Ver para se inspirar- Novelas, Filmes, Minisséries e Participações de Danças Étnicas na TV Aberta Brasileira

por Janis Goldbard




“Entendi, você é cria da novela  O Clone! ” -  brincou  minha primeira professora de dança do ventre quando perguntou por que eu queria fazer aulas. Em seguida, sutilmente, começou a esclarecer que esta arte milenar tem uma história e tem uma relação com a Deusa-Mãe e a devoção das bailarinas à ela e de como as sacerdotisas a veneravam e se entregavam de uma maneira espiritual,  desejando uma conexão e agradecendo por essa oportunidade.

A TV é um meio envolvente e no Brasil é um misto de entretenimento, alienação, pouca informação e o que se observa ser uma ditadura disfarçada de democracia que se propõe disfarçadamente a educar,  porém nos deixa longe do que é a realidade; e quando se trata da cultura de outro país, é obvio que o que será mostrado será transmitido como os autores televisivos o preferem  e cabe aos espectadores fazerem suas próprias pesquisas, tirando assim suas conclusões a respeito de determinado tema, pois, muitas das vezes, são informações transmitidas com superficialidade que nos pressiona para um mecanismo pequeno e vago.

No entanto, nossa influência imagética é tão forte que se nos submetermos a um certo estilo de arte com a qual faz relações com o nosso cotidiano, passamos a aceitá-la e, consequentemente,  a agregá-la em nossos gostos pessoais e a tudo que nos cerca. No Brasil, onde  diversas culturas são assimiladas muito naturalmente e, na maioria das vezes,  reestruturadas  abrasileiradamente,  seria um  meio para se perceber em nossa absorção  como se dá essa miscigenação artística em nós.

Quando ficamos envolvidos em um tema isso pode ser também transportado para nossas amizades, projeto de carreira, modo de se vestir e, naturalmente,  ao que gostamos de assistir.   

Apesar de falhas nas pesquisas e algumas inverdades  nas representações,  a TV aberta vez ou outra se utiliza das danças étnicas para dar um teor exótico as suas programações; os filmes também, quando cabem ao roteiro, possuem elementos de danças.

A 1ª referência que  lembro não poderia ser outra:  é a novela O Clone veiculada, em 2001, pela  TV Globo.  Na cena do vídeo abaixo Lucas vê Jade pela primeira vez  dançando. Como não se apaixonar? A cena ficou bonita, as mulheres em volta cantando e compartilhando de um momento de felicidade com a família e amigas. Lililililiii!! Adorei!


A 2ª referência é um filme de 2001, de Luíz Fernando Carvalho, cujo roteiro foi baseado no romance homônimo de Raduan Nassar, publicado em 1975 e teve trilha sonora de Marco Antônio Guimarães, líder do Grupo Uakti que utilizou elementos de música árabe em suas criações para  o filme.

Como o filme se trata de uma família libanesa, retratando essa cultura de tradição agrária e patriarcal, para a composição de personagem, os atores fizeram uma imersão na cultura libanesa, se propondo a  ficarem em uma fazenda no interior de Minas Gerais aprendendo e vivendo tal  cotidiano que foi realmente um trabalho de pesquisa digno, no qual o próprio autor do livro vivenciou estando presente junto a equipe durante algumas semanas.

A atriz Simone Spoladore teve uma preparação e um aprofundamento em dança por sua personagem aparecer dançando em duas cenas festivas do filme.

Esse filme recebeu vários prêmios no Brasil e no exterior, e dentre algumas  características que o fizeram ganhador está a  fidelidade ao livro, a música (simplesmente é maravilhosa), a fotografia belíssima , a direção e as interpretações de grandes atores e atrizes.

Gostei  muito do filme e, apesar de ser longo e ter momentos muito diferentes do que se está acostumado a ver,  foi exatamente isso o que me deu tanta vontade de assisti-lo até o final e juro que quando o peguei na locadora não sabia que haviam duas cenas dançantes, ao contrário do que meu noivo disse (risos) (ele diz que eu só vou atrás de filme com dança  e mesmo quando não é intencional isso acontece intuitivamente, e eu concordo).

A  primeira cena de dança  é leve,  é regozijo puro, doce e suave; a roda toda está em harmonia e todos compartilham tranquilamente desse momento coletivo.


A  segunda cena do filme acontecem muitas coisas:  “Ana já com a peste no corpo, dominando a todos com seu violento ímpeto de vida” . Diante desta cena que  toma de assalto a todos, causando estranhamento na festa,  observo a  rebeldia juvenil e um pouco de revolta que a personagem sentia e que se transportou para sua  dança.Esta foi minha leitura sobre Ana dançando. Particularmente,  preferi nesta segunda parte, pois acredito que  as vezes o momento tem de ser esse: o de extravasar a energia contida. Está certo que ela exagerou um pouco(risos), mas achei bacana como foi colocado na dança, tanto sentimento e  tanta expressão, tantas coisas a dizer e que  foram expostas dessa maneira, pois de outra forma não lhe seria permitido fazer.


A 3ª referência é da novela Explode Coração de 1995, gente! Quem não se lembra do cigano Igor apaixonado por Dara? Foi uma novela da TV Globo, cuja pesquisa  também foi fortemente incentivada e vivenciada pelos atores e atrizes. A protagonista Tereza Seiblitzque fez laboratório durante alguns meses com grupos de ciganos, teve aulas práticas da dança cigana e participava de festas do povo cigano para se aproximar da cultura e dar mais  veracidade à sua personagem.  Gostei da novela e as cenas das quais eu mais gostava? Naturalmente as de dança e festa!


A 4ª  referência, a minissérie Sansão e Dalila da TV  Record, no ano de 2011, também foi regada a bastante cenas de dança, mas teve uma que marcou, tendo em vista que a personagem principal dança para o príncipe de Gaza e está ricamente adornada (acessórios belíssimos e cenário bem trabalhado até hoje é lembrada).Havia algumas cenas de dança na qual a amiga da Dalila (Myra) coreografava que eram  muito bacanas também, porém,  colocarei somente essa, pois é a protagonista da minissérie quem dava o show.


A  5ª  referência é  um curta do Zé do Caixão (José Mojica Marins):  Reino Sangrento é o nome deste trabalho filmado em 1948  e somente  divulgado em 1952. Esse filme era de aventura e ambientado na selva amazônica.Nesse curta, Zé do Caixão faz o sultão malvado, que foi encontrado a pouco tempo (pois havia se perdido)  e ele conta a história de um pesadelo de dois rapazes (ele usou uma linguagem diferente do que era usual  na época e com certeza causou estranhamento). Neste vídeo, ele diz que a dança do ventre já se dançava em 1948, mas o engraçado é porque ele, em sua direção, diz que aqui no Brasil a referência é “a dança da bundinha” e pede a ela que insira isso em sua dança. Em determinada parte do filme (2:43 minutos do vídeo abaixo) se vê uma dança do ventre muito esdrúxula (risos), mas nem por isso menos importante, muito pelo contrário, já se vê que ele estava fazendo ali sua pesquisa direitinho, inserindo elementos nacionais em seu modo de criar e dirigir, mesmo retratando outra cultura.


A 6ª referência é José do Egito, da TV Record, que também dentro da temática bíblica possui bastante cenas de dança, o que enche nossos olhinhos e nos impulsiona a admirar tanto figurino, música e cenário. Gosto das minisséries da  Record no quesito direção artística. Penso que eles fazem um bonito trabalho,  nessas minisséries, pois há muitas cenas de pequenos trechos de dança e é difícil escolher uma específica, até porque eles não nomeiam os capítulos com os nomes das cenas de dança(risos), que pena!

A partir do minuto 11:17 do vídeo abaixo, há  um pequeno trecho de bailarinas dançando em uma festa, depois, mais na frente, a partir do minuto 30:19, a rainha Tany (Bianca Rinaldi) dança para o faraó Apopi (Leonardo Vieira). Achei bem colocados os movimentos da Tany, o que vocês acham? 


A 7ª referência é também da TV Record,  a novela Dona Xepa de 2013, que teve participação de Karla Tem Tem, que foi pequena a aparição, mas com certeza alunas e admiradoras da bailarina ficaram bem felizes.


A 8ª referência é a novela da TV Globo Caminho das Índias,  do ano de 2009,  e tem como protagonista a bela  atriz Juliana Paes, interpretando Maya. Eu não sei não, ainda não fui à Índia para saber como é a aura dessa cultura riquíssima, penso que encheu  nossos olhos, mas que muito ficou a desejar, mesmo com tamanha pesquisa e idas à Índia dos atores e atrizes. Porém,  gostei da fotografia, dos figurinos e das danças que foram apresentadas por Maya e outras personagens ao redor da mesma. Para um trabalho artificial, como qualquer novela, penso  que  a Índia foi bem representada, porém, só indo lá mesmo para saber.


Bom, a 9ª referência não é uma novela, nem mesmo filme ou minissérie, e sim um programa da TV Globo para crianças: TV Globinho.

A  apresentadora é praticante da dança e acredito que o que podemos observar é de como ‘O Clone’ teve mesmo sua influência na disseminação desta arte e ajudou na popularização da dança do ventre, não há como negar, é fato.


E  a 10ª referência e última é a novela da TV Globo Salve Jorge. A Cléo Pires no papel de Bianca, demonstrou um pouco da dança turca. O  trabalho de figurino para a personagem ficou bem bacana (peças belíssimas e ricas), ), no vídeo abaixo há uma parte no qual  Ayla personagem de Tânia Kalil demonstra um pouco do estilo e logo aparece algumas cenas de Bicanca dançando. Vou pesquisar mais um pouquinho para poder fazer a minha análise do quão diferente ela é da dança do ventre que conhecemos.



Então, queridas e queridos,  fico por aqui e por favor se vocês se lembrarem de algum trecho de filme, minissérie ou novela brasileira que eu não tenha citado aqui e que faz menção ou mesmo há trechos de danças étnicas, me mandem. Vou gostar muito dessa troca de informações.

Texto: Janis Goldbard
Edição:  Melissa Abrantes 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...