[Organizando a Tribo] Primeiros Passos no caminho da Organização

 por Isadora Oliveira

Foi 2020 começar e de repente, você se torna mãe, empresária, professora, bailarina e dona de casa sem sair do quarto! Tenho certeza que depois de mais de seis meses de isolamento social você já se organizou de forma a se adaptar ao “novo normal”, mas será que está indo pelo caminho mais produtivo e eficiente? Ou já deu para ter alguns momentos de desespero sem saber por onde começar?  É hora de pensar em todos os detalhes, da ponta do marketing da sua imagem até a retomada na organização de grandes eventos. Vem comigo que vamos desenvolver ao longo dos posts na coluna uma trilha de como se manter na linha da organização e eficiência.

Foi no período da quarentena que as redes sociais tomaram proporção e um espaço nunca antes imaginado, pelo menos não tão rapidamente. Assim, se você ainda não usou esse período para alimentar as suas redes e criar canais de comunicação, está na hora! Dominar as ferramentas digitais é o primeiro passo para auto empreender-se e o marketing pessoal é fundamental nesse momento.

A ideia de inovar com a criação de conteúdos não precisa ser inicialmente desesperadora! 


Comece pensando:

  •          Qual é a minha especialidade?
  •          Como eu gostaria de consumir essa informação?
  •          O que eu gosto de ver/assistir e em quais formatos?
  •          Quem pode compartilhar essas ideias comigo?


Pensar quem é o seu público alvo é talvez, a maneira mais genérica, porém eficiente, de começar produzindo um conteúdo de qualidade. Você não pode querer vender o que não gostaria de comprar, por isso, crie conteúdos direcionados e assertivos. Assim, se precisar de ideias para desenvolver do zero algum conteúdo, comece colocando no papel o que você pode e quer produzir. Utilizar mapas-mentais para organizar as ideias é um ótimo primeiro passo.

Arte: Juliana Polastri


Não sabe como fazer um mapa mental? 
Conheça a técnica  de mapa mental que ajuda a organizar ideias em estruturas de mapeamento para projetos e planejamentos  https://www.voxeldigital.com.br/blog/mapa-mental-aprenda-como-fazer/

 

Agora que já sabe como e o que vai produzir de conteúdo, é importante programá-lo. Aqui começam as preciosas dicas para quem já tem a primeira etapa planejada, mas não consegue colocar em prática!

Talvez, organização e eficiência administrativa não sejam os principais focos dxs bailarinxs e profissionais da arte, mas se é você quem desenvolve os conteúdos e planeja os eventos e aulas que atua, o compromisso administrativo deve existir com excelência. Por isso, vamos tornar prático e um tanto quanto didático as formas de se organizar.

  •          Tabelas e cronogramas de horários
  •          Aplicativos de organização
  •          Alarmes e lembretes
  •          Agenda digital

A vida só passa a ser fácil quando as dificuldades estão sobre o nosso controle, por isso coloque-as na agenda. Tabelar os horários e atividades pessoais do dia é um ótimo inicio para quem não se adapta a cumprir horários e fixar compromissos. Criar uma disciplina para si, na dose certa eu garanto que é libertador. Segue alguns exemplos de como dividir as suas atividades diárias:

·         De maneira simples e objetiva: HORÁRIOS PRÉ-DEFINIDOS / COMPROMISSOS 

Tabele com os dias da semana os seus horários e compromissos, todos eles! Lembre-se de separar algum momento para o ócio não criativo, o descanso deve fazer parte da sua rotina, sejam os 15 minutinhos que for.

HORÁRIO

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

7:00 – 12:00

Faculdade

Faculdade

Faculdade

13:00 – 15:00

Estágio

Estudo

Estágio

16:00- 18:00

Descanso

Aula

Academia

19:00 -22:00

Aula

Aula

Leitura

 


·      De maneira detalhada: DIA INTEIRO DIVIDIDO EM HORAS / COMPROMISSOS FIXOS 

Tabele o seu dia de hora em hora ou de meia em meia hora e estabeleça os seus compromissos. Essa é uma estratégia imprescindível para quem está sempre precisando de mais horas no dia. Organize o seu tempo de maneira mais produtiva e otimizada, coloque as atividades mais cansativas nas primeiras horas do dia e as que te dão mais prazer nos momentos mais tranquilos do seu dia ou da sua semana. Aqui o descanso também é válido e necessário, sejam os 5 minutinhos que for.

Dica! Use a ferramentas de coloração do Word e Excel para definir cores e poder visualmente entender quais horários você tem disponíveis, após definir os compromissos fixos.


O Google também possui algumas ferramentas organizacionais através do Google Planilhas. Não sabe como fazer uma planilha Google? Acesse-> Sete planilhas do Google para organizar sua vida https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2018/05/sete-planilhas-do-google-para-organizar-sua-vida.html)

Fazer check-lists e planejamentos de atividades diárias também é uma ótima saída e, se você é aquele tipo de pessoa que já nem sabe mais como usar uma agenda de papel, existem muitos aplicativos e modelos personalizados para você escolher o ideal para o seu dia-a-dia.


Google Agenda

O novo aplicativo Google Agenda foi desenvolvido para ajudar você a poupar tempo e aproveitar ao máximo seu dia. Ele vai te notificar com lembretes diários as suas atividades programadas além de sincronizar seus compromissos com a sua conta Google, tendo você fácil acesso onde estiver.  Acesse pelo link-> https://www.google.com/intl/pt-BR/calendar/about/




Trello

Ótimo para planejar eventos. O Trello ajuda os times a trabalhar com mais colaboração e ser mais produtivo. Acesse pelo link -> https://trello.com/



 

Dica!

Separe algumas horinhas do dia mais tranquilo da sua semana, para planejar as suas tarefas, sejam elas diárias ou semanais. Estabeleça algumas metas, divida as atividades ao longo da semana e lembre-se, a organização vem com a disciplina, então se proponha a cumprir os horários e tarefas que definiu.

Um ótimo primeiro passo para deter o controle administrativo da sua vida de professora e bailarina é ter esses dois primeiros tópicos em mente. Estar sempre com ideias de aulas e projetos já no papel, minimamente organizados, além de garantir que os compromissos estão definidos e otimização do tempo garantida. Ao longo das postagens dessa coluna, vamos desvendando algumas ferramentas de redes sociais, passo a passo para elaboração e execução de projetos, como melhor orientar e planejar o contato com alunas e parceiros, além de muitos outros temas que vão no mínimo, facilitar a sua vida e melhor ajustar os seus compromissos com suas necessidades.

 Tenham uma ótima e organizada semana! 

_____________________________________________________________________________

Organizando a Tribo

Isadora Oliveira (Belo Horizonte-MG) é bailarina semi-profissional, estudante e mobilizadora social. Com 19 anos de idade, graduanda em Bacharel em Direito e amante da Cultura Árabe Oriental, tem uma vasta experiência em organização grupal (apesar da idade), são aproximadamente 10 anos de trabalho e serviços sociais voluntários. É integrante da equipe VIDES Brasil (Voluntariado Internacional de Desenvolvimento e Educação Social) e está à frente da Iniciativa da Nova Geração das Danças Árabes Orientais no Brasil.  Clique aqui para ler mais posts desa coluna! >>

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...