[Estilo Tribal de Ser] Figurinos pelo mundo - Parte 2

por Annamaria Marques 

Olá pessoal!


Desta vez para nossa viagem pelo universo das fusões eu trouxe a referência da artista japonesa Natsumi Suzuki


Ela é dançarina, coreógrafa e diretora, nascida em Tóquio ,(Japão) e atualmente mora em São Francisco (Estados Unidos) e tem um trabalho incrível e requintado, repleto da influência da sua cultura, fazendo um belo exemplo de trabalho de Asia Fusion, como ela mesma chama.



Tribal Asia Fusion é o nome do estilo desenvolvido por ela. Ele junta vários estilos de dança que ela estudou com movimentos de danças folclóricas japonesas. Além disso, utiliza gestos mímicos japoneses do formato tradicional de contação de histórias. 


Na coreografia abaixo, Garota que se transforma em ave, além da dança, ela utiliza uma técnica vocal com a qual imita o canto da ave na qual a garota se transforma. Segundo a bailarina, esses animais aparecem com recorrência em histórias e folclores antigos e este recurso é usado pelos contadores de histórias para ilustrar e enriquecer a performance.





No vídeo abaixo ela trabalha tanto os movimentos de leque quanto a máscara do teatro Noh (possivelmente a Onnamen ou máscara de mulher, ou ainda a Komote ou a mulher bela e calma).




As máscaras no teatro Noh são feitas geralmente em madeira e representam emoções e personagens específicos da história sendo contada. Existem máscaras para representar as emoções e idades das personagens femininas, masculinas, monstros e heróis.


Um detalhe maravilhoso sobre elas é que são construídas de forma que mudanças no ângulo do do ator também mostram emoções diferentes devido às mudanças na iluminação que elas recebem.


Natsumi Suzuki com a Máscara Kitsune: a entidade raposa




Mais um vídeo com figurinos japonês:





Mais referências:

https://japanobjects.com/features/japanese-masks


https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Kitsune


https://historyplex.com/japanese-masks-meanings/amp


https://kimurakami.com/blogs/japan-blog/traditional-japanese-mask#:~:text=JAPANESE%20THEATER%20MASK%20MEANING&text=No%20masks%20are%20used%20for,were%20also%20played%20by%20men


Site:

http://natsumisuzuki.com/


___________________________________________________________________________

Estilo Tribal de Ser



Annamaria Marques (Belo Horizonte-MG)
 é bailarina, professora, produtora do festival Tribal Core, dona do atelier InFusion e diretora da Trupe Andurá de ATS® e da Tribo Dannan de Tribal Fusion de Minas Gerais.Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >> 


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...