por Melissa Souza
Blog Tribalices |
Desde que comecei a
estudar Comunicação Social e trabalhar com mídias digitais, entendi a
importância de cuidar da sua imagem na web, independente do tipo de negócio que
administra. Quando se trata de dança então, a internet se torna um importante
meio para criação e manutenção de networking, possibilitando a comunicação e
divulgação do seu trabalho com seu público-alvo. Mas apenas estar presente não
basta, é preciso planejamento e organização para administrar seus perfis.
Mas afinal, o que são Mídias Sociais?
Antes referida ao
poder de difundir uma mensagem dos grandes meios de comunicação de massa, as
Mídias Sociais ganharam um novo significado com a internet, sendo hoje definida
como ferramentas online utilizadas para compartilhamento de conteúdo (textos,
fotos, vídeos, imagens), ao mesmo tempo em que permite alguma relação com outras
pessoas.
Ferramentas como
Blogger, Wix, Wordpress, Vímeo e YouTube tem como objetivo o compartilhamento
de conteúdo, deixando as relações em segundo plano, diferente do que chamamos
de Redes Sociais, antes conhecidas como Sites de Relacionamento, trata-se de
mídias que possibilitam a interação entre pessoas de algum nível de relação e
interesses em comum, das quais predomina o Facebook, atualmente.
E também temos os
aplicativos de comunicação, fotografia e vídeo, propagados com a popularização
dos smartphones, reduzindo o uso de ligações e SMS’s, como o Whatsapp,
Instagram, Vine e Snapchat, entre outros.
10 Dicas Estratégias para Conteúdo e Relacionamento
2. Crie urls personalizados e fáceis de memorizar;
3. Produza conteúdo multimídia (texto +
imagem/vídeo/link);
4. Utilize imagens e fotos de boa qualidade;
5. Compartilhe conteúdo, novidades e informações;
6. Facilite a leitura escrevendo textos simples,
curtos e com termos de conhecimento geral;
7. Gere credibilidade citando fontes e
referências;
8. Seja bem humorado, pense em memes, virais,
textos engraçados;
9. Responda comentários, mensagens e e-mails com
cordialidade;
10. Sobreviva às críticas (por que em algum
momento, elas virão).
Pessoal x Profissional
Nós artistas temos uma
grande dificuldade em distinguir nossa vida pessoal da profissional e isso é
visível quando se trata de mídias sociais. Todavia, se o seu intuito é
trabalhar com arte, a criação de uma marca é indispensável. Sua marca é o seu
ID, ou seja, sua Identidade Visual, as pessoas tem que ver e lembrar de você.
Você cria um ID quando utiliza um padrão de fotos, imagens, fontes e descrição
para produzir conteúdo, quando adota um nome artístico e cria um logo para
compartilhar seu trabalho.
Não há problemas em
utilizar as mesmas mídias para compartilhar conteúdo tanto da sua vida pessoal
quanto profissional, mas tem certas coisas que não dá para misturar, então, se
necessário, crie canais diferentes para publicar conteúdo relacionado à dança e
fotos e vídeos das peripécias do seu animal de estimação ou baby, por exemplo.
Acredito que a grande
dificuldade hoje em dia é diferenciar seu perfil da sua página do Facebook. A
página possui ferramentas para gestão da sua marca que é impossível na
utilização de perfil.
Para se Inspirar
Tenho mil perfis para
indicar! Mas escolhi um exemplo de cada mídia social para servir de modelo na construção
da sua imagem na web:
- Loja Mariana Quadros: http://www.marianaquadros.com
- Canal Joline Andrade: https://www.youtube.com/user/Jolisssss
- Página Rebeca Piñeiro: https://www.facebook.com/pineirorebeca
- Pinterest Leidi Kitai: https://www.pinterest.com/leidikitai
- Instagram Shaman Tribal: https://www.instagram.com/shamantribal
- Blog Tribalices: http://tribalices.blogspot.com.br
Para se Aprofundar
Para quem quiser se
aprofundar mais, tem dois sites que utilizo bastante e super indico:
- Viver de Blog: http://viverdeblog.com
- Marketing de Conteúdo: http://marketingdeconteudo.com