Olá a todos!
De uns tempos para cá as caveiras mexicanas vêm se expandindo pelas diversas parte do mundo, seja na forma de ritual, festa, artes plásticas, tatuagens, pinturas,comidas e também na dança! Sim, mais ou menos de 2011 para cá vemos diversas bailarinas de dança tribal aderindo às caveirinhas, como Kami Liddle, Ariellah, Ela Rogers, Kristine Adams e Rachel Brice.
Em novembro de 2012 o blogger recebeu uma nova cara em homenagem as caveirinhas mexicanas e a identificação pelas mesmas de nossas tribaldancers.E tudo isso se deve a inspiração que minha irmã, Patrícia Sonoda, teve fazendo "mascote" atual do blogger. Aliás, foi muita coincidência, eu vi o desenho dela e decidi fazer o template inspirado no desenho dela.
Assim, o post de hoje é sobre as catrinas da dança tribal ;) Espero que gostem!
Dia de los Muertos, Day of the Dead ou Dia dos Mortos é a data comemorativa do México, que se iniciou com os povos acenstrais dessa região, como Maias e Astecas, para celebrar os mortos. A festa começa dia 31 de outubro(coincidentemente com o Halloween...) e vai até dia 02 de novembro( coincidindo com o feriado de Finados, no Brasil).Esse ritual de passagem no México tinha também associação com a deusa Mictecacíhuatl, ou Dama da Morte, que atualmente teve sua imagem associada a figura humorística de La Catrina, uma senhora-esqueleto da alta sociedade do início do século XX, criada por José Guadalupe Posada.
Misteriosamente diversas cultural de diferentes partes do mundo realizam rituais de passagem entre a vida e a morte, como uma forma de honrar o mesmo e conduzi-lo à vida eterna. Um exemplo disso é o caso dos gregos que consideravam que o morto deveria ter uma cerimônia, um enterro digno, pois se não a alma da pessoa ficaria vagando.E muitas dessas culturas pelo mundo a fora também possuem uma data comemorativa para celebração dos mortos.
Agora alguns vídeos das nossas bailarinas internacionais a la catrinas:
Rachel Brice:
Vídeo curtinho e o primeiro que vi com essa temática:
Este também é muito legal, onde Rachel Brice interpreta nada mais que a Morte com sua foice(eu adoro esse vídeo que é a terceira vez que posto no blog hahaha xD)
ATS com Kristine Adams:
Skeleton Dance - Beats Antique:
Para encerrar a seção internacional temos as performers do Beats Antique. Repare a decoração das máscaras de caveiras =)
Aliás, a banda tem um álbum bônus intitulado como Dia de Los Muertos (Day of the Dead) para baixar gratuitamente no site deles(pelo menos tinha há um tempo atrás):
Mas quem não conhece, essa dancinha faz parte de um desenho da Disney antigo (que eu não sou tão velha assim, e já assisti ele quando criança):
Catrinas no Brasil:
A primeira vez que tive conhecimento da figura da caveira mexicana foi em um post antigo da Mariáh Voltaire (ou foi com o primeiro vídeo da Rachel acima...nem sei agora rsrs xD). Aliás, a Mariáh e a trupe Damballah anualmente, próximo ao Dia dos Mortos, usam essa temática em seus haflas.
Trupe Damballah, Bety e Mariáh Voltaire(PR):
OBS: Primeiro de tudo: olha o capricho da Mariáh nos flyers dos Haflas! *.*
Mariáh Voltaire:
Hafla II |
Bety Damballah:
Hafla II |
Mais fotos e vídeo dos Haflas...
Hafla V por Aline Elena |
Hafla II |
Hafla V |
Sara Félix (PR):
Samile Dias & Trupe Caleidoscópio(BA):
Ana Lua (SP):
Fotografia de Maurice Pirotte |
Ana Lua & Anna Pereira(SP):
Vlax & Carol Schavarosk (RJ):
Coreografia de Carol Schavarosk Figurino por Aisha Hadarah |
Aline Muhana & Tribo Mozuna (RJ):
Para finalizar o post...quem já percebeu que a tattoo da Gabriela Miranda (SP) é de caveira mexicana? =P
Obrigada pelo post! Ficou incrível!!!
ResponderExcluirRealmente é uma festa muito legal e com a cara da dança tribal!Agora virou lei! Todo ano o Damballah fará essa festa!
Puxa, acabamos de fazer a 2ªedição e ainda não tive tempo de editar os vídeos! Teve até tribalescas dançando Opa Gang Style vestidas de Catrinas... kkkk
Rsrs, deve ter sido tido de bom!! Quando tiver o vídeo do Hafla V me manda que atualizo aqui ;)
Excluir