by Stereo Vision Photography |
Este mês temos a entrevista com a bailarina internacional April Rose (EUA) como convidada especial do blog. April estará vindo este ano pela primeira vez ao país no evento Gothla Brasil. Nesta entrevista iremos conhecer mais sobre sua trajetória com a dança tribal. Vamos conferir?
BLOG: Conte-nos sobre sua trajetória na dança do ventre/tribal;como tudo começou para você? | Tell us about your career in belly dance / tribal and how it all started for you?
Comecei a
estudar o estilo dança do ventre de American Cabaret em 1999 quando eu tinha 11
anos, em Sacramento, Califórnia, com meu primeiro professor Daleela Morad. Numa idade
jovem, eu estava inspirada para começar as aulas com a minha mãe e irmã depois
que vi a companhia de Suhaila Salimpour se apresentar no Renaissance Festival. Em 2004, quando eu tinha 16 anos, comecei a dançar estilo de
fusão e ITS com Amy Sigil de UNMATA em Sacramento, depois que eu vi sua dança
em um show local.
Quando eu
tinha 18 anos, me mudei para Los Angeles para cursar a Universidade da
Califórnia em Los Angeles, onde eu ganhei minha pós em Dança, da qual o foco
principal era a dança clássica indiana, ballet, moderno e hip hop. Fora da
escola, eu ensinava dança do ventre à noite e dançei internacionalmente com
UNMATA. Enquanto ainda completava a
minha educação na UCLA fui contratada pela Bellydance Superstars e começei a
excursionar com eles por 2 anos. Depois que meus passeios com Bellydance Superstars
terminaram, voltei a UCLA para ganhar meu mestrado em Cultura, Performance e
Dança. Durante esse tempo eu tive o prazer de viajar para ensinar e aprender
com muitos excelentes professores em vários estilos de dança do ventre em todo
o mundo.
Depois de
ganhar o meu mestrado em 2012, me mudei para Austin, Texas onde eu vivo
atualmente e tenho uma escola de dança: Rose Movement Studio. Tenho sido uma
dançarina de dança do ventre por um total de 16 anos sem quebras
significativas. Comecei a dançar profissionalmente em restaurantes e para
festas privadas quando eu tinha 15 anos; comecei a excursionar para ensinar e
dançar em festivais aos 18 anos; ingressei no Bellydance Superstars aos 21
anos; e aos 25, eu abri minha própria escola de dança. Agora eu tenho 27 anos e
minha vida é totalmente dedicada a dança do ventre.
by CedarBough Saeji |
At
18 years old I moved to Los Angeles to attend University of California Los Angeles,
where I earned a bachelor’s degree in Dance, studying mainly classical Indian
dance, ballet, modern, and hip hop. Outside of school I taught bellydance in
the evenings and performed internationally with UNMATA. While I attended
college at UCLA I was hired by Bellydance Superstars and began touring with
them for 2 years. After my tours with Bellydance
Superstars ended I returned to UCLA to earn my master’s Degree in Culture,
Performance, and Dance. During that time I had the pleasure of traveling to
teach and learn from many excellent teachers in various styles of bellydance
all over the world.
After
earning my MA degree in 2012 I moved to Austin, Texas where I presently live
and run a dance school: Rose Movement Studio.
Altogether I have been bellydancing for 16 years with no significant
breaks. I began dancing professionally in restaurants and for private parties
when I was 15, started touring to teach and perform at festivals when I was 18,
joined Bellydance Superstars when I was 21, and at 25 I opened my own dance
school. Now I am 27 and my life is
arranged entirely around bellydance.
BLOG: Quais foram as professoras que mais
marcaram no seu aprendizado e por quê? | Who
were the teachers that made the greatest impact on you and why?
Tive a honra
de ter aulas com muitas das melhores instrutoras de dança do ventre do mundo e todas
elas tiveram um impacto em minha dança e compreensão da forma. As duas pessoas
mais influentes para mim são Amy Sigil e Farida Fahmy. Amy me ensinou sobre a
tomada de riscos criativos, cultivando grupos fortes, ensinando no
formato "work - craft - drill" , e dizendo palavras de inspiração para
as pessoas ao meu redor. Ela é minha principal mentora. Farida Fahmy, com quem
eu tive o prazer de estudar na Itália, me ensinou sobre a beleza da
simplicidade, dando atenção a postura, levando o corpo sem esforço, e me deu
introspecção na dinâmica mais tipicamente egípcia por trás da técnica de dança
do ventre.
I
have had the honor to take classes with many of the world’s top bellydance
instructors and they have all made an impression on my dancing and
understanding of the form. The two most
influential people for me are Amy Sigil and Farida Fahmy. Amy taught me about
taking creative risks, cultivating strong groups, teaching in the
work-craft-drill format, and saying inspiring words to the people around
me. She is my main mentor. Farida Fahmy, who I had the pleasure of
studying with in Italy, taught me about the beauty of simplicity, arriving late
to a posture, carrying my body with effortlessness, and gave me insight into
the more typically Egyptian dynamic behind bellydance technique.
BLOG: Além da dança tribal você já fez ou
faz mais algum tipo de dança? Há quanto tempo? | Aside
from Tribal, what other forms of dance have you trained in or experimented with
and for how long?
Estudei
Bharata Natyam, Odissi e Kathak na universidade e vivi na Índia por algum
tempo. Também estudei ballet, moderno e hip hop na universidade. Eu estudei
essas formas de dança adicionais (fora da dança do ventre) por aproximadamente
5 anos. Eu também tive o prazer de estudar em uma capacidade mais limitada:
Oeste Africano, house (tipo de dança relacionada com música eletrônica), dança
clássica japonesa, contato improvisação, butoh, técnicas de liberação,
Rajasthani e dança folclórica Punjabi. Tenho praticado yoga desde a infância,
minha mãe é professora de yoga e diretora de um estúdio de yoga.
I studied Bharata Natyam,
Odissi, & Kathak in college and lived in India for some time. I also studied ballet, modern, and hip hop in
college. I studied these non-bellydance
forms for about 5 years. I have also had
the pleasure to study in a more limited sense: West African, house, Javanese
classical dance, contact improv, butoh, release techniques, and Rajasthani and
Punjabi folk dance. I have practiced
yoga since childhood, my mother is a yoga teacher and yoga studio director.
BLOG: Quais foram suas primeiras
inspirações? Quais suas atuais inspirações? | What
were your early inspirations? What are your current inspirations?
Eu estava muito
inspirada pela dança clássica indiana quando eu tinha 18-22 anos de idade.
Desde então, tenho mergulhado mais profundamente na história e técnica da
dança do ventre voltando ao meu amor pela dança do ventre, especialmente as
repetições egípcias sem esforço. Eu sou inspirada pela história de nossa forma
de arte e pela idéia de fazer danças significativas usando dança do ventre.
I was very inspired by
classical Indian dance when I was 18-22 years old. Since then I have delved deeper into
bellydance history and technique and have returned to my love for bellydance,
especially it’s effortless Egyptian iterations.
I am inspired by the history of our form and by the idea of making
meaningful dances using bellydance technique.
BLOG: O quê a dança acrescentou em sua vida? | In
which, aspects would you say dance has added to your life?
A dança me
conectou ao meu corpo, me deu um canal expressivo e me abençoou com muitas
amigas próximas.
Dance has connected me to
my body, given me an expressive outlet, and blessed me with many close female
relationships.
by Michael Kozlov |
BLOG: O quê você mais aprecia nesta arte? | What
do you appreciate most about this art form?
Eu aprecio a
comunidade que circunda dança do ventre e a livre sensação de
empoderamento que nos dá para dançar a dança do ventre. Eu aprecio que
esta dança tem evoluído, inovando continuamente e aguentando apesar dos
mal-entendidos que a sociedade tem sobre essa forma de dança.
I appreciate the community
that gathers around bellydance and the empowered, free feeling it gives many of
us to dance bellydance technique. I appreciate that this dance has evolved,
innovated, and endured despite society’s misunderstandings about it.
BLOG: O quê prejudica a dança do ventre e
como melhorar essa situação? Você acha que o tribal está livre disso? | What
prejudices or influences do you feel are (or have been) affecting belly dance
as a whole and what do you feel could be done to remedy or improve the
situation? Do you feel the Tribal community has been affected by similar
influences and/or prejudices or has it remained unaffected?
Praticantes de
dança do ventre de todos os gêneros têm frequentemente uma falta de compreensão
histórica da forma e têm uma tendência a aderir a uma narrativa orientalista
falsa sobre as origens da evolução da dança do ventre. As palavras que usamos para descrever
diferentes estilos de dança do ventre, como o "Oriental" e
"Tribal", são problemáticas e, portanto, não são respeitadas pela
comunidade acadêmica de dança.
Além disso, frequentemente, os dançarinos que
vêm da dança do ventre através da fusão não se preocupam com a aprendizagem dos
ritmos árabes e instrumentação que são essenciais para a forma. Acho que
devemos educar-nos na história e na música que acompanha a dança do ventre e
todos estaríamos mais informados para fazer escolhas criativas interessantes.
Bellydance practitioners of
all genres often lack a historical understanding of the form and often
subscribe to a false Orientalist narrative about the dance’s origins and
evolution. The words we use to describe
different bellydance styles, like “Oriental” and “Tribal,” are problematic and therefore
not respected by the academic dance community.
In addition, dancers who come to bellydance through fusion often do not
concern themselves with learning the Arabic rhythms and instrumentation that
are essential to the form. I think we
should educate ourselves in the history and music that accompanies bellydance
and we would all be more informed to make interesting creative choices.
by Nei Mad Photographies |
BLOG: Você já sofreu preconceitos na dança
do ventre ou no tribal ? Como foi isso? | Have
you suffered any preconceptions in belly dance or tribal? If so, what were they
are how did you deal with it?
Algumas
pessoas assumem que a dança do ventre tem um identificável ponto de
origem: que isso é uma prática antiga relacionada com o nascimento da criança e
sociedades dominadas pelo sexo feminino pré-islâmico-cristãs. Algumas pessoas assumem que a dança do ventre
é praticada hoje só por mulheres brancas de classe média, imitando a idéia de
uma exótica personagem feminina oriental. Outros supõem que a dança do ventre é
uma dança cortesã, executada por prostitutas para patronos. Muitas audiências têm noções preconcebidas
sobre dança do ventre e, infelizmente, praticantes freqüentemente abusam e
sublinham estes pressupostos com suas apresentações. Nossa arma mais eficaz
contra esses mal interpretados tipos de simplificação de nossa dança é
educar-nos, os dançarinos, sobre as histórias complexas de nossa forma de arte.
Some people assume that
bellydance has an identifiable point of origin: that it is an ancient practice
related to childbirth and pre-Islamo-Christian female-dominated societies. Some
people assume that bellydance is only practiced today by middle-class white
women, imitating their idea of an Eastern exotic female character. Others
assume that bellydance is a courtesan dance, performed by female prostitutes
for male patrons.
Many audiences have
preconceived notions about bellydance, and unfortunately practitioners often exploit
and underscore these assumptions with their performances. Our greatest weapon against these
oversimplifications of our dance is to educate ourselves, the dancers, about
the complex histories of our form.
by Clint Marien |
Piercings e
tatuagens não são mais consideradas como transgressivas, eles são vistos como
símbolos da moda, o mesmo que bolsas de grife ou cabelos coloridos. Tudo é uma
declaração de moda. Algumas pessoas são atraídas para a moda
"alternativa" mais do que de moda convencional, mas tudo é uma
estética que se alinha com uma certa seita da sociedade em que vivemos. Muitas
dançarinas do ventre tendem a ser pagãs, bruxas, iogues, xamãs da nova era ,
budista, vegetarianos, etc. Eu acho que os humanos na sociedade moderna se
sentem desconectados, isolados, deprimidos, oprimidos, irritados, vazios, e
estamos buscando significado em nossas vidas. Dança do ventre, estética
"alternativos", sistemas espirituais da nova era e estilos de vida
não-convencionais tendem a elogiar um ao outro, porque eles são todos um
sistema com a agenda para a criação de significado que nos trazem paz
momentânea na nossa angústia existencial
Piercings and tattoos are
not transgressive anymore, they are trendy signifiers just like a designer handbags
or highlighted permed hair. It’s all a
fashion statement. Some people are drawn
to “alternative” fashion more than conventional fashion but it is all an aesthetic
that aligns you with a certain sect of the society that we live in. Many bellydancers tend to be pagan, witches,
yogis, new-age shamans, Buddhist, vegetarians, etc. I think humans in modern society feel
disconnected, isolated, depressed, overwhelmed, angry, empty, and we are
searching for meaning in our lives.
Bellydance, “alternative” aesthetics, new-age spiritual systems, and
non-mainstream lifestyles tend to go together because they are all
meaning-making systems that bring us momentary peace in our existential angst.
BLOG: Qual importância da prática do Yoga
para a dança? | How
important do you think the practice of Yoga is to one's dance regimen?
Yoga asana é
muito útil na formação e integração do corpo, mente e espírito. A dança é yoga:
a meditação é o controle da mente, asana e dança são o controle do corpo.
Existem muitas outras maneiras de treinar o corpo que são úteis: balé, pilates,
pólo-fitness, jogging. Não ha um único sistema de treinamento que é melhor para
cada dançarino. Mas yoga definitivamente não prejudicará seu progresso de
dança!
Yoga asana is very helpful
in training and integrating the body, mind, and spirit. Dance is yoga: meditation is control of the
mind, asana and dance are control of the body.
There are many other ways to train the body that are helpful: ballet,
pilates, pole-fitness, jogging. No one
training system is best for every dancer.
But yoga will definitely not harm your dance progress!
by Stevie Mckinley |
Quando sou
entrevistada, eu respondo as perguntas que eu sou perguntada. Eu realmente não
determino o conteúdo. Sempre que possível, eu tento não fazer declarações
generalizadas que envolvem "sempre" e "nunca". Tento me
lembrar que há exceções para cada tabu e que nenhum julgamento pode ser
derivado sem o contexto para cada caso individual. Eu tento não ofender ou
isolar as pessoas com as minhas opiniões, mas eu também tento incentivar
dançarinas do ventre para desenvolver mais nossa sistema de ética com respeito
à apropriação cultural, a concorrência, etc.
When I am interviewed I
answer the questions I’m asked, I don’t really determine the content. As much as possible I try not to make blanket
statements that involve “always” and “never”. I try to remember that there are
exceptions to every taboo and that no judgments can be made without the context
for each individual case. I try not to
offend or isolate people with my opinions but I also try to encourage
bellydancers to further develop our system of ethics around cultural
appropriation, competition, etc.
BLOG: Em 2010, você tornou-se novo membro do Bellydance Superstars (BDSS). Como surgiu a oportunidade de fazer parte do BDSS? Como foi sua contribuição para a companhia
como bailarina do corpo principal e como foi a experiência de conhecer
diferentes partes do mundo através da linguagem da dança do ventre? Em quais espetáculos podemos encontrar suas
performances? Algum
momento especial ou curiosidade? |
In 2010, you became a new member of the BDSS. How did that opportunity come your way? What was it like to contribute your work as a principal dancer to the company and what was your experience like getting to know different parts of the world through the language of belly dance? In which BDSS shows can we see your performances? Was there a moment in particular that is special to you?
In 2010, you became a new member of the BDSS. How did that opportunity come your way? What was it like to contribute your work as a principal dancer to the company and what was your experience like getting to know different parts of the world through the language of belly dance? In which BDSS shows can we see your performances? Was there a moment in particular that is special to you?
Uma das
dançarinas de BDSS, Stefanya, me viu praticando com a minha companhia de dança
em Los Angeles em 2009. Ela disse a Miles Copeland que ela conheceu uma
dançarina talentosa de Tribal Fusion com uma estética de dança indiana que vive
em Los Angeles (estávamos trabalhando em um dança de Bollywood Fusion naquele
tempo). Miles me chamou para uma entrevista e audição e me pediu para se
afiliar a companhia. Eles precisavam de
dançarinas com treinamento em dança clássica indiana, com disponibilidade
imediata para partir para uma turnê de um ano.
Eu levei algum tempo fora da
escola e viajei para dois shows diferentes com BDSS: Bombay Bellywood (que está
no DVD) e The Magic of Dance. Eu não contribui coreograficamente ou
criativamente para o show. Eu era estritamente uma dançarina. Dancei
coreografias que foram criadas e ensinadas a mim por Kami Liddle, Moria
Chappell e Sabrina Fox. Eu amei ser
"apenas uma dançarina" sem responsabilidades de direção ou
organização. Eu era simplesmente a menina nova fazendo o que me foi dito e isso
foi muito libertador e maravilhoso. Fiz amizades genuínas e aprendi muito sobre
o profissionalismo no figurino, maquiagem e iluminação.
Uma vez nós visitamos as Cataratas do
Niágara e todos ficamos sob um arco-íris duplo lindo. Uma outra vez alugamos um quarto de karaoke em Tóquio
e cantamos com toda força. Essas são boas lembranças.
One of the BDSS dancers,
Stefanya, saw me rehearsing with my dance company in LA in 2009. She told Miles Copeland that she had met a
talented tribal fusion dancer with an Indian dance aesthetic who lives in LA
(we were working on a Bollywood fusion dance at that time). Miles called me in for an interview and
audition and asked me to join the company.
They were in need of dancers who had been trained in Indian classical
dance, who could pick up and leave for a year-long tour. I took some time off school and toured 2
different shows with BDSS: Bombay Bellywood (which is on DVD) and The Magic of
Dance. I did not contribute
choreographically or creatively to the show.
I was a dancer only. I performed dances that Kami Liddle, Moria
Chappell, and Sabrina Fox had made and taught me. I loved getting to “just be a dancer” with no
directorial or organizational responsibilities. I was simply the new girl doing
as I was told and it was very freeing and wonderful. I made good friends and learned a lot about
professionalism in costuming, make-up, and lighting. One time we stopped at Niagara Falls and we
all stood under a beautiful double rainbow. Another time we rented a karaoke
room in Tokyo and sang our silly little hearts out. Those are good memories.
BLOG: Como surgiu The
Nautch Project? Conte-nos
um pouco mais sobre este projeto. | How
did you become part of The Nautch Project? Tell us a bit more about this
project.
The Nautch Project | by Weather Vane Images |
The Nautch
Project foi a primeira companhia de dança sob minha direção, feito de meus
alunos em Los Angeles 2008-2010. Nós executamos minhas coreografias e ITS em
festivais de dança locais e shows baseados em Los Angeles. Éramos todos muito bons
amigos e eu continuo a refletir sobre aqueles momentos com carinho. Eu ainda
vejo as dançarinas às vezes e juntas fizemos algumas adoráveis memórias. O
projeto se desfez quando eu mudei de Los Angeles para Austin, Texas.
The Nautch Project was the
first dance company under my direction, made of my students in Los Angeles from
2008-2010. We performed my choreographies
and ITS at local dance festivals and LA-based shows. We were all very good
friends and I still think fondly on them often.
I see the dancers out and about still and we have made some lovely
memories together. The project disbanded
when I moved from LA to Austin, TX.
BLOG: Conte-nos como surgiu seu grupo Rose Movement, a etimologia da palavra,
seus integrantes, qual estilo marcante do mesmo e se ele sofreu alguma mudança
estrutural ou de estilo desde quando foi criado até agora. |
How
did the Rose Movement come about? The etymology of the word, the studio, the
group members, the signature style and if it (the ITS style you teach)
underwent any structural or stylistic changes since it's creation until now.
Rose Movement Studio | by Vance Strickland |
Rose Movement
Studio é o meu estúdio de dança em Austin, Texas. É onde eu dou aulas semanais
e programas intensivos. No Rose eu ensino os níveis de dança do ventre 1-3
(clássico e estilo fusion) e formato UNMATA Estilo Tribal Improvisacional
níveis 1 - 4. No estúdio eu dirijo uma
companhia de dança aprendiz chamado "Wild Vine" e uma companhia
semi-profissional chamado "Perennial Dance Company ". As duas desempenham as minhas coreografias e
ITS em Austin. Nós nos divertimos muito juntos!
Às vezes, quando estou dirigindo um grupo de dança com outros dançarinas profissionais, chamo o conjunto "Rose Movement", mas que é um nome baseado em projeto, não uma companhia de dança com os membros fixos. Eu escolhi o nome "Rose Movement Studio" porque tem uma origem de plantas e lembra as pessoas do meu nome, April Rose. Eu escolhi "Movimento" em vez de "Dance", porque oferecemos também aulas de yoga, qigong, e outros movimentos de artes não-dança. Além disso, o nome não foi tomado ainda, que é muito surpreendente. Você pode ver mais informações em www.rosemovement.com
Às vezes, quando estou dirigindo um grupo de dança com outros dançarinas profissionais, chamo o conjunto "Rose Movement", mas que é um nome baseado em projeto, não uma companhia de dança com os membros fixos. Eu escolhi o nome "Rose Movement Studio" porque tem uma origem de plantas e lembra as pessoas do meu nome, April Rose. Eu escolhi "Movimento" em vez de "Dance", porque oferecemos também aulas de yoga, qigong, e outros movimentos de artes não-dança. Além disso, o nome não foi tomado ainda, que é muito surpreendente. Você pode ver mais informações em www.rosemovement.com
Rose Movement Studio is my
dance studio in Austin, Texas. It is
where I teach weekly classes and intensive programs. At the Rose I teach Bellydance levels 1-3
(classic and fusion styling) and UNMATA format Improvisational Tribal Style
levels 1-4. At the studio I direct an
apprentice company called “Wild Vine” and a semi-professional company called
“Perennial Bellydance Company.” They
both perform my choreographies and ITS in Austin. We have a ton of fun together!
Sometimes when I am
directing group dances with other professional dancers I will call the ensemble
“Rose Movement” but that is a project-based name, not a dance company with
fixed members. I chose the name Rose
Movement Studio because it is plant-based and reminds people of my name, April
Rose. I chose “Movement” instead of
“Dance” because we also offer classes in yoga, qigong, and other non-dance
movement arts. Also the name wasn’t taken yet, which is very surprising.
You can see more info at
www.rosemovement.com
BLOG:
Em 2012, você participou de uma
web-série, com o curta “Another Good Morning”.
Conte-nos um pouco sobre esse projeto.
In
2012, you participated in a web-series, with the short "Another Good
Morning". Tell us a bit about this project.
"Another
Good Morning " é um projeto de dança-para-a-câmera que eu fiz com o meu
marido, Reed Burnam, que também filmou e escreveu a partitura. Nós fizemos isso
para um projeto que um estudante de graduação da UCLA e meu colega começou a
chamada "Dances Made to Order", que é uma série mensal de dança
baseado na web de onde o público decide o que os artistas vão criar. Itens conceituais que tivemos que incluir em
nossa submissão foram: "Esconder / Revelar" "Uma canção na
repetição" e "Um mapa (de um lugar real ou imaginario)".
Vocês podem
ver o filme aqui:
“Another Good Morning” is a
dance-for-the-camera project that I did with my husband, Reed Burnam, who
scored and shot the film. We did it for
a project that a UCLA graduate student cohort of mine started called “Dances
Made to Order” --a monthly, web-based dance series where the audience decides
what the artists will create.
Conceptual items we had to include in our
submission were: "Hide/Reveal"
"A song on repeat" and "A map (of a real or imagined place).
"
Continua na Parte 2 (em breve)
Continued in Part 2 (soon)
Tradução/ Tanslation: Raphaella Peting