Um olhar sobre o ATS® além das suas técnicas

por Nomadic Tribal
 


Em primeiro lugar, gostaríamos de expor que estamos muito felizes pelo convite para escrevermos nesta coluna! 


O blog será uma oportunidade de registrar nossas pesquisas e torcemos para que de alguma forma estimule o estudo do ATS ® (e da forma mais fiel o possível ao formato original).


A coluna ATS In Drops é um espaço aonde levantaremos questões sobre a prática da modalidade e também um lugar aonde poderemos expor nossas dúvidas sempre em busca de desenvolvimento pessoal e profissional. 


O grupo Nomadic Tribal ATS® tem como integrantes seis bailarinas de formações e modalidades distintas onde duas são certificadas no formato antigo e uma no formato novo do Fat Chance Belly Dance. 


Nosso grupo é de direção coletiva, está para completar dois anos e durante este período apresentou-se em casas noturnas, bares, feiras, parques, festivais, eventos de cunho cultural, dentro deles: Museu da casa brasileira, SESC, Centro cultural rio verde, Virada Cultural, inúmeras edições das festas Gás, Vinga venga, Ciga nos, Macumbia Buena, assim como participando de shows com musica ao vivo como: Orkestra Bandida, Mutrib, Mawaca, Ikaa, Olam ein Sof e solistas.



Em nossa primeira matéria escolhemos falar um pouco sobre Improvisação.



Mas o que é improviso? E improviso sincronizado? Quais os benefícios de sua pratica?


O que é CI (Contato improvisação)?

O contato improvisação é uma técnica de movimento criada na década de 1970 por um grupo de coreógrafos e bailarinos norte-americanos de uma companhia de dança (a Grand Union). Ligados à dança moderna, eles também tinham por base metodológica o improviso grupal.

A partir de então, a prática vem se disseminando pelo mundo todo como um trabalho corporal fisicamente conectado com a expressão e a consciência do corpo.



A Técnica de CI

A técnica consiste num trabalho em dupla, ou em grupo, de forma improvisada, mas consciente, na relação entre corpos. 

O contato-improvisação trabalha o conhecimento próprio sobre seus limites. Além disso, trabalha a relação com o outro, uma vez que funciona como um jogo silencioso (físico) de pergunta e resposta.



Improviso de Contato no ballet moderno:








O CI no ATS®



Formations and cues are the anchor of improvisational choreography.

Formações e senhas são as ancoras da dança improvisacional.

(Carolena Nericcio)



Então podemos dizer que o ATS® trata-se de improviso (sem contato e de elementos diferentes do grupo Grand Union, que tem relação direta como ballet moderno), mas sincronizado através de combos pré-determinados e senhas deixando de ser um improviso criativo.

Resumidamente, o ATS torna-se ‘engessado’, sempre dependendo do improviso da líder e suas senhas, o que torna a formação de palco do ATS®, muito importante para que o improviso possa de fato acontecer.



Improviso Fat Chance Belly Dance:






A prática e benefícios do CI

A prática constante do CI é considerada uma ferramenta de autoconhecimento e para a improvisação acontecer é necessário que os participantes estejam conectados no que está acontecendo no ambiente (na colega), e dentro de seu corpo.

É nesse momento em que, no ATS®, colocamos a prova a nossa maturidade como bailarinas e mais, como mulheres. Estamos certas de que dançar o ATS® trata-se não só apenas de absorver suas técnicas (exatas e sem nós), trata-se de recebê-lo como uma filosofia de vida.

É necessário que se tenha maturidade para aceitar o ritmo, limites, espaço e momento da sua colega de dança.

Visto que o ATS® é uma linguagem universal, saber socializar talvez seja mais importante do que o nível de conhecimento técnico em sí. Além disso, devemos aprender a ser pró-ativas liderar e nos permitir ser lideradas. O ATS ® é conexão e respeito entre as participantes e, acima de tudo, prazer em dançar juntas e é por este motivo que a modalidade tornou-se também uma forma de socializar, como uma linguagem mundial.



P.Referências: NEDER, Fernando. Contato Improvisação: origens, influências e evolução - Gens, fluências e tons. Trabalho desenvolvido para a disciplina "Evolução da Dança", UNIRIO-CLA, 2005: Rio de Janeiro



Por Dany Anjos e Raquel Coelho 


ATS in Drops
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São Paulo, SP


http://aerithtribalfusion.blogspot.com.br/2014/03/ats-in-drops-por-nomadic-tribal.html



Dany Anjos cursa ETEC de danças, estudou dança do ventre por 10 anos.
É certificada pelo formato novo do Fat Chance Belly Dance e integrante do grupo Nomadic Tribal.

http://aerithtribalfusion.blogspot.com.br/2014/03/ats-in-drops-por-nomadic-tribal.html




Raquel Coelho é diretora  do Espaço Romany em São Paulo, formada em ballet clássico em 1995, estudou dança do ventre pelo período de 15 anos e a 3 se dedica ao ATS® grupo Nomadic Tribal ATS®
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