O Espírito da Música

por Hölle Carogne

 Arquivo pessoal da banda Panshaman

                                                   
"Sem a música, a vida seria um erro. " (Nietzsche)

A Música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchnea arte das musas) sempre fez parte da identidade cultural de todos os povos desde a antiguidade.  

Existem indícios da sua existência desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas, na região da África, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta. Acredita-se que ela tenha a idade do homem e que os primeiros instrumentos musicais surgiram há aproximadamente 40.000 anos atrás, quando se desenvolveu a linguagem falada e o canto.

A música, ao ser produzida e/ou reproduzida, possui a capacidade de traduzir sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo ou nação. É uma linguagem local e global.

Mas o que seria de fato a música para você?

Segundo a Wikipédia é "uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e ritmo seguindo uma pré-organização ao longo do tempo".

Apesar de esta ser uma ótima definição, fico um tanto confusa ao pensar sobre esse assunto e sempre acabo achando que qualquer frase ou conceito que possa tentar descrevê-la, não a descreve completamente.

Para mim, nenhuma definição é verdadeiramente real. Nem mesmo a minha. Mas a magia não precisa ser explicada ou provada, apenas vivenciada. Para mim, a música transcende qualquer explicação. Ela está repleta de misticismo e possui um espírito próprio. Uma energia. Uma aura, que de tão densa, torna-se quase palpável. Fico a delirar...

Que musas são essas que inspiram um compositor a acertar os tons, os riffs, equilibrar as notas, e dessa forma tocar fundo a sua alma?

Como é possível que a música se comunique tão intimamente com você? Que consiga emocioná-lo a ponto de você sentir no seu corpo cada nota?

Que demônios são esses que iluminam um artista, mas tornam sua obra independente, pronta para seguir um caminho próprio? Que fazem com que sua criação não respeite nacionalidade, nem língua, nem raça. Que flerte com qualquer um. Que, dissimulada, modifique a sua essência de ouvido para ouvido. Fale de vários sentimentos ao mesmo tempo. Fale de você para você.

Ah, essa misteriosa fada, filha de Orfeu, que desde tempos remotos vem sendo capaz de parar os pássaros, acalmar os animais selvagens, silenciar o canto das sereias e fazer as árvores se curvarem para pegar os sons do vento.

Arquivo pessoal do fotógrafo Fabio Stachi

                                                 
Essa dama possui uma intimidade tão grande com o corpo, que o ensinou a dançar. Ela conhece todos os sentimentos ocultos da alma. Pode despertar tanto sensualidade, quanto agonia. Tanto devoção, quanto melancolia. Ela fala diretamente com as suas emoções.

Um bailarino pode estudar a música, saber cada detalhe dos sons e batidas, perceber cada compasso e cada contratempo. Pode saber a letra e imaginar o que se passou na mente de quem a criou. Pode se emocionar a ponto de conseguir dançá-la de coração. Mas será que pode interagir com o seu espírito?

Tentei uma vez alcançar o espírito da música, mas ele, ávido, me fugiu nas primeiras notas. E saiu rindo da minha frustrada tentativa. Agora, ele me espreita pelas frestas de uma ou outra melodia. E fico imaginando: Seria realmente possível um contato com criatura tão imprevisível?

Será alguém, capaz de traduzir a música, de interpretá-la até a vertigem? Será que algum nobre bailarino é capaz de acessar o espírito da música e verdadeiramente pactuar com ele?
Conte-nos sua experiência...
 por Hölle Carogne
Arquivo pessoal da bailarina Ivana Caffaratti

                                                              
"E os que foram vistos dançando foram julgados insanos

pelos que não conseguiam ouvir a música." (Nietzsche)




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...