por Hölle Carogne
Neste capítulo do Desvendando, a bailarina gaúcha Michelle Loeffler nos conta como surgiu este trabalho tão suave, mas ao mesmo tempo tão intenso. Venha conhecer esta coreografia linda e cheia de dualidade!
Venenum Saltationes: Quando e como surgiu
a vontade de criar este trabalho coreográfico?
Michelle Loeffler: No meio deste ano,
depois de interpretar papéis tenebrosos (Entremundos e fotografias artísticas),
precisei buscar em mim a calmaria. Mas acontece que não estou tão calma como
gostaria.
Venenum Saltationes: Do que se trata este
trabalho? Qual o assunto abordado?
Michelle Loeffler: Trata-se da
necessidade de aprender uma nova forma expressiva, através de momentos
tempestuosos que vivi. Não pensei em assunto específico, apenas deixei meu
corpo falar. E quando pude parar para escutar, percebi que instintivamente
busquei uma música que continha esse conflito que assombra.
Venenum Saltationes: Existe alguma
linguagem oculta por trás deste trabalho?
Michelle Loeffler: Como disse, não pensei
em nada, mas depois comecei a perceber que parecia que eu “desenhava”, sem
querer os 4 elementos, um em cada refrão da música. Ar, com o sopro, terra com
o círculo no chão, água com as ondulações e por fim o fogo ascendente que
cresce e expande mais para o fim da música.
Venenum Saltationes: Com quem este
trabalho tenta se comunicar? E o que ele quer dizer?
Michelle Loeffler: Essa é a parte difícil
de falar. Ela é tão calma, tranquila, mas carrega uma tempestade silenciosa. Na
verdade sou eu mesma contando para mim sobre meus conflitos.
Venenum Saltationes: Comente sobre os
processos de criação desta coreografia.
Michelle Loeffler: Como todas, sempre
parte de uma necessidade expressiva, ou seja, algo que estou sentindo e preciso
“vomitar”. A música é o segundo passo que materializa em primeira instância o
sentimento. Logo deixei o corpo andar pela melodia. Só por fim, estudei as
marcações e tentei colocar em prática a junção de um movimento ao outro, que dá
a sensação de fluidez, como estudados em aula. Foi um aprendizado em prática.