[Organizando a Tribo] Marketing de conteúdo para mídias sociais - como cuidar da sua imagem na web

por Melissa Souza

Blog Tribalices
Desde que comecei a estudar Comunicação Social e trabalhar com mídias digitais, entendi a importância de cuidar da sua imagem na web, independente do tipo de negócio que administra. Quando se trata de dança então, a internet se torna um importante meio para criação e manutenção de networking, possibilitando a comunicação e divulgação do seu trabalho com seu público-alvo. Mas apenas estar presente não basta, é preciso planejamento e organização para administrar seus perfis.

Mas afinal, o que são Mídias Sociais?



Antes referida ao poder de difundir uma mensagem dos grandes meios de comunicação de massa, as Mídias Sociais ganharam um novo significado com a internet, sendo hoje definida como ferramentas online utilizadas para compartilhamento de conteúdo (textos, fotos, vídeos, imagens), ao mesmo tempo em que permite alguma relação com outras pessoas.

Ferramentas como Blogger, Wix, Wordpress, Vímeo e YouTube tem como objetivo o compartilhamento de conteúdo, deixando as relações em segundo plano, diferente do que chamamos de Redes Sociais, antes conhecidas como Sites de Relacionamento, trata-se de mídias que possibilitam a interação entre pessoas de algum nível de relação e interesses em comum, das quais predomina o Facebook, atualmente.

E também temos os aplicativos de comunicação, fotografia e vídeo, propagados com a popularização dos smartphones, reduzindo o uso de ligações e SMS’s, como o Whatsapp, Instagram, Vine e Snapchat, entre outros.

10 Dicas Estratégias para Conteúdo e Relacionamento

1.      Preencha todos os campos ao criar um novo perfil;
2.      Crie urls personalizados e fáceis de memorizar;
3.      Produza conteúdo multimídia (texto + imagem/vídeo/link);
4.      Utilize imagens e fotos de boa qualidade;
5.      Compartilhe conteúdo, novidades e informações;
6.      Facilite a leitura escrevendo textos simples, curtos e com termos de conhecimento geral;
7.      Gere credibilidade citando fontes e referências;
8.      Seja bem humorado, pense em memes, virais, textos engraçados;
9.      Responda comentários, mensagens e e-mails com cordialidade;
10.  Sobreviva às críticas (por que em algum momento, elas virão).


Pessoal x Profissional


Nós artistas temos uma grande dificuldade em distinguir nossa vida pessoal da profissional e isso é visível quando se trata de mídias sociais. Todavia, se o seu intuito é trabalhar com arte, a criação de uma marca é indispensável. Sua marca é o seu ID, ou seja, sua Identidade Visual, as pessoas tem que ver e lembrar de você. Você cria um ID quando utiliza um padrão de fotos, imagens, fontes e descrição para produzir conteúdo, quando adota um nome artístico e cria um logo para compartilhar seu trabalho.

Não há problemas em utilizar as mesmas mídias para compartilhar conteúdo tanto da sua vida pessoal quanto profissional, mas tem certas coisas que não dá para misturar, então, se necessário, crie canais diferentes para publicar conteúdo relacionado à dança e fotos e vídeos das peripécias do seu animal de estimação ou baby, por exemplo.

Acredito que a grande dificuldade hoje em dia é diferenciar seu perfil da sua página do Facebook. A página possui ferramentas para gestão da sua marca que é impossível na utilização de perfil.

Para se Inspirar



Tenho mil perfis para indicar! Mas escolhi um exemplo de cada mídia social para servir de modelo na construção da sua imagem na web:



Para se Aprofundar

Para quem quiser se aprofundar mais, tem dois sites que utilizo bastante e super indico:






Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...