[Estilo Tribal de Ser] Segusha (Saye Gosha)

por Annamaria Marques

Olá pessoal! 

            Prontos para desvendar mais um acessório Tribal?



Este acessório tem sido usado recentemente por muitas na dança Tribal, principalmente no ATS® por seu charme exótico e porque, vocês hão de concordar, não há nada melhor do que ter muitas franjas para chacoalhar e evidenciar ainda mais o movimento dos quadris!

Saye Gosha são bordados tradicionais do Usbequistão e norte do Afeganistão feitos pelos grupos étnicos Lakai e Kungrat, tecidos com franjas, são decorações muito usadas em yurts – tenda tradicional dos pastores mongóis e outros povos - e casas na Ásia Central.



Os desenhos do bordado exibem o talento, riqueza e identidade cultural das mulheres que os fazem e incluem símbolos de suas ascendências e afiliações tribais. Podem ser compostos apenas pelo bordado no tecido ou ter agregadas franjas e franjas de tassels e além de serem usados como decoração, muitas vezes eram usados para fazer as bolsas onde os nômades carregavam toda sorte de utensílios. No fim do artigo vou deixar um link para quem se interessar em conhecer o significado dos símbolos dos bordados Lakai.





Usados para embelezar os lares, são colocados junto a outros tecidos, pendurados em paredes e sobre portas. No Ocidente, também são colocados sobre sofás ou mantidos como peças de coleção.
           
Dançarinos tribais usam esta peça em formatos e tamanhos variados, como xale nos ombros ou quadris ou como franjas para cintos dando um toque de movimento e cor aos figurinos.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Khongirad

http://sanat.orexca.com/2012/2012-3/the-forgotten-tribe-of-lakai-the-magical-world-of-steppe-allusions-the-history-of-lakai-embroidery/






Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...