[Passo a Passo] Treinando FCBD® Style no Isolamento

 por Natália Espinosa

Feliz Ano Novo a todos! 

2021 chegou, mas a vacina ainda não é uma realidade para nós, brasileiros. Para quem dança e ama a improvisação coordenada em grupo, especialmente quem está respeitando o isolamento e distanciamento social (obrigada!), são mais alguns meses de ansiedade e certa tristeza na espera pelo retorno das aulas e apresentações, afinal, não existe ATS®/FCBD® Style sem um grupo. No entanto, isso não significa que devamos parar de estudar, de forma alguma! Podemos e devemos continuar trabalhando nossa dança para que ela esteja afiada quando formos dançar novamente.  

Mas como estudar sem o grupo, sem as dinâmicas, sem as trocas de liderança? Tentar uma improvisação coordenada por videochamada não está fora de questão, mas pode ser muito difícil e diminuir a diversão da prática. Por isso, hoje elenquei algumas formas que considero interessantes e de sucesso para quem estuda sozinho. Uma curiosidade: muitas dessas coisas eu mesma fiz em 2010/2011/2012, quando não tinha absolutamente ninguém pra dançar comigo em Campinas e eu não queria deixar de estudar, pois tinha muita dificuldade e não podia me dar o luxo de praticar somente nas aulas. Ou seja, independente de isolamento, são técnicas que podem ajudar qualquer estudante em qualquer momento da vida! Vamos lá?


Algumas dicas de estudo, com sugestões de nível.


📍 Para nível básico:


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O mais óbvio: coloque uma música tranquila e se filme dançando e tocando. Observe como está a execução de passos e transições. Filmar é melhor do que olhar no espelho, porque o ideal é que você não se interrompa e não se acostume a ver o que está fazendo enquanto dança.

-  Demarque no chão a sua caixa de dança (pode ser com fita crepe ou com algo que delimite os cantos da caixa) e, ao treinar, busque se posicionar e executar os passos da forma mais correta em relação à caixa. Trabalhe em manter o ângulo de performance, em não perder as direções durante a execução dos movimentos, acertar as laterais e diagonais, etc.

- Estude snujs. Não somente bater os snujs, mas tocar, de fato. Faça uma playlist com músicas que considera fáceis, mais ou menos e desafiadoras, e treine. Faça o experimento de tocar essas músicas sem dançar. Outro estudo: dance e toque com metrônomo, sem a ansiedade das variações de uma música. Isso pode ajudar você a sincronizar seus passos e seu toque.

- Desafie-se a dançar o lento cada vez mais lento. Ative o modo slow motion em sua mente. É muito comum, quando somos iniciantes ou básicos, sentirmos ansiedade ao pegar a liderança no lento, e acabamos “correndo” na movimentação sem perceber. Não esqueça de se filmar, nem sempre o que percebemos no corpo corresponde ao que o público vê quando dançamos, especialmente quando estamos começando.


📍 Para nível intermediário:


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  Todas as dicas anteriores;

-  Treino de roda, dá pra fazer? SIM, e é muito importante. É até benéfico estudar a precisão do deslocamento e dos movimentos em roda sem outras pessoas, porque diminui a ansiedade e o foco fica na sua técnica. Demarque o centro da roda com algum objeto e busque se mover em torno dele mantendo sempre a mesma distância, mantendo o ângulo de performance. Estude a precisão do shimmy, cuidado para não se deslocar “caindo e subindo”, treine outros passos que você não tem o costume de fazer em roda.

- Treine o seu toque militar e o up2 down3. É, isso mesmo. Esse movimento não é muito treinado em geral, e acaba criando um pânico quando aparece. O final do toque militar também é difícil de acertar, então é importante treinar com foco em separar os snujs depois que eles se tocam nesse momento.

- Comece a treinar sua leitura musical com o mesmo afinco que treina os passos. É muito importante que a gente estude com a ideia de que ATS®/FCBD® Style é uma dança, e que cada um de nós tem a oportunidade de trazer nossa própria visão artística para a performance. É isso o que diferencia as apresentações empolgantes das monótonas! Ao dançar, cante a música com seu corpo!

- Comece também a trabalhar com estudos de caso: assista vídeos e estude dinâmicas a partir deles. Estude também as transições, as escolhas no que diz respeito à musicalidade. Assistir vídeos como pesquisa é uma forma excelente de estudar. Dance com o vídeo, faça anotações a respeito.

- Estude o trabalho de pés na movimentação e deslocamento – roda, fade, etc. Tente manter os pés mais juntos do que separados, cuidado para não esticar os joelhos, observe onde está jogando o peso.



📍 Para nível avançado:


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 Todas as anteriores;

-  Treine spins. Filme-se fazendo spins. Treine spotting, treine não “pular” enquanto faz spins.

- Mapeie dinâmicas avançadas num papel, desenhando mesmo. Desenhe o “shell game”, por exemplo. Desenhe o ASWAT em dupla. Use setas. Depois, tente fazer os deslocamentos apenas andando. Ajuda muito entender as direções sem depender de outras pessoas.

- Trabalhe na limpeza de suas senhas. Estude para ser um bom líder. Suas senhas estão precisas, estão visíveis? Filme-se dando senhas.

-  Você faz trabalho de chão (floorwork) com frequência? Maravilha, então você sabe que é importante alongar e fortalecer. Busque uma rotina de exercícios e alongamento para ajudar no seu floorwork e estude floorwork de forma constante, porém não extrema. Isso te ajudará a levar uma movimentação mais bonita e fluida para o palco, sem se machucar.

- Pense fora da caixa com snujs. Ta-ca-tá, a essa altura, é tranquilo pra você. Por que não marcar um baladi quando dançar baladi? Por que não marcar um saidi quando for dançar, por exemplo, Luxor Baladna? Por que não marcar texturas diferentes? Por que não trazer os snujs pro lento? Seja ousado!

- Você não é um robô: cada pessoa traz alguma coisa, um detalhe, um jeito de fazer determinado movimento, um detalhe no posicionamento das mãos, algo de único. Qual é o seu sabor único, você reconhece? Observe seus vídeos de apresentação ou treino! É bom reconhecer aquele toque especial que somente nós trazemos para a apresentação.


📍 Estudo teórico para todos os níveis:

- Teoria não é somente cronologia. Coloque no papel as seguintes perguntas: 

. O que é o ATS®/FCBD® Style? 

Por que ele existe? 

Qual é a diferença entre ATS®/FCBD® Style, dança do ventre e tribal fusion (ou outro nome que você prefira)? 

Por que eu gosto desse estilo de dança?


-  Entenda o ATS®/FCBD® Style a partir do figurino. 

Por que existe um dress code?

De onde vem cada elemento? 

De que forma a estética se liga à filosofia do estilo? 

Que mudanças já ocorreram?

Estude apropriação cultural. Não dá mais pra só dançar e ignorar os aspectos sociais e políticos envolvidos. Tatuagens faciais, bindi, algumas jóias que usamos... qual é o limite? Como fazer de forma respeitosa?

- Vá atrás da tradução das letras das suas músicas favoritas para dançar ATS®/FCBD® Style. Entenda de onde vieram, seu contexto.

- Quem é você nessa dança? Que músicas gosta de dançar? Você prefere clássico, moderno, dialetos? Gosta de elementos cênicos (props)? Por quê? Quais são seus tecidos e cores favoritos? Como você arruma sua cabeça? Entenda o que você ama, catalogue (em caderno, no computador, no Pinterest) sua estética favorita, acessórios, esquema de cores. Isso te ajudará na hora de montar seus figurinos, escolher onde investir seu dinheiro.

Eu poderia falar mais dez coisas para cada tópico, mas acho que, para começar, essas dicas já são o suficiente. Gostaram? Por favor, digam o que acharam e se já testaram alguns tópicos. Também vou adorar saber as dicas de estudo de vocês! 


Até a próxima!


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Passo a Passo

Natália Espinosa (Campinas-SP) é dançarina e professora de Estilo Tribal de Dança do Ventre e ATS®.Tornou-se Sister Studio FCBD® em 2013 e está cursando o programa The 8 Elements™ de Rachel Brice. Natália orienta o Amora ATS ® e participa do TiNTí, grupo profissional de ATS® composto por sua professora Mariana Quadros e por Anna Pereira. Sua grande paixão é ensinar e seu palco é a sala de aula. Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >> 


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