[Resenhando-RS] Conexões - 2019 & 2020

 por Anath Nagendra

Saudações gauchescas, galera! 

Por conta do hiato que o blog teve em 2019 e da pandemia que ainda assola 2020, minhas primeiras matérias serão focadas em resumir um pouco do que rolou nestes dois anos. E aproveitando que estou pegando o canudo da querida Karine Neves aqui na coluna, resolvi abrir os trabalhos justamente com os eventos dela! Vamos lá! ;)

Em dezembro de 2019 rolou a mostra Conexões, idealizada pelo Espaço de Danças Karine Neves, e em 2020 houve a segunda edição, desta vez on-line e não-restrita ao Rio Grande do Sul! Tive o imenso prazer de ser convidada a participar de ambos, com meu grupo em 2019 e como solista em 2020. Nos dois casos, Karine demonstrou maestria na organização e direção, além da presença e atenção às convidadas e alunas.

Do espetáculo presencial, pude assistir quase todas as performances, da coxia ou da plateia. Teve solos, teve grupos, teve performances políticas, dark fusion, tribal brasil, ritualístico... ou seja, um pouquinho de todas as faces que as fusões podem nos oferecer!

Já a versão on-line, mesmo com as restrições impostas pela pandemia, não deixou a desejar. Expandindo a mostra para além do RS, tivemos a presença de vários artistas de peso do país, ainda que houvesse uma ênfase aos artistas do Sul - como Aline Pires, também colunista daqui do blog, com o Resenhando-SC, que inclusive mencionou o Conexões em seu último post!

Abaixo segue uma mini-entrevista* com Karine, pois creio ser interessante sabermos mais sobre o background dos eventos, principalmente nestes tempos de adaptação ao universo on-line. ;)

[RESENHANDO-RS] Como foi a experiência de produzir o Conexões em 2019, e qual a diferença para a edição on-line de 2020 (fora o óbvio)?

[KARINE NEVES] Conexões, em 2019, foi o primeiro show da escola, então tinha que ser muito especial. E foi, em cada detalhe! Acho que todo mundo tem noção do quanto é difícil fazer uma produção independente, e sabe que acabamos assumindo múltiplos papéis pra fazer tudo acontecer. Eu não tinha experiência com produção, mas tive o privilégio de contar com pessoas muito talentosas ajudando e apoiando o evento. Por exemplo, todos os bailarinos participantes receberam mimos produzidos pela aluna Larissa, da Tríplice Store e Danieli, da Miss D, que providenciaram um sorteio de brindes. Tivemos Nando Espinosa na arte gráfica, na fotografia e co-produção, Luhcas Registros Audiovisuais na cobertura do evento, Jayro Dance no backstage, Michele Bastos na recepção. Só gente boa! 

[KN] A ideia para este ano de 2020 era ampliar este projeto, realizando uma edição do Conexões que unisse todas as professoras de tribal da cidade e arredores, incluindo show e workshops, a exemplo do que já acontece em outras regiões. Como sabem, a pandemia adiou este plano. Decidi, então, realizar a segunda edição na forma de Show Online. E foi incrível! Tivemos o primeiro show reunindo profissionais do tribal da nossa região, contando também com a participação de convidados especialíssimos de outros estados (Kilma Farias, Marcelo Justino, Rose Monteiro e Aline Pires), levando a arte pra dentro da casa das pessoas, num momento tão delicado, em que ela mais do que nunca se fez necessária. 

Legenda: a edição on-line contou também com uma breve apresentação de cada bailarina antes da respectiva performance. ;)

 

[KN] Essa foi uma experiência totalmente diferente da anterior, mas muito gratificante também! O Nando Espinosa Fotografia mais uma vez arrasou na edição, e a estreia aconteceu sem problemas. E, por mais que já tivéssemos assistido todo o vídeo, o friozinho na barriga foi semelhante ao de uma apresentação no teatro. Além disso, foi muito legal estarmos todos comentando em tempo real as apresentações e apreciando o talento dos colegas! Tivemos uma boa contribuição do público com a nossa Vakinha virtual, que foi dividida entre os artistas. O que me chateou foi que, apesar de todos os cuidados e testes com músicas, infelizmente, passado aproximadamente um mês, o vídeo [do espetáculo inteiro] foi bloqueado pelo YouTube pelos direitos autorais. 

 

[RESENHANDO-RS] O que te motivou a se aventurar na produção de eventos?

[KN] Quanto à iniciativa de fazer um evento, foi algo que aconteceu naturalmente. O nosso espaço de danças vinha crescendo, e quando me dei conta, estava com um grupo lindo de alunas, desenvolvendo trabalhos consistentes, com personalidade. Um grupo de pessoas bastante diferentes, mas ao mesmo tempo com afinidades ideológicas, políticas, filosóficas. Senti a necessidade de reunir em um evento todos os trabalhos que vínhamos construindo. Ao mesmo tempo, decidi convidar alguns colegas especiais para abrilhantar mais ainda o nosso espetáculo. Há muito tempo tenho o sonho de ver a nossa cena da dança mais unida. Acredito que há espaço para todos, e que nos fortalecemos quando nos unimos. Desde que despertei para isso, tenho me esforçado pra contribuir, de alguma forma, para a criação da realidade que eu desejo.

 

[RESENHANDO-RS] Com a pandemia ainda sem uma perspectiva clara de controle, quais são os planos pra 2021?

[KN] Infelizmente, fica mais difícil fazer planos. Mas a intenção de realizar um evento maior, promovendo o tribal na nossa região, permanece. Enquanto isso estou aproveitando para estudar produção cultural e me qualificando melhor pra poder reunir presencialmente toda essa galera linda em breve, em grande estilo!

 

* A entrevista foi levemente editada para fins de clareza e compressão.

Segue mais alguns vídeos de ambos os eventos para vocês curtirem uma amostra! ;)


Até a próxima!


 ______________________________________________________________________________

Resenhando-RS



Anath Nagendra (Esteio-RS)
 é bailarina, professora, coreógrafa e pesquisadora de Danças Árabes, Raja Yoga e, em especial, Tribal Fusion e suas vertentes. Hibridiza sua arte e percepção com grandes doses de psicologia, espiritualidade e ocultismo. Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >>

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...