[Organizando a Tribo] Planejando...Confraternizações!

por Melissa Souza

Zaman Tribal | Foto por Ana Harff


As confraternizações são eventos internos que tem como objetivo reunir pessoas com interesses em comum numa relação mais intimista, criando oportunidades, principalmente, de desenvolver amizades. A seguir, fiz uma lista com as dúvidas mais frequentes de quem deseja organizar este tipo de evento!

Quem pode organizar?

Na maioria dos casos, são organizadas por escolas para aproximar professores e alunos; por companhias, em favor de uma comemoração ou algo do tipo; e por professores, para marcar a transição de um período ou avaliar o desempenho dos alunos. Mas nada impede que sejam organizadas pelos próprios alunos!

Confraternização só acontece em sala de aula?

Existem os que preferem seguir a tradição, todavia muitos organizadores estão inovando e marcando encontros ao ar livre, numa casa cultural, em restaurantes e bares, entre outras possibilidades.

Posso convidar todo mundo?

Por se tratar de um evento mais intimista, o ideal é que fique somente entre os alunos/professores e amigos/familiares mais próximos dos participantes, mas a lista de convidados pode variar de acordo com o objetivo do seu evento.

O que pode ser apresentado na mostra de dança?

As exigências ficam por conta do organizador, pode-se fazer algo livre, ou delimitar um tema para estimular a criatividade dos participantes. Esta é uma grande oportunidade do aluno desenvolver sua própria coreografia e ter suas primeiras experiências com customização de traje, entre outros aspectos, sendo muito útil para trabalhar a desibinição antes de dançarem num evento aberto ao público.

Pago ou Gratuito?

Quando o evento é dentro da escola e tem convidados de fora, é comum que se cobre um valor simbólico, ideal para cobrir os gastos e arrecadar algo para a escola. Mas há também a ideia de se fazer um evento beneficente para contribuir diretamente com alguma instituição local.

Tem que ter comida?

Conforme a duração do evento, um coffe breack talvez seja necessário. Se o evento é gratuito, cada aluno pode trazer um prato ou uma bebida. Quando é cobrado, os comes e bebes podem ser encomendados. Caso o encontro seja ao ar livre, você pode fazer um piquenique! E nada mais criativo que usar um espaço gourmet, uma pizzaria, um restaurante ou um barzinho, assim os gastos com comida ficam inteiramente por conta dos convidados.

Devo contratar fotografia e filmagem?

Todos querem registrar este momento! E, apesar da quantidade de câmeras de celulares em ação, é sempre bom pensar na contratação de um fotógrafo profissional se você quiser fotos de qualidade. Solicite a contribuição dos alunos, pois dividindo o valor não pesará no bolso de ninguém. Se forem gravar as apresentações e publicá-las na web, é bom que todos estejam cientes.

Qual o melhor momento para organizar uma confraternização?

Meses como julho, dezembro e janeiro são os preferidos das escolas, para encerrarem um período antes dos alunos saírem de férias, afinal, as confraternizações são eventos próprios para marcar transições. Há também quem utilize datas comemorativas para organizar eventos simbólicos, como o aniversário da escola, ou datas oportunas para fazer eventos temáticos, como por exemplo, as estações do ano.

Que nome eu dou para meu evento?

É comum que o evento leve o nome da escola, ou que tenha algo a ver com o local, se for feito num espaço alternativo, como “Hafla da Escola Tal”, “Noite Tal”, “Tribal no Local”. Quando a festa tem uma data específica, pode ter nomes como “Sarau de Inverno/Outono/etc” ou “Especial de Final de Ano/Dia de/etc”. E se a comemoração for fora de época, você pode pensar num tema para o evento e então, criar um título a partir deste tema, como “Taverna”, “Tarot” e etc.

Inspire-se!


Inspiração é diferente de cópia. Você pode se basear em produções das quais gosta para produzir seu evento, mas nunca faça tudo igual, afinal, seu evento precisa desenvolver a própria identidade!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...