[Organizando a Tribo] 7 programas de dança para você se especializar

por Melissa Souza

Com a expansão do estilo tribal de dança do ventre, muitos professores acabaram por desenvolver seus próprios programas de cursos intensivos de formação continuada para capacitarem dançarinos e professores a repassarem seus respectivos formatos de dança, metodologias de ensino e movimentos estilizados. No Brasil, por exemplo, temos o os cursos de formação continuada em Dança Tribal com Joline Andrade, Dark Fusion com Mariana Maia, Tribal Brasil com Kilma Farias e Tribal em Cena com Kelly Orianah.

Na corrida contra o tempo, aulas condensadas são muito procuradas por dançarinos e professores que desejam uma especialização rápida e eficiente, daí o sucesso de congressos e retiros de dança tribal. Neste post, destaco 7 programas oferecidos por ícones mundiais da dança tribal, para você comparar as vantagens de cada um, seja como um dançarino ambicioso ou apenas sonhador!




The 8 Elements™ por Rachel Brice



Desenvolvido por Rachel Brice, o programa The 8 Elements™ (Porland/Oregon) é formado por intensivos em multi-fases que exploram 8 conceitos-chaves que vai de ensinamentos simples a complexos com o objetivo de desmistificar o processo de dança e, desta forma, desenvolver uma prática de dança saudável.


Estes intensivos, e as atribuições entre eles, são projetados para proporcionar uma base forte, criativa e dinâmica na prática da Dança Tribal. A intenção desta abordagem centrada no processo não é ensinar um estilo de Dança do Ventre, mas sim explorar a arquitetura subjacente de estilos variados de dança, honrando suas tradições, ao mesmo tempo que encoraja a descoberta e a inovação com excelência e alegria.

Para participar é necessário pelo menos um ano de experiência em Dança do Ventre ou Tribal e proficiência em leitura, escrita e conversação em Inglês. Além disso, nas três primeiras fases há dever de casa para ser concluído antes do primeiro dia de aula.




DanceCraft ™ por Zoe Jakes


DanceCraft™ é um programa de dança desenvolvido por Zoe Jakes (USA) que tem como finalidade fornecer uma estrutura aos dançarinos para que os mesmos possam progredir e alcançar uma meta realizável através do desenvolvimento de suas habilidades de forma clara e inteligente.

O curso proporciona uma formação técnica para a expressão criativa da arte da dança, trabalhando força, flexibilidade, musicalidade, coreografia, improvisação, pensamento crítico, trabalho em equipe, história da Dança do Ventre, ensino e criação e projetos originais. É altamente recomendável que o aluno tenha pelo menos 3 anos de prática em Dança do Ventre ou participe do curso preparatório antes de ingressar no programa, caso contrário, poderá se deparar com um grande desafio e ter pouco aproveitamento da experiência.

O primeiro nível do programa contém os fundamentos do formato apresentado por Zoe Jakes, incluindo coreografia, snujs, conceito e estética do Tribal Fusion por Zoe Jakes e introdução ao formato de Jamila. Ao todo, são 36 horas de aulas, incluindo revisão opcional. O segundo nível do programa tem como finalidade aprofundar conhecimentos e dar início à criação de dinâmicas e sequências coreográficas, além de aprender a se portar como um membro numa companhia de dança. Para se inscrever neste nível é preciso ser graduado em Key of Diamonds.




Krysalis por Kami Liddle


Com lançamento programado para julho de 2018 em São Francisco, Califórnia e St Gallen, na Suiça, “Krysalis” é um programa de dança desenvolvido por Kami Liddle e tem como objetivo ajudar os participantes a se desenvolverem e aperfeiçoarem suas bases de conhecimentos, experimentarem e evoluírem como dançarinos através de quatro cursos individuais.


Como Kami explica no release do projeto, a intenção não é ensinar os dançarinos a construírem um solo, mas sim nutriz o caminho de cada um com ferramentas práticas que lhe possibilitarão criar seus respectivos repertórios de movimentos de forma autêntica. 

"Krysalis" é composto por quatro cursos:

1. Invocação: fundamentação técnica de dança do ventre de fusão contemporânea;
2.    Expansão: preparação intensiva de desempenho profissional;
3.    Concepção: laboratório de criação coreográfica;
4.  Elevação: técnica avançada de construção de repertório.
Os cursos podem ser comprados individualmente e sem nenhum requisito específico, exceto "Elevação" que requer certificação de "Invocação" para se inscrever.


Odi por Piny Orchidaceae


ODI é um programa de dança intensivo sobre o trabalho que a trupe Orchidaceae Urban Tribal desenvolve em Urban Fusion Belly Dance, lançado em 2015 e ministrado anualmente em Lisboa, Portugal.

O programa se divide em 2 semanas: a primeira semana é dedicada ao ensino das técnicas de dança com as quais a trupe trabalha, são 7 dias de treinamento entre técnica, teoria e improvisação em diferentes estilos de dança, ministrado pelos membros da Orchidaceae, sendo um ou dois professores para cada estilo abordado. Além do pacote completo de aulas, com duração média de 6 horas cada, os participantes participam dos ensaios abertos com a companhia, integrando o processo de criação, compartilhamento e prática. O último dia do ODI First Love é o primeiro dia do ODI Second Love. Ambos os grupos compartilham a experiência de MY OWN STYLE JAM.

A segunda semana tem como propósito aprofundar a pesquisa de fusão e é voltada para a criação, colocando os participantes no papel de coreógrafos, criando uma peça solo, e dançarinos, coreografados por um membro Orchidaceae.  O treinamento é realizado pela manhã e a criação no horário da tarde. O programa é encerrado com um dia de apresentações.


LINK: http://www.orchidaceaeurbantribal.com




Integrated Dance por Ashley Lopez



Neste programa, criado por Ashley Lopez, dançarinos de todos os estilos e habilidades são bem-vindos, embora seja necessária uma experiência mínima de dança de 3 anos. Usando fusion bellydance como base, o aluno desenvolverá sua própria técnica de dança, incluindo isolamentos e formatos, combinações de movimento e coreografias. Um treinamento físico rigoroso com técnicas de yoga e pilates, bem como aulas diárias de anatomia e música fazem parte do programa.

Os alunos que completarem com sucesso ambas as partes do programa intensivo, todas as tarefas de trabalho, e que passarem nos exames de ensino escrito e prático, serão professores certificados da dança integrada por Ashley Lopez. A fim de manter sua certificação, os dançarinos devem ainda completar 6 horas de educação continuada a cada ano.



One Movement por Illan Rivière



One Mevement é um programa intensivo para desenvolvimento de metodologia de dança criado por Illan Rivière cujo propósito é conectar estudantes e dançarinos ao movimento presente dentro e fora de seus corpos, conservando o estado atual de presença, desenvolvendo a consciência sensível, a consciência espacial e nutrindo o vocabulário de dança criar e interpretar, respeitando os limites, ouvindo a própria personalidade e o desafio do tema proposto para se tornar mais forte, mais flexível e para obter uma melhor organização da gravidade, maior amplitude e graça para os movimentos.

Todas as atividades têm início com um condicionamento físico para aquecer, esticar e apresentar o corpo ao movimento, abrindo os sentidos. Através de exercícios, explorações de conceitos especialmente concebidos para este método, os alunos são levados a trabalhar suas respectivas sensibilidades, criatividade, capacidade de receber informações e de se adaptar para comunicar com movimentos.

A primeira parte é fechada com teoria, explicação da metodologia, conselhos, respostas a perguntas e com a adição de exercícios complementares, abrindo os tópicos com uma visão holística do movimento humano. Depois de explorar por si mesmo novas percepções, compreensão e uso de novas ferramentas para abordar a própria dança, a segunda parte do dia se concentra na técnica de Neo Tribal Fusion, com sequências de dança mais complexas, aplicando os conceitos previamente explorados, com a finalidade de nutrir o vocabulário de dança, desenvolver a técnica, amplitude e agilidade para compreender melhor esta maneira de ver, pensar, sentir, mover, evoluir e dançar.

LINK: https://www.illanriviere.com/copie-de-travels



Bellydance Cohesion por April Rose

Dividido em 3 estágios, cada um com a opção equivalente de realizar o treinamento para professores à parte, o programa Bellydance Cohesion de April Rose tem como propósito levar os dançarinos a explorarem uma abordagem coesiva de Dança do Ventre, com aulas teóricas, práticas e técnicas ricas em estudo musical e referências históricas.



Cada estágio de desenvolvimento termina com uma avaliação em sala de aula. O objetivo é que cada indivíduo acompanhe seu progresso e receba um feedback. O desempenho do participante na avaliação não afetará sua capacidade de se inscrever no próximo estágio, desde que tenha concluído a totalidade do estágio anterior.

O treinamento de professores, disponível a cada estágio, termina com um exame de certificação em duas partes, avaliando a prática de instrução do estágio correspondente e o desempenho na avaliação final dada no final do estágio correspondente. Os participantes devem passar no exame de certificação em sala de aula a fim de obter sua certificação de ensino Bellydance Cohesion e se inscrever na próxima etapa do treinamento de professores, garantindo, desta forma, um estudo contínuo.




LINK: https://www.bellydancecohesion.com



Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Muito bacana!!! Você poderia falar sobre os cursos técnicos da escola Shiva Nataraj e os cursos das brasileiras joline kilma e kelly.bjoo valeu!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...