[Organizando a Tribo] Tribal na Mídia

por Melissa Souza

Pode-se dizer que a Dança Tribal é, de certa forma, destinada ao público alternativo, pois ao mesmo tempo em que faz uma conexão com nossas raízes antropológicas, traz elementos contemporâneos no estilo, na expressão, na forma de pensar a dança.

Sua propagação se deu à evolução da comunicação digital e, sendo o Brasil apontado como um dos países que sedia o maior número de internautas e consumidores digitais do mundo, não poderia ficar para trás. Então, já é de se esperar que a produção de conteúdo de qualidade seja expansivo por aqui, afinal, a Dança Tribal não para de se transformar e temos que estar sempre nos atualizando.

Hoje resolvi trazer um pouco da presença do Tribal na mídia para aqueles que gostariam de apreender mais sobre suas fontes. Todavia, por que não ser um conteudista também?

Blogs

O blog (abreviação de weblog) é uma das ferramentas de comunicação mais populares da internet. Trata-se de ferramentas que possibilitam a publicação de textos na internet sem necessitar de muitos recursos, como domínio técnico, conhecimento em programação ou software. Atualmente, as plataformas mais comuns para criar seu blog gratuitamente é o Bloguer, Wordpress ou Wix.


Para Ler

·   Pilares do Tribal por Maria Badulaques 
http://pilaresdotribal.blogspot.com.br/

·   Tribalices por Natália Espinosa
http://tribalices.blogspot.com.br/

·  Nossa Tribo & Nossa Dança por Carine Wurch
http://nossatribo-fusoes.blogspot.com.br/

·  Divagações Tribais e Afins por Mariana Quadros
http://www.marianaquadrostribal.com/

Vlogs

Vlog (abreviatura de videolog = vídeo + blog) é um tipo de blog cujo conteúdo predominante são os vídeos, ou seja, ao invés de escrever, o "vlogueiro" grava um vídeo falando sobre o assunto. Atualmente, a plataforma mais utilizada para publicação de vídeos é o YouTube.

Para Assistir

  • ·         Divagações Tribais & Afins #1 Improv Solo no TF por Mariana Quadros




  • ·         Tribalices #4 – Feminino, feminismo, tribal? por Natália Espinosa


Podcasts

Podcast é um programa de rádio distribuído gratuitamente pela internet em formato MP3. Existem dois podcasts específicos para dança oriental que gosto muito de acompanhar, o primeiro é o Salade Dança e o segundo é o Tribal Cast Brasil, produzido por Mariáh Voltaire e Aerith Asgard.

Para Ouvir


“Tribal: você realmente conhece esta dança?”  por Sala de Dança Podcasts com participação de Rebeca Piñeirohttp://www.saladedanca.com.br/podcast-40-tribal-voce-realmente-conhece-esta-dança




“Saudosismo na Dança Tribal”  por Tribal Cast Brasil com participação de Mariana Quadros.
http://tribalcast.blogspot.com.br/2014/07/tribal-cast-03-saudosismo-na-danca.html



 

Fanpages


Fanpage ou simplesmente página é um recurso do Facebook direcionado para a representação de organizações, marcas, produtos, associações ou autônomos. Além disso, assim como os instablogs, cada vez mais vemos pages com um conteúdo diversificado que você não encontra em outras plataformas.

Se você é bailarino, professor, coreógrafo, produtor de eventos, fotógrafo, artesão, blogueiro e etc, criar uma página para propagar o trabalho que desenvolve no meio da dança e da mídia pode ser uma boa ideia. A fanpage possibilita a utilização dos aplicativos já oferecidos pelo Facebook, como a galeria de fotos e vídeos, notas e criação de enquetes – e também permite a criação de aplicativos próprios, além das ferramentas de publicação e monitoramento das postagens.

Para Acompanhar

·   Nossa Tribo & Nossa Dança
 https://www.facebook.com/nossatribo.nossadanca

·   Estudos e Práticas sobre Tribal Fusion Belly Dance 
https://www.facebook.com/geptribalfusionbellydance

·   Almas Tribaleras
https://www.facebook.com/AlmasTribaleras

·   Tribal Archive 
https://www.facebook.com/tribalarchive

Zines


Zines (abreviação de fanzine = fanatic magazine) são publicações independentes produzidas pelos próprios artistas em pequenas quantidades, geralmente de forma artesanal, e tem como objetivo aproximar o público da arte. Existem desde os anos 60, mas com a chegada da internet ganhou um novo sentido.

A tribaldancer Mariana Quadros recentemente deu início a produção de artigos artesanais voltados para as tribalescas e esta linha inclui os zines Coração Tribal Vale a pena conferir!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...