por Melinda James
Diferente da Dança do Ventre, o Folclore Árabe é ainda muito pouco divulgado no mundo todo, porém, é impossível estudar Dança Oriental e não se encantar com as Danças Regionais. Vou até mais fundo nisso: é impossível estudar e conhecer realmente Dança do Ventre sem estudar folclore.
E qual o motivo disso?
A Dança do Ventre que estudamos é uma dança muito jovem, uma dança que nasceu no século passado com a abertura dos cabarés no Egito e foi divulgada pelos meios de comunicação que ganhavam o mundo (cinemas, teatros, rádios). Antes disso, existiam, sim, as danças regionais, folclóricas ou populares que, de forma pura, traduziam a cultura do povo.
A Dança do
Ventre atual evoluiu das danças folclóricas regionais, teve influência do balé (que
entrou com toda a força no Egito no século passado) e se utilizou de intercâmbio
cultural agregando movimentos de danças de outras partes do mundo. Por isto, ao
estudar o folclore árabe, a estudante de Dança do Ventre passa a compreender de
forma mais clara a origem dos passos e suas aplicações.
As Danças Folclóricas são danças muito antigas que
estão diretamente ligadas ao cotidiano do povo árabe, geralmente são passadas
de pais para filhos com muita naturalidade. Para estudar
folclore árabe você tem que conhecer o clima, os temperos, a vegetação, o dia a dia de cada povo e de cada região, para entender, assim, o surgimento das gingas
e dos movimentos essenciais de cada estilo. As músicas
também são distintas e são a expressão artística mais pura do povo, traduzindo
em seus ritmos quentes e em seus instrumentos rústicos, os sentimentos que as
palavras não conseguem traduzir.
O que se
entende como “danças folclóricas árabes” aqui no Brasil tem um conceito
equivocado, pois com a mesma nomenclatura encontramos : “Danças
Folclóricas” de fato, “Danças Populares” e “Dança Teatro”.
A Dança para
ser folclórica “deve fazer parte da tradição e do rito do povo” e segue uma série de critérios estipulados por
estudiosos, como exemplo: tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade, aceitação
coletiva, anonimato da criação, entre outros.
As Danças
populares são aquelas que estão presentes no dia a dia do povo por um
determinado tempo e que vão mudando ou até sumindo de acordo com os
acontecimentos; são sujeitas a modismos
por não terem todos os critérios exigentes para se tornarem folclóricas. Elas
surgem muitas vezes inpiradas em um artista específico da moda e assim como
qualquer manifestação artística, mudam de acordo com o tempo. Uma dança popular não traz problemas ao
estudante de Dança Oriental no momento que o estudante aprenda a respeitar os
conceitos temporais e esteja atualizado para entender as mudanças constantes do
povo, caso o contrário, o estudo de danças populares poderá seguir uma linha
equivocada.
Dança Teatro são danças que se inspiram em características populares e
folclóricas mas são desenvolvidas em função da licença poética de seu autor.
Elas não precisam ser fiéis aos dados reais e podem ser construídas de forma
atemporal, pois estão influenciadas pela fantasia e criatividade de quem as cria. Utilizada pelos principais corpos de
baile egípcios.
As danças teatro, por terem uma força da
mídia, muitas vezes são as que chegam mais rápido nas mãos dos estudantes; e
por ter um trabalho coreográfico focado no encantamento, beleza e fantasia, conquistaram o mundo.
No momento que o estudante não consegue
separar a identidade artística do autor do folclore aplicado ou do povo que
inspirou o trabalho artístico, este estudo pode ser levado a um trabalho
equivocado, não pelos grandes autores, que são grandes mestres e sempre foram
muito claros dentro do objetivo de suas criações, mas sim pelo entendimento de
alguns estudantes que tem acesso ao material. Os estudantes passam a entender a
identidade artística e manifestação pessoal dos autores como o folclore em
questão e isso é um dos grandes problemas para o estudo da dança folclórica
hoje.
Isolar a identidade artística de seu
professor do folclore em questão é necessário para o seu crescimento e
entendimento.
Como fazer isso?
Estudar folclore na fonte é a melhor
forma, sair das metrópoles do país em questão e ir aos cantos onde se encontram as minorias étnicas.
Se isso não for possível, fazer muitas aulas do mesmo tema com bons professores
locais, desta forma você irá conseguir isolar o que estava presente em todos eles e isso será a raiz mais pura folclórica dentro de sua pesquisa.
Muito interessante,eu particularmente nao sabia que a danca do ventre, veio depois da danca folclorica .muito bom,obrigada por compartilhar um pouco de seus conhecimentos......
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