[Papo Gypsy] Influências Romani na Música Clássica

por Sayonara Linhares



Olá amados, estudiosos e simpatizantes da Cultura e das Danças Ciganas, começaremos a partir deste mês de Março um ano de muitas informações, material para pesquisas, curiosidades e muito estudo sobre este vasto mundo da Cultura Histórica da Etnia Cigana.

Neste nosso primeiro post começaremos a entrar no mundo da imensa variedade da Musicalidade Cigana e suas influências sobre vários países por onde passaram e permaneceram.

Hoje para iniciarmos esta grande imersão vamos citar um dos grandes pesquisadores da Cultura Roma no mundo, Ian Hancock.

Yanko le Redžosko mais conhecido como Ian Hancok, é de origem cigana e um grande estudioso e defensor das causas Romani, vamos começar nossos estudos sobre Musicalidade Cigana com um texto muito pertinente para começarmos a entender a importância e a contribuição da Etnia Cigana para a musicalidade do mundo inteiro e a formação de sua própria musicalidade.

Aqueles que são estudiosos da Cultura Cigana tenham Ian Hancok como base para se inteirar da cultura histórica e as situações dos ciganos no mundo.

Quero deixar este ano como estudo a Musicalidade Cigana, onde mostraremos, músicas diversas de origem cigana, músicas inspiradas em ciganos, fusões, cantores, músicos, compositores e bandas.

Espero que gostem e bom estudo!

Com amor,

Sayonara Linhares


Influências Romani na Música Clássica

 Por Ian Hancok



A história real da Roma (o termo preferido para as pessoas comumente referido como "Gypsy") é uma saga longa, complexa e dolorosa de uma cultura rica e variada, que foi transmitida principalmente através da tradição oral.

Esta história é repleta de mal-entendidos e preconceitos.

Ian Hancock,  um Romani erudito e representante da Organização das Nações Unidas para a União Internacional Romani, explica:

A compreensão da identidade cigana entre os não-ciganos é vaga, o que geralmente resulta em prejuízo. Há muitas razões para isso: a associação dos ciganos com a aquisição Islâmica das partes do mundo cristão; preconceito de cor, especificamente a associação das trevas com o pecado; a natureza excludente da cultura cigana, o que não incentiva a intimidade com não-ciganos e cria suspeita por parte dos excluídos; adivinhação, que inspirava medo, mas teve de ser invocado como um meio de subsistência, em resposta à legislação restringindo o movimento Romani e escolha da profissão.



O início da história dos Roma é clara. Acredita-se, porém, que o grupo original, que pode ter contados 12.000 ou mais, viajou para a Pérsia do norte da Índia no século décimo.  Mesmo neste momento no início de sua história, eles foram identificados como músicos.

É espantoso que este grupo tem mostrado a força para sobreviver e manter sua cultura diante da terrível opressão. Em uma cultura com pouco legado escrito, a música tem servido a importante função de reforçar e transmitir a tradição.

A música é uma vertente fundamental no tecido da vida, marcando não só importantes celebrações e festas, mas na vida cigana que servem para expressar séculos de experiência amarga. Na Hungria, onde mudanças nas condições sociais têm ameaçado as formas musicais tradicionais que haviam sido transmitidas através de muitas gerações, os ciganos têm, em sua determinação de preservar os principais elementos de seu modo de vida, também conseguiu ajudar a preservar um património que também estaria em perigo de extinção

E, ironicamente, dada a história dolorosa dos Ciganos o número destas tradições entre os elementos mais reconhecíveis não só da arte, mas da cultura cigana húngara também. E assim, em face de séculos de esforços para oprimir e até mesmo erradicar os "estranhos familiares" em um mundo inteiro diáspora-a população que formam hoje a maior minoria na Europa (estimado entre seis e doze milhões de pessoas) -os Roma triunfaram através da força de sua cultura. É esta cultura que ajudou a alimentar as inúmeras obras brilhantes e apaixonados que ajudaram a tornar a música húngara conhecida em todo o mundo e também eternamente entrelaçados com suas inspirações Roma.

Autoria de Ian Hancok



Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Maravilhoso trabalho!
    To feliz de ter esse canal como fonte de meus estudos.
    Gratidao❤️

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...