas, fazendo com que gradativamente percam lentamente as suas tradições.




Gostaram do texto? Muito bom né ? Eu adorei! Aliás, trocar informações e conhecimento é sempre muito digno e enriquecedor. Fica meus agradecimentos a Dani, por ter aceitado prontamente o convite de escrever para o Papo Gipsy. 

Um beijo! E até a próxima!



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...