por Jossani Fernandes
Agora entraremos de fato em algumas variáveis importantes do treinamento físico que são que extrema relevância a presença em nossas aulas e treinos de dança. O primeiro, mais importante, indispensável e mais negligenciado é o AQUECIMENTO.
Um aquecimento ativo ou dinâmico consiste em movimentos de baixa intensidade que promovem o aumento da temperatura corporal, ou seja, nossos tecidos são aquecidos e o funcionamento de nosso organismo torna-se mais dinâmico, mobilizando assim, os músculos para a prática a ser realizada. Nesse sentido, o objetivo de nos aquecer antes de praticar qualquer exercício físico, como dançar, está em obter o aumento da temperatura corporal, dos nossos músculos e preparar nossos sistemas, tais como cardiovascular e pulmonar e até mesmo reduzir o risco de lesões.
Benefícios:
- Aumento
da temperatura corporal.
- Aumento
do metabolismo energético, maior demanda enérgica (gasto calórico, para quem almeja
perda de gordura).
- Aumento da elasticidade dos tecidos (ligamentos, tendões, músculos = menor risco de lesões).
- Melhoria
da função do Sistema Nervoso (importante para tarefas que demandam alta
complexidade e reações rápidas, principalmente para a dança que demanda nossa
atenção plena).
- Aumento
do recrutamento de fibras musculares.
- Aumento do débito cardíaco fluxo sanguíneo periférico (Coração bombeia mais sangue, como consequência temos maior transporte de oxigênio para os grandes grupos musculares e assim maior energia para a pratica).
Muitas vezes, repetimos padrões que que foram construídos a anos. Nessa perspectiva, o que mais vejo em muitas salas de aula são aulas com o início baseado em um simples alongamento estático, ou nós bailarinas que antes de nos apresentarmos ou fazer nossas práticas diárias, vamos com o corpo sem preparação alguma ou apenas damos aquela “esticadinha” que já se basta.
Ainda falarei sobre alongamento, mas já deixarei algo aqui sobre. O alongamento estático (aquele realizado sem movimento), reduz a atividade neural, ou seja, induz o nosso corpo ao relaxamento, além de que se estiramos nossos músculos ao seu máximo antes da prática de exercícios físicos estaremos nos expondo a perda de performance, força e ao risco de lesões. Deixo claro aqui que não é proibido alongar antes, alongar estaticamente para aquecer o corpo é questionável e se for fazê-lo, não faça em uma intensidade moderada para evitar possíveis comprometimentos (falarei mais sobre em outra coluna)!
Por
fim DICAAAS...
Existem vários tipos de aquecimento, lembrando que a intensidade sempre varia entre leve e moderada, com duração entre 3 a 10 minutos (Depende de como será a intensidade da aula do dia), o aquecimento é apenas para avisar o corpo sobre o exercício que estar por vir!
1) Aquecimento Geral:
Exercícios básicos, com estímulos aeróbios e para grandes grupos musculares.
Ex: Vocês podem dar saltinhos na sala de aula, polichinelos, subir degraus, trotes, corridas e etc.
2) Aquecimento Específico:
Exercícios que simulam a técnica que será ensinada no dia, porém em menor intensidade.
Ex:
Na aula hoje teremos “Egiptyan” e “Overshimmie” (então teremos shimmies ¾ no
aquecimento e torção de tronco).
3) Aquecimento Dinâmico:
São exercícios de alongamento dinâmico, ou seja, alongar com movimento.
Ex:
Dica De Ouro: Para as professoras o aquecimento é o cartão de visitas para as alunas e alunos participarem da aula, aqueçam todos e os motivem e aos bailarinos, façam o mesmo aqueçam, se motivem e dancem felizes com um corpo bem preparado!
Vejo você em breve...
______________________________________________________________________________
Corpo & Dança: Um olhar sob nosso Palácio Industrial
Jossani Fernandes (Belo Horizonte-MG) é professora e bailarina de danças orientais, profissional de educação física, atua na área como personal trainer e pesquisadora da área da flexibilidade, é apaixonada por anatomia e por tudo que diz respeito ao corpo humano e toda a sua complexidade. Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >>