Jamille Berbare

Sobre a Autora:
Jamille Berbare é Educadora Física formada pela UNESP - Rio Claro, e Professora de Tribal Fusion. Integrante da Cia. Shaman Tribal como bailarina intérprete criadora. Especializa-se constantemente com bailarinas internacionais importantes na cena tribal atual. Ministra aulas priorizando o estilo Tribal Fusion com ênfase no preparo físico, independência e filosofia do estilo. 

Academicamente estudou sobre Tribal Fusion, produzindo seu Trabalho de Conclusão de Curso - BERBARE, J. O corpo entre “concertos” e “consertos”: um estudo sobre a dança tribal. 2013. 90 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado – Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, Rio Claro, 2013. 

Sua formação na dança, se iniciou no ano de 2000, com Dança do Ventre e Hip Hop, e sua real paixão aflorou no seu primeiro curso de Tribal com Sharon Kihara em 2005. Desde então, anualmente faz cursos com nomes importantes do Tribal Fusion. 

 Aprendeu sobre o estilo com as seguintes professoras: 

  • Nacionais: Mariana Quadros, Kilma Farias, Paula Braz, Cibelle Souza, Bia Vasconcellos, Bella Saffe, Karina Leiro, Rebeca Pineiro, Guigo Alves, Gabriela Miranda,  Shaide Halim, Carlos Clark, Nanda Nalja, Nadja El Balady, Carol Schavarovsk.
  • Internacionais: Ariellah Aflafo, Mardi Love, Jill Parker, Lady Fred,  Morgana, Rachel Brice, Samantha Emanuel, Heather Stants, Tjarda van Straten, Mira Betz, Sharon Kihara, Moria Chappell, Petit Jamila.

    Possui formação básica em ATS®, através de cursos com a Sister Studio Mariana Quadros.

      Jamille se dedica para difundir Arte através do Tribal Fusion.




Ficha da Publicação:
Título:O corpo entre "concertos" e "consertos": um estudo sobre a dança tribal
Autor(a):  Jamile Berbare
Ano de publicação: 2013
 Instituição Educacional:  UNESP - Campus Rio Claro
 Área de Atuação: Educação Física
Cidade: Rio Claro
Estado: São Paulo
Referência bibliográfica:
 BERBARE, J. O corpo entre “concertos” e “consertos”: um estudo sobre a dança tribal. 2013. 90 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado – Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, Rio Claro, 2013.


Resumo:
Estudamos as relações entre os processos de subjetivação e a vida na  cidade  contemporânea  a  partir  da  análise  da  experiência  de  um  grupo  de dançarinos  que  praticam  a  dança  tribal  em  Rio  Claro.  Descrevemos  a  experiência de uma prática desta  modalidade de dança para demarcarmos os aspectos  estudados  na  perspectiva  de  compreender  se  esta  forma  de manifestação cultural e artística contribui para a “invenção de si” (dos sujeitos), observando  aqueles  que  vivem  em  meio  a  contextos  urbanos.  Identificamos marcas de elementos “disruptivos” que denotam possibilidades de resistência aos dispositivos de achatamento da vida imposto pelas condições materiais de sobrevivência  na  cidade.  Conferimos  o  quanto  a  dança  contribui  para  os processos  de  subjetivação  na  perspectiva  da  produção  de  uma  estética  da existência. Utilizamos a obra de José Gil, “Movimento total: o corpo e a dança” como  referência  nuclear  para  compor  as  categorias  de  análise  de  nossa experiência.. Identificamos na dança tribal os aspectos que  estão relacionados com a dinâmica do desejo e com a potência de criação na vida dos sujeitos aí envolvidos. O corpo entre “concertos” e “consertos” expressa a luta da potência de criação na “escultura de si” contra os dispositivos de poder que atuam em sua interdição.



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