Catrinas do Tribal


Olá a todos!

De uns tempos para cá as caveiras mexicanas vêm se expandindo pelas diversas parte do mundo, seja na forma de ritual, festa, artes plásticas, tatuagens, pinturas,comidas e também na dança! Sim, mais ou menos de 2011 para cá vemos diversas bailarinas de dança tribal aderindo às caveirinhas, como Kami Liddle, Ariellah, Ela Rogers, Kristine Adams e Rachel Brice.

Em novembro de 2012 o blogger recebeu uma nova cara em homenagem as caveirinhas mexicanas e a identificação pelas mesmas de nossas tribaldancers.E tudo isso se deve a inspiração que minha irmã, Patrícia Sonoda, teve fazendo "mascote" atual do blogger. Aliás, foi muita coincidência, eu vi o desenho dela e decidi fazer o template inspirado no desenho dela.


Assim, o post de hoje é sobre as catrinas da dança tribal ;) Espero que gostem!

Dia de los Muertos, Day of the Dead ou Dia dos Mortos é a data comemorativa do México, que se iniciou com os povos acenstrais dessa região, como Maias e Astecas, para celebrar os mortos. A festa começa dia 31 de outubro(coincidentemente com o Halloween...) e vai até dia 02 de novembro( coincidindo com o feriado de Finados, no Brasil).Esse ritual de passagem no México tinha também associação com a deusa Mictecacíhuatl, ou Dama da Morte, que atualmente teve sua imagem associada a figura humorística de La Catrina, uma senhora-esqueleto da alta sociedade do início do século XX, criada por José Guadalupe Posada.

Misteriosamente diversas cultural de diferentes partes do mundo realizam rituais de passagem entre a vida e a morte, como uma forma de honrar o mesmo e conduzi-lo à vida eterna. Um exemplo disso é o caso dos gregos que consideravam que o morto deveria ter uma cerimônia, um enterro digno, pois se não a alma da pessoa ficaria vagando.E muitas dessas culturas pelo mundo a fora também possuem uma data comemorativa para celebração dos mortos.

Agora alguns vídeos das nossas bailarinas internacionais  a la catrinas:

Rachel Brice:

Vídeo curtinho e o primeiro que vi com essa temática:


Este também é muito legal, onde Rachel Brice interpreta nada mais que a Morte com sua foice(eu adoro esse vídeo que é a terceira vez que posto no blog hahaha xD)


ATS com Kristine Adams:


Skeleton Dance - Beats Antique:

Para encerrar a seção internacional temos as performers do Beats Antique. Repare a decoração das máscaras de caveiras =) 


Aliás, a banda tem um álbum bônus intitulado como Dia de Los Muertos (Day of the Dead) para baixar gratuitamente no site deles(pelo menos tinha há um tempo atrás):


Mas quem não conhece, essa dancinha faz parte de um  desenho da Disney antigo (que eu não sou tão velha assim, e já assisti ele quando criança):


Catrinas no Brasil:

A primeira vez que tive conhecimento da figura da caveira mexicana foi em um post antigo da Mariáh Voltaire (ou foi com o primeiro vídeo da Rachel acima...nem sei agora rsrs xD). Aliás, a Mariáh e a trupe Damballah anualmente, próximo ao Dia dos Mortos, usam essa temática em seus haflas.

Trupe Damballah, Bety e Mariáh Voltaire(PR):

OBS: Primeiro de tudo: olha o capricho da Mariáh nos flyers dos Haflas! *.*




Mariáh Voltaire:

Hafla II


Bety Damballah:

Hafla II


Mais fotos e vídeo dos Haflas...

Hafla V por Aline Elena

Hafla II

Hafla V


Sara Félix (PR):



Samile Dias & Trupe Caleidoscópio(BA):



Ana Lua (SP):

Fotografia de Maurice Pirotte


Ana Lua & Anna Pereira(SP):



Vlax & Carol Schavarosk (RJ):

Coreografia de Carol Schavarosk
Figurino por Aisha Hadarah


Aline Muhana & Tribo Mozuna (RJ):




Para finalizar o post...quem já percebeu que a tattoo da Gabriela Miranda (SP) é de caveira mexicana? =P

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Obrigada pelo post! Ficou incrível!!!
    Realmente é uma festa muito legal e com a cara da dança tribal!Agora virou lei! Todo ano o Damballah fará essa festa!

    Puxa, acabamos de fazer a 2ªedição e ainda não tive tempo de editar os vídeos! Teve até tribalescas dançando Opa Gang Style vestidas de Catrinas... kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs, deve ter sido tido de bom!! Quando tiver o vídeo do Hafla V me manda que atualizo aqui ;)

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...