[Organizando a Tribo] Pensando em uma comunicação organizada

 por Isadora Oliveira

Eii bailarinx! Como está a organização da vida por ai?

Vai chegando final de ano e diferente do que estávamos acostumadxs, a correria de festival agora deu espaço para a correria de aulas, cursos e atenção exclusiva para xs alunxs. Tocando nesse assunto, como anda a comunicação com seus alunos? Cheios de grupos no WhatsApp, mensagens pelo Telegram, comunidades no Facebook e Perfis particulares no Instagram?

Principalmente nesse período extremamente digitalizado, acertar a forma de se comunicar com o seu público alvo é primordial. Investir em estratégia de comunicação digital, não trará apenas retornos positivos com a sua relação com as suas alunas e alunos, mas te aproximará da vida prática, organizada e produtiva que um profissional de qualidade precisa ter.  Então vamos pensar juntxs algumas maneiras de otimizar, organizar e facilitar a comunicação.

 

 

Sintetize informações!

Quando for abordar algum assunto importante que precisa da atenção dxs alunxs o faça de maneira rápida, visualmente agradável e direta. Aproveite os artifícios gráficos para chamar a atenção dx alunx e não para confundi-lx.

 

WhatsApp

Caso queira escrever um texto, faça pequenos parágrafos utilizando emojis como alerta e tornando em negrito as informações mais importantes (para isso, *basta colocar o texto entre marcadores*). 

  • Vantagens: Um texto bem escrito não deixa margem para erro e facilita o entendimento de quem está lendo.

  • Desvantagens: Nem sempre xs alunxs se atentam às informações escritas! Dica: crie um grupo apenas para comunicados ou faça uma lista de transmissão exclusiva.

Se preferir mandar áudios, que sejam áudios rápidos, diretos e claros. Às vezes nos distraímos e deixamos o áudio rolando, isso não é eficiente para comunicação com alunxs! Faça um mini roteiro com as informações importantes antes de enviar os áudios e se atente em abordá-las de forma explicativa além de informativa.

  • Vantagens: Áudios podem ser rápidos e eficientes, além de criar uma abertura maior para a comunicação e melhor interação com xs alunxs.

  • Desvantagens: Muitas pessoas não escutam áudios com mais de um minuto, por isso dê preferência para áudios de até 40 segundos.


Explore novas formas de se comunicar!

 

Nem sempre a informação reproduzida de forma clássica, através de um texto será a mais eficiente. Abuse de artifícios gráficos e visuais, utilizando postagens assertivas e bem elaboradas e stories fáceis, rápidos e eficientes para a sua divulgação.

Dica: organize as suas postagens de forma interligada. Abuse das ferramentas: Stories/ Publicações / IGTV’s / Reels. Pense em conteúdos diários, pílulas de informação, com qualidade e clareza informacional, uma boa média são 3-4 posts diários variando as suas formas. Existem aplicativos ótimos de programação de postagens e conteúdo (Segue lista de sugestão:https://www.apptuts.net/tutorial/android/aplicativos-agendar-postagens-no-instagram/ )

 

Instagram

Utilizar as ferramentas que o instagram possibilita, é uma boa forma de cativar e informar xs alunxs de maneira simples e fácil. Por ele, você conseguirá organizar as informações de maneira visualmente fácil e organizada.

Utilize a ferramenta de melhores amigos nos stories para dar informações importantes, lembretes e dicas. Por lá, você conseguirá também administrar quem  visualizou e medir as interações com os conteúdos que você publicar, através dos medidores de integração da plataforma.

 


 

Facebook

O facebook é uma rede que não está tão em alta como as outras no momento, mas mantê-lo atualizado é primordial para que as suas informações sejam difundidas da melhor maneira possível. Você pode conectar as postagens do Instagram através da vinculação de conta (Link do passo a passo de como fazer: https://www.facebook.com/help/instagram/176235449218188 )

Mantenha a sua página sempre cheia de informação e alimente as suas interações para ampliar cada dia mais a sua network.

 

Seja dinâmicx e certeiro!

 

Mantenha-se sempre atento e disponível! É importante você separar algumas horas da sua semana exclusivamente para: responder mensagens, alimentar suas redes, dar atenção à sua equipe e alunxs. Tenha sempre em mãos uma lista de mensagens padronizadas para as informações que são genéricas, como: horários de aula, disponibilidade do seu espaço, telefones de contato e valores tabelados, bem como as informações de cursos que você esteja promovendo.

 


 

Mensagens automáticas são uma ferramenta inteligente e muito eficiente, te trará mais tempo de resposta além de facilitar a comunicação. É possível criar mensagens automáticas no WhatsApp e no Instagram! Seguem links que irão te ajudar ; )

 

Bailarinxs, tenham uma ótima e organizada semana!

_____________________________________________________________________________

Organizando a Tribo

Isadora Oliveira (Belo Horizonte-MG) é bailarina semi-profissional, estudante e mobilizadora social. Com 19 anos de idade, graduanda em Bacharel em Direito e amante da Cultura Árabe Oriental, tem uma vasta experiência em organização grupal (apesar da idade), são aproximadamente 10 anos de trabalho e serviços sociais voluntários. É integrante da equipe VIDES Brasil (Voluntariado Internacional de Desenvolvimento e Educação Social) e está à frente da Iniciativa da Nova Geração das Danças Árabes Orientais no Brasil.  Clique aqui para ler mais posts desa coluna! >>


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...