[Resenhando - PR] I Encontro de Folk & Metal PR

por Aerith


No dia 26 de julho,aconteceu o I Encontro de Folk & Metal PR, no Parque Barigui, em Curitiba-PR, realizado por mim, Aerith, e meu marido, Semihazah.

Os Encontros começaram em 2013 no estado do Rio de Janeiro. Realizamos cinco edições, três na capital ,e duas em Nova Friburgo, cidade em que morávamos( para ler as resenhas das edições anteriores, clique aqui.). Contudo, no início de 2015, viemos morar em Curitiba.

Os Encontros sempre nos propuseram um momento especial de confraternização entre pessoas com gostos em comum. Estes eram momentos que nos desligavam da realidade opressiva do cotidiano. Eu e meu marido buscávamos conhecer melhor a cena folk e de folk metal da região. Então decidimos realizar os Encontros por aqui também.



Em 2015, em conjunto com os encontros de São Paulo, organizado por João Neto e apoio de Niha Carteña, e os do Rio de Janeiro,sob coordenação de Jackie Alves, criamos o Aliança Folk & Metal BR. A Aliança tem o objetivo de unir a cena folk nacional. Desta forma, os encontros que estão sob a coordenação da Aliança procuram realizá-los em uma mesma data, com o intuito de transmitir o sentimento de união para aqueles que participando dos Encontros em estados distintos. A cada encontro, é escolhida a música tema dos Encontros, que será tocada pela Roda de Músicos dos encontros envolvidos. Ao término destes, estaremos copilando os vídeos dos encontros tornando-o apenas um, como se fosse um único encontro. A música tema dos Encontros de Inverno de 2015 foi "John Ryan's Polka" .

Eis que lançamos a idéia do Encontro em Curitiba e tivemos uma surpresa muito agradável que superou totalmente nossas expectativas!

O Encontro começaria ao meio-dia, contudo, as primeiras pessoas começaram a chegar por volta de 12:30h. Quando começaram a surgir os primeiros escudo e espadas, sabíamos que era o pessoal do encontro.

Em conjunto com os primeiros que chegaram, escolhemos um local entre os dois restaurantes do parque, entre as árvores. O ambiente já dava uma sensação totalmente folk.


Stonehenge Empório de Jonas Zaduski 

Contamos com a presença inicial de Jonas Zaduski com sua marca Stonehenge Empório, que trouxera escudos, espadas, hidromel (seco, suave e licoroso), que esgotaram durante o encontro; entre outros itens artesanais.

Outro expositor que veio prestigiar o encontro com seus acessórios e vestuário fora o Luna's Yard, de Giovana Mathos.

Luna's Yard de Giovana Mathos


Seguindo a nossa programação, aguardamos chegar mais pessoas para começar a palestra sobre  o tema: "Introdução sobre o Asatrú - conhecendo a religião" com Lucas Ribeiro, líder e godhi do kindred Asatrú Valkoinen Susia

Lucas Ribeiro e Gabriel Bueno - Asatrú Valkoinen Susia


Os músicos do Jornada Ancestral e Gaiteiros de Lume começaram a nos arrepiar com a Roda de Confraternização de Músicos. Na roda tínhamos o som de violinos, violão, gaitas de fole, acordeon e tambor. A música nos permitia transcender naquele momento de êxtase. O som da gaita de fole ecoava pelo parque,chamando a atenção de admiradores.

Roda de Confraternização de Músicos


Por volta das 15:30h os primeiros guerreiros começaram a surgir. Aproximava-se a grande batalha! Primeiramente, tivemos uma palestra sobre combate vikings com os líderes dos clãs Fólkvangr Skjaldborg. Após a explicação, tivemos uma demonstração de parede de escudo e, posteriormente, combates em duplas. Nesse momento o encontro foi tomado por uma multidão de pessoas, tanto por pessoas que vieram para o Encontro quanto curiosos.

Combate viking com os clãs Fólkvangr e  Skjaldborg | Foto de  Estela Z.


Após um breve intervalo, começamos o Duelo Folk, atividade do Encontro entre músicos e bailarinas. Não se trata de um duelo propriamente dito, em que um artista demonstre maior habilidade do que o outro. Na verdade, esta atividade tem o objetivo de unir mais o pessoal, interagindo diferentes artes em uma única linguagem.

Eu e a bailarina Bety Damballah,  precursora da dança tribal no Paraná e uma das primeiras bailarinas do Brasil, estivemos participando do Duelo Folk. A Bety veio prestigiar o evento tocando snujs e dançando tribal. Foi muito divertido!!

Aerith e Bety Damballah


No final, o crepúsculo lembrava-nos que era  chegada a hora de no despedirmos daquele dia especial. Infelizmente, muitos já tinham ido embora quando formos tirar a foto geral com todos que participaram. Contudo, contando as pessoas nas fotos, estima-se que mais de 70 pessoas tenham participado deste primeiro encontro.

Recebemos um feedback muito positivo e já estamos planejando o próximo encontro no final do ano!  Acompanhe nosso grupo para saber informações sobre os próximos encontros.

Se você participou do primeiro encontro,  não deixe de registrar sua opinião através do nosso formulário (clique aqui), pois, somente assim, saberemos o quê e como melhorar, tornando-o mais abrangente.

Foto de Estela Z













- Agradecimentos a todos que participaram do encontro:



- Resenha realizada pelo Culture World (SC):


Algumas fotos por Estela Z:
























Vídeos (playlist):



Informações:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...