[Venenum Saltationes] Desvendando Mechanicus Corvus

por Hölle Carogne




A Coluna Venenum Saltationes traz mais uma vez a série “Desvendando”! Eu estou adorando! E você?

Nesta edição, a bailarina Rhada Naschpitz nos revela os conceitos obscuros por trás da coreografia “Mechanicus Corvus”.

Espero que gostem!


Venenum Saltationes: Quando e como surgiu a vontade de criar Mechanicus Corvus?
Rhada Naschpitz: Acho que sempre tive o meu totem corvo em meus movimentos, inclusive as pessoas faziam essa associação também. Os figurinos pretos, os movimentos de braços e a estética dark contribuíam pra isso também, o que me levou a desenvolver o método “Motus Cornicem” – “Movimentos do Corvo” e, consequentemente, uma coreografia utilizando essa pesquisa e seus movimento

Acompanhe Motus Cornicem: https://www.facebook.com/motuscornicem



Venenum Saltationes: Do que se trata este trabalho? Qual o assunto abordado?
Rhada Naschpitz: O método de dança Movimentos do Corvo - Motus Cornicem - Raven Movements foi desenvolvido a partir de estudo elaborado da movimentação deste pássaro, seu comportamento em terra e no ar. Pesquisa desenvolvida através de vídeos, livros e documentários a respeito do corvo e suas espécies. Também de movimentos das artes marciais que representam a mesma. Adaptando todo o gestual do corvo aos movimentos da dança étnica contemporânea (ênfase no Dark Arts) e criando combinações (Combos) e movimentos que são executados de forma única e exclusiva por mim, que se identificam com esse pássaro. Transformando os braços em asas, combinados com movimentos de tronco, quadril... Vestindo nitidamente o personagem Corvo que, dentro das Dark Arts (Uma das vertentes da dança étnica contemporânea Tribal Fusion), tem todo um simbolismo e significância... O método serve para agregar no desenvolvimento de novas sequências por outros profissionais do estilo, seja utilizando os movimentos como são ou os desconstruindo, pois o objetivo maior da elaboração do método Motus Cornicem foi possibilitar um vocabulário para criação coreográfica de combos e sequências.



Venenum Saltationes: Existe alguma linguagem oculta por trás de Motus Cornicem?
Rhada Naschpitz: O corvo não é apenas mais uma pássaro e sim o pássaro de maior significância das artes mágicas de diversas culturas, envolta de vastos significados de ordem elevada. Este método é um estudo corporal de movimentos capazes de transformar uma dançarina (o) em um corvo dançante, desenvolvendo um repertório de movimentos e combinações exclusivas para esse propósito, que reafirma o Corvo como o Guardião das Artes Obscuras no sentido da grande capacidade de percepção e sentimento unidos ao conhecimento, inerentes ao artista de Tribal Fusion Dark Arts. Também ao simbolismo do poder criador e mágico, e a capacidade de enxergar simultaneamente os três destinos: passado, presente e futuro. Entendendo a luz e a sombra, realidades internas e externas... Sempre representados nas performances dos dançarinos desse estilo. O corvo é o CONHECIMENTO, simbolismo maior desse pássaro.



Venenum Saltationes: Com quem Motus Cornicem tenta se comunicar? E o que esta coreografia quer dizer?
Rhada Naschpitz: Com o público é claro. A coreografia trás o simbolismo do corvo para a atualidade e a possibilidade da fusão na dança étnica contemporânea, como entendo o Tribal Fusion. Conta a história de um corvo que se adapta a humanidade e a atualidade dançando, com movimentos elaborados baseados no Tribal Fusion. Mechanicus possui uma base técnica embutida nos movimentos e é inserida com forte carga teatral.


Venenum Saltationes: Comente sobre os processos de criação de Mechanicus Corvus.

Rhada Naschpitz: Como citei, houve todo um processo de pesquisa sobre corvo, seus movimentos, hábitos e simbolismos que, unidos ao meu projeto Duabus Artibus Music and Dance Duet, com Ives Pierini (https://www.facebook.com/pages/Duabus-Artibus-Music-and-Dance-Duet/655363141174099), onde músicas são compostas com exclusividade para minhas performances, nasceu a música Mechanicus Corvus, também tema da coreografia, que também foi composta com base nessa pesquisa. Já com o método Motus Cornicem bem estruturado, não foi difícil criar este trabalho, que também tem momentos reservados para o improviso, onde o personagem atua com a essência do totem.










Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...