[Organizando a Tribo] Ferramentas Criativas | Painel de Inspirações

 por Sarah Raquel

Você já ouviu falar de moodboard? É nada mais que um painel de inspirações que vai te ajudar a criar visualmente uma identidade para o seu projeto. Ele é composto por imagens, vídeos e até mesmo textos que trazem a essência de forma prática, com elementos visuais, a expectativa e sensações do projeto (sendo dançante ou não).

Sabemos que o processo criativo é individual e único, que pode vir a surgir de diversos caminhos psicológicos e o moodboard tem a proposta objetiva de alimentar sua atmosfera criativa. Quantas vezes nos encontramos frustrados por não conseguir expor e desenvolver algum projeto, o moodboard é uma grande ferramenta para te auxiliar nesse momento inicial, pré-maturo.

Moodboard vai facilitar a desenvolver um projeto de forma singular. Ele é composto por cores, sensações, elementos gráficos que vão desenvolver um valor ainda maior para o projeto com um conceito criativo palpável.

Como isso ajuda na dança?

Antes, é importante entender que a criatividade é como um músculo. Sabemos que um dia indo a academia não nos torna definidos, mas indo periodicamente com paciência, desenvolvera os músculos certos. A criatividade é da mesma forma.

Sendo formada em Designer Gráfico e trabalhando na área por em torno de dez anos, descobri que era possível aplicar meus modelos mentais dentro da dança, me vi criando com muita facilidade utilizando ferramentas criativas nos quais uso dentro da minha profissão.

Moodboard se tornou uma grande aliada para desenvolver sem perder o propósito do que será apresentado, seguindo uma narrativa.

Para tornar ainda mais prático, segue o passo a passo com um exemplo fictício:


1- Definição

Ao estudar sobre e definir que a minha dança, por exemplo, será sobre o tema “Natureza”, defino em palavras-chaves. Essas palavras serão fundamentais para criar a essência para o projeto. Não há limite para as palavras, podem ser escritas no papel, bloco de notas, onde for mais confortável.

Palavras-chaves: força, integridade, vibração e energia.

2- Referências

Esse é a parte mais divertida! É o momento de pesquisar na internet imagens, vídeos e qualquer elemento visual que esteja interligado com as palavras-chaves, assim você poderá desenvolver uma identidade de forma palpável, visível, para deixar o projeto ainda mais bem claro e definido.

Exemplos: Pinterest, Google, Instagram, Youtube, etc.



3- Montagem

A montagem do painel é livre, segue algumas sugestões de como podem ser feitas:

- Photoshop ou programas similares, a partir da união de todas as referências visuais (imagens que foram selecionadas a partir da pesquisa);

- Imprimir todas as imagens e juntá-las em uma cartolina, caderno, painel ou colá-las na parede de sua casa, estúdio, etc.

- Nas redes sociais em uma pasta no Pinterest, Facebook ou deixar as imagens salvas dentro de algum álbum no seu celular ou computador.


 

Ao finalizar o moodboard e visualizando o painel de inspirações como um todo, dentro do seu processo de pesquisa e criação, será possível ter uma clareza maior do conceito e analisar alinhando com a narrativa. É nesse momento que você poderá criar uma identidade do que será necessário para dar o pontapé inicial ao projeto.

Espero que essa ferramenta seja de grande ajuda. Até a próxima!

___________________________________________________________________________

Organizando a Tribo
(Participação especial)

Sarah Raquel (Fortaleza-CE) iniciou os estudos em danças orientais com a dança do ventre em 2015 e logo se redescobriu na vertente dark fusion, para melhor se expressar dentro desse estilo buscou estudar tribal fusion e o dark fusion. Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >> 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...