Por uma causa nobre

*** Apenas uma reflexão. Não tem a ver com dança***

Hoje me deparei  pensando no meu filho e na sociedade atual. Tento sempre buscar dentro de mim uma causa humana, tentar ver o todo, ser imparcial e ver uma causa particular transposta ou comparada com outras causas particulares, com o intuito de tentar ver o que elas têm em comum; o que as levam  a agir dessa forma. E noto que  todas têm a mesma "programação", " a mesma linha de raciocínio"; se tirarmos aquela "causa" que está a frente, aquela estátua engessada, uma figura antroporformizada de uma causa ( direitos dos homossexuais, mulheres,crianças,idosos,miseráveis,etc), que nos impede de enxergar o verdadeiro sentido de todas as causas, que convergem em uma única voz  de socorro.

Muitas vezes nos deparamos com estigmas de "A humanidade está perdida", " O ser humano é um bicho ruim", etc, mas profundamente me deixo levar pelas minhas reflexões e vejo que não é  bem assim. Há luz no meio da escuridão. Há esperança dentro do impossível. Sinceramente, o que vejo na História de toda a Humanidade é a presença de oportunistas. Em toda causa, seja ela religião, luta pelos direitos dos animais, mulheres, socialismo, etc,  tem seus ideais nobres. Linda na teoria. Uma teoria elaborada por homens e mulheres! E por quê elas se tornam podres ao serem colocadas em prática?? Porque a maioria dos homens são corruptos? Se fosse assim, não haveriam legiões e mais legiões movidas pela fé, pela esperança das coisas mudarem para melhor em prol de ‘apenas’ uma causa. E todo esse mutirão de pessoas não entram nas estatísticas? Temos a mania de anular as coisas boas, quando as coisas ruins nos assolam. A maioria não é ruim, mas a maioria é ingênua e , por isso, manipulável, como são as crianças, que são ingênuas,mas sempre estão do lado daqueles que dão mais atenção às suas causas. A minoria são pessoas de más índoles, oportunistas. Aproveitam a força de uma nobre causa em apenas alcançar seus egoístas objetivos. Talvez como um parasita que se hospeda em um corpo são, o qual permite dar alimento, conforto,moradia e proteção. Mas o que o parasita faz, ao meio de nossas células, é destruí-las sem que elas percebam.Provocar  discórdias, confusão...levando a ‘causa’ para um fim distorcido do original. São os oportunistas com seus lábios eloqüentes e muitas vezes ufanistas, que levam a morte em suas guerras "sem causa”, já que a causa principal é apenas uma distração, para seus interesses  egoístas e ambiciosos.

Voltando ao ponto de partida de meu texto, deparo-me apenas que a sociedade humana foi talhada em fundamentos preconceituosos, tortuosos e egoístas. Uma minoria, contudo, com voz ativa para liderar, conseguiu impor no nosso “DNA” pré-conceitos deste tipo. Não é fácil derrubar uma Roma de pensamentos que está em pé há milênios, mas vemos que sua hegemonia está sendo derrubada. Novos modos de pensar estão ganhando força , ainda de forma tímida se comparada com tudo que deve ser mudado. Mas aos poucos vemos leis, preocupações com o meio ambiente, com os animais,com o consumidor, enfim, com vários assuntos que não tinham nem "voz" para isso. Aqueles que pensavam diferentes eram "escravos" de uma sociedade "idealizada" pela minoria oportunista da nossa Humanidade.

Vejo que um pai desprezar um filho gay é muitas vezes a mesma proporção de um pai desprezar sua filha grávida, de seu filho tímido e franzino, etc, isto é, de seu filho que “não tem o ideal” para sobreviver nesta ‘selva’;  que não tem o arquétipo para perpetuar, para passar aos seus descendentes sua "herança genética". Assim,ele não é o ideal que o "mercado"  da Humanidade quer consumir, afinal, não é lucrativo, pois não move a massa. São pais que querem seus filhos como títulos e troféus, e depositam seu reflexo neles, para que estes o superem e tragam "louros", "vitórias", "conquistas" ao seu legado. Sinceramente, tudo isso é uma guerra louca. Uma guerra que nos faz sangrar em nossos sentimentos, marcadas eternamente em nosso ser. Talvez nossa sociedade se rebele por ser órfã de um pai (=sociedade) que a despreza. Só que hoje vejo tais órfãos se unindo, se articulando por suas causas nobres. Mas vejo também os oportunistas espreitando em suas sombras para  corromperem a causa novamente,como serpentes lascivas,  ardilosas se esgueirando para abocanhar sua próxima presa.


Aerith (C.S.C)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...