[Resenhando-RJ] Encontros de Folk & Metal RJ 2013

 por Aerith




No meu primeiro post gostaria de abordar um pouco sobre os encontros do grupo Folk & Metal RJ, que surgiu no facebook.

O grupo surgiu em Janeiro de 2013 e, a cada mês, novos membros foram surgindo. Houve um momento em que tudo começou: Ivan Carvalho levantou a idéia de realizarmos encontros dos membros do grupo. Isto me pareceu interessante e tudo foi se desenvolvendo naturalmente.

Este projeto nasceu com o intuito de agregar e fortalecer a cena Folk e Folk Metal brasileira. Todo tipo de material, direta ou indiretamente relacionado com o folclore do nosso e de outros países, que venha a acrescentar ao grupo, é bem-vindo. Os principais temas envolvem a esfera do celta, medieval, viking e paganismo, seja na música, cultura, religião, e também divulgação de eventos e bandas.

Nossos encontros tem um padrão e peculiaridade: eles são sempre feitos ao ar livre, em diferente locais do estado do Rio de Janeiro, e não somente na cidade do Rio. Levantamos as idéias de locais no grupo e votamos, ou seja, a mais votada será o próximo local de encontro.Assim como a data dos encontros, que são sempre em um domingo, a cada três meses, havendo um período de descanso entre dezembro até março, cujas épocas de chuvas prejudicam a ambientação ao ar livre. Sempre fazemos pique-niques, onde cada membro traz comida e bebida. Além disso, cada um vem no intuito de se conhecer, trocar histórias, experiências e mostrar sua arte, seja dançando, cantando, tocando um instrumento musical, recitando poesias, pintando, fotografando,etc.

Alguns pontos marcantes dos encontros são com certeza a música. Desde a primeira edição contamos com nossa  ”tradicional” Roda de Confraternização de Músicos, em que cada músico do grupo toca junto  improvisando ou combinando o set list, antecipadamente, no grupo. As músicas mais tocadas são tunes irlandesas, de membros que geralmente participam das Irish Sessions Rio; Blackmore’s Night, Omnia, Eluveitie,etc.

 Então, que tal relembrarmos um pouquinho de cada encontro, não é mesmo?


O primeiro encontro foi na Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, dia 07 de abril de 2013. Já nesta primeira confraternização fiquei impressionada por terem vindo cerca de 30 pessoas do nosso estado! =D Neste encontro tivemos o apoio do Fã Clube Eluveitie Brasil, com o sorteio de um cd da banda Eluveitie, do álbum Helvetios, cuja sorteada fora Beatriz Reichert.

1º Encontro- Quinta da Boa Vista -RJ

Nosso primeiro encontro trouxe a essência folk à flor da pele, com músicos fantásticos que tocavam flautas, violões, gaita de fole, cajón, pandeiro e até um hurdy gurdy! Ao final da tarde, estávamos todos com aquele gostinho de “quero mais”, o qual alimentou nossas expectativas paras os encontros que estavam por vir. Alguns membros, incluindo a minha pessoa, fomos apreciar, à convite de Kevin Shortall e Pedro Rezende, a Session, que é realizada todo primeiro domingo de cada mês. Indico como um bom programa cultural no Rio! 

E vamos unir a cena folk carioca! ;)


Vídeos:

Bônus:

Para quem foi na Irish Session Rio no mesmo dia vai aí um vídeo, também gravado pela Liz Barros, para relembrarmos! =D



O segundo encontro foi realizado em Nova Friburgo, cidade da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. A cidade e local foram sugeridos por Helem Biar e Edson B. da Silva, sendo realizado o segundo encontro no  Parque Municipal Juarez Frotté, no dia 14 de julho A partir deste, o “formato” dos nossos encontros folks foram se delineando, espontaneamente, pelos anseios de cada membro. Daí surgiu a idéia de sempre fazermos um encontro folk na época próxima das férias (escolares/acadêmicas) de meio de ano no interior do estado, aproveitando o melhor do clima da região: o frio.


Esse foi o menor dos encontros de 2013, mas o mais aconchegante e poético, ao meu ver. Aproveitamos um cenários a favor da cena folk: friozinho, montanhas, árvores, cachoeiras, música, dança, recitação de poesias e pique-nique. A única crítica que tenho a fazer e, portanto, melhorarmos no próximo encontro da Serra é que os próprios residentes da Região Serrana também participem! A maioria que veio para o encontro era da cidade do Rio de Janeiro;apenas alguns eram de Friburgo =/ Espero que no próximo encontro de Friburgo venham mais pessoas da cidade =D

2º Encontro- Parque Municipal Juarez Frotté | Fotos de Shade Vanicore e Jaqueline Alves


Vídeos:



Nosso último encontro do ano de 2013 foi no Parque Lage, no Rio de Janeiro, no dia 10 de novembro. Este foi o maior encontro e, portanto, o mais movimentado. 


Tivemos apresentação de tribal fusion, não só minha, mas da querida amiga Lince (Fernanda Lira) de São Paulo; fizemos também um dueto de improvisação e depois uma improvisação entre as bailarinas e músicos do encontro! Nossa roda de confraternização de músicos, com novos rostos cantando e tocando. Mais pessoas se achegaram, algumas tímidas , outras mais espontâneas, porém todas sempre bem-vindas. Muita bagunça, gargalhadas, alegrias e, acima de tudo, o sentimento de estar aceito e entregue a um grupo de amigos.

3º Encontro - Parque Lage -RJ | Fotos de Clarissa Ferreira, Sheila da Silva e Jaqueline Alves


Fechamos o encontro com o Amigo Oculto do grupo. Esta também será uma atividade no último encontro do ano para os membros que queiram participar =) Uma boa forma de finalizarmos os encontros de 2013 com chave de ouro.

Amigo Oculto 2013 | Fotos de Jackie Alves



Obrigado a todos que compareceram aos nossos Encontros de 2013! Sem vocês nada disso se tornaria realidade!



Acompanhe nossos encontros:

- Grupo

www.facebook.com/groups/folkemetalrj/

- Página:

https://www.facebook.com/folkemetalrjblog

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...