[Venenum Saltationes] Desvendando: Karchata!

por Hölle Carogne


Neste capítulo do Desvendando, a bailarina gaúcha Michelle Loeffler nos conta como surgiu este trabalho tão suave, mas ao mesmo tempo tão intenso. Venha conhecer esta coreografia linda e cheia de dualidade!  



Venenum Saltationes: Quando e como surgiu a vontade de criar este trabalho coreográfico?
Michelle Loeffler: No meio deste ano, depois de interpretar papéis tenebrosos (Entremundos e fotografias artísticas), precisei buscar em mim a calmaria. Mas acontece que não estou tão calma como gostaria.


Venenum Saltationes: Do que se trata este trabalho? Qual o assunto abordado?
Michelle Loeffler: Trata-se da necessidade de aprender uma nova forma expressiva, através de momentos tempestuosos que vivi. Não pensei em assunto específico, apenas deixei meu corpo falar. E quando pude parar para escutar, percebi que instintivamente busquei uma música que continha esse conflito que assombra.



Venenum Saltationes: Existe alguma linguagem oculta por trás deste trabalho?
Michelle Loeffler: Como disse, não pensei em nada, mas depois comecei a perceber que parecia que eu “desenhava”, sem querer os 4 elementos, um em cada refrão da música. Ar, com o sopro, terra com o círculo no chão, água com as ondulações e por fim o fogo ascendente que cresce e expande mais para o fim da música.



Venenum Saltationes: Com quem este trabalho tenta se comunicar? E o que ele quer dizer?
Michelle Loeffler: Essa é a parte difícil de falar. Ela é tão calma, tranquila, mas carrega uma tempestade silenciosa. Na verdade sou eu mesma contando para mim sobre meus conflitos.



Venenum Saltationes: Comente sobre os processos de criação desta coreografia.

Michelle Loeffler: Como todas, sempre parte de uma necessidade expressiva, ou seja, algo que estou sentindo e preciso “vomitar”. A música é o segundo passo que materializa em primeira instância o sentimento. Logo deixei o corpo andar pela melodia. Só por fim, estudei as marcações e tentei colocar em prática a junção de um movimento ao outro, que dá a sensação de fluidez, como estudados em aula. Foi um aprendizado em prática.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...