[Formação no Tribal] Metodologias de Ensino

por  Ana Clara Oliveira

 Fonte: @anaclaradanca


“Para cada uma das coisas feitas, por um sujeito, há uma metodologia. [...] Para cada uma das coisas feitas, por inúmeros sujeitos, existem inúmeros modos de fazer. [...]” (HISSA, 2013, p. 125). Assim, iniciamos a coluna “Formação no Tribal” no tempo presente. O objetivo dos textos de 2022 é trazer algumas metodologias de ensino em dança através de relatos do corpo docente, intensificando os debates sobre o processo formativo. 

Em primeiro lugar, vamos entender o conceito de metodologia que hoje será apresentado a partir do pensamento do professor Cassio Hissa (2013). Tendo como base a citação acima, compreendo as metodologias de ensino como criações de docentes enquanto estes estão no processo de suas artesanias de sala de aula. As metodologias de ensino em danças são as construções de fundamentos e proposições pedagógicas que vão além da coletânea de métodos. Além disso, estão diretamente relacionadas com a organização do ensinar/aprender. 

Outro aspecto importante é a diferença básica entre metodologia e método, embora os seus significados estejam entrelaçados. Para Marina Marconi e Eva Lakatos (2019) o método é o conjunto de atividades sistemáticas e lógicas para a realização de uma técnica ou de algo. Já a metodologia, originada da palavra “método”, do Latim “methodus”, são assinaturas próprias, que atravessadas pela relação com o mundo, simbolizam o entendimento de métodos, teorias, práticas e abordagens. Neste sentido, a professora Lucia Pimentel (2014) enfatiza: “os métodos estão à disposição de tod@s, mas a metodologia é criada por cada pesquisador@ a cada proposta de investigação” (PIMENTEL, 2014, p. 20). Exclusivamente aqui a palavra pesquisadora ou pesquisador pode ser lida como docente, uma vez que a professoralidade se faz com estudos contínuos. Pronto!

Agora que assimilamos o que é metodologia, bem como, a compreensão de método pergunto: como a sua metodologia de ensino é organizada? Como desdobramento da questão, quais métodos da fusão estão presentes nessa metodologia? Qual docente você indicaria para compartilhar a metodologia de ensino? Fique à vontade para sugerir!


Abraços dançantes,


Ana Clara Oliveira.


HISSA, Cássio E. Viana. Entrenotas: compreensões de pesquisa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013. 197 p. (Humanitas).

MARCONI, Mariana de A.; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. Ed. São Paulo: Atlas, 2019.

PIMENTEL, Lúcia Gouvêa. Ensino/aprendizagem de arte e sua pesquisa. In: ROCHA, M. A.; MEDEIROS, Afonso (Org.). Belém: Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA, 2014. p. 15-24.




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Formação no Tribal

Ana Clara Oliveira (Maceió-AL) é dançarina e pesquisadora do estilo Tribal de Dança do Ventre. Professora de Dança na Escola Técnica de Artes (UFAL). Doutoranda em Artes (UFMG) onde pesquisa a formação no Tribal. Mestrado em Dança (UFBA). Diretora da Zambak Cia de Dança Tribal ...  Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >>



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