Em primeiro lugar,
gostaríamos de expor que estamos muito felizes pelo convite para escrevermos
nesta coluna!
O blog será uma
oportunidade de registrar nossas pesquisas e torcemos para que de alguma forma estimule o estudo do ATS ® (e da forma mais fiel o possível ao formato
original).
A coluna ATS In Drops é um espaço aonde levantaremos questões sobre a prática
da modalidade e também um lugar aonde poderemos expor nossas dúvidas sempre em
busca de desenvolvimento pessoal e profissional.
O grupo Nomadic
Tribal ATS® tem como integrantes seis bailarinas de formações e modalidades
distintas onde duas são certificadas no formato antigo e uma no formato novo do
Fat Chance Belly Dance.
Nosso grupo é de direção
coletiva, está para completar dois anos e durante este período apresentou-se em
casas noturnas, bares, feiras, parques, festivais, eventos de cunho cultural,
dentro deles: Museu da casa brasileira, SESC, Centro cultural rio verde, Virada
Cultural, inúmeras edições das festas Gás, Vinga venga, Ciga nos, Macumbia
Buena, assim como participando de shows com musica ao vivo como: Orkestra
Bandida, Mutrib, Mawaca, Ikaa, Olam ein Sof e solistas.
Em nossa primeira
matéria escolhemos falar um pouco sobre Improvisação.
Mas o que é improviso? E improviso sincronizado? Quais os
benefícios de sua pratica?
O que é CI (Contato improvisação)?
O contato improvisação é uma
técnica de movimento criada na década de 1970 por um grupo de coreógrafos e
bailarinos norte-americanos de uma companhia de dança (a
Grand Union). Ligados à dança moderna, eles também tinham por base
metodológica o improviso grupal.
A partir de então,
a prática vem se disseminando pelo mundo todo como um trabalho corporal
fisicamente conectado com a expressão e a consciência do corpo.
A
Técnica de CI
A técnica consiste
num trabalho em dupla, ou em grupo, de forma improvisada, mas consciente, na
relação entre corpos.
O
contato-improvisação trabalha o conhecimento
próprio sobre seus limites. Além disso, trabalha a relação com o outro, uma vez que funciona como um jogo silencioso
(físico) de pergunta e resposta.
Improviso de
Contato no ballet moderno:
O CI no ATS®
Formations and cues
are the anchor of improvisational choreography.
Formações e senhas são as ancoras da dança improvisacional.
(Carolena Nericcio)
Então podemos dizer
que o ATS® trata-se de improviso (sem
contato e de elementos diferentes do grupo Grand Union, que tem relação
direta como ballet moderno), mas sincronizado através de combos
pré-determinados e senhas deixando de ser um improviso criativo.
Resumidamente, o
ATS torna-se ‘engessado’, sempre dependendo do improviso da líder e suas
senhas, o que torna a formação de palco do ATS®, muito importante para que o
improviso possa de fato acontecer.
Improviso Fat
Chance Belly Dance:
A prática e benefícios do CI
A prática constante
do CI é considerada uma ferramenta de autoconhecimento e para a improvisação
acontecer é necessário que os participantes estejam conectados no que está
acontecendo no ambiente (na colega), e dentro de seu corpo.
É nesse momento em
que, no ATS®, colocamos a prova a nossa maturidade como bailarinas e mais, como
mulheres. Estamos certas de
que dançar o ATS® trata-se não só apenas de absorver suas técnicas (exatas e
sem nós), trata-se de recebê-lo como uma filosofia de vida.
É necessário que se
tenha maturidade para aceitar o ritmo, limites, espaço e momento da sua colega
de dança.
Visto que o ATS® é uma
linguagem universal, saber socializar talvez seja mais importante do que o nível
de conhecimento técnico em sí. Além disso, devemos
aprender a ser pró-ativas liderar e nos permitir ser lideradas. O ATS ® é conexão e
respeito entre as participantes e, acima de tudo, prazer em dançar juntas e é
por este motivo que a modalidade tornou-se também uma forma de socializar,
como uma linguagem mundial.
P.Referências: NEDER,
Fernando. Contato Improvisação: origens, influências e evolução - Gens,
fluências e tons. Trabalho desenvolvido para a disciplina "Evolução da
Dança", UNIRIO-CLA, 2005: Rio de Janeiro
Por Dany Anjos e
Raquel Coelho
ATS in Drops
_______________________________________
São Paulo, SP
Dany Anjos cursa ETEC de danças, estudou dança do ventre por 10 anos.
É certificada pelo formato novo do Fat Chance Belly Dance e integrante
do grupo Nomadic Tribal.
Raquel Coelho é diretora do Espaço Romany em São Paulo, formada em ballet clássico em 1995, estudou dança do ventre pelo período de 15 anos e a 3 se dedica ao ATS® grupo Nomadic Tribal ATS®