Bandhani ou Tie-dye

por Surrendra


Driih Najlah



      Outro dia vi uma publicação no facebook do Ateliê TribalSkin sobre como são feitos os tecidos  das saias Jaipur.  Nunca tinha parado para pensar em todo o processo e fiquei impressionada com todo o trabalho. Pois bem, a técnica usada para tingir o tecido e fazer aqueles lindos desenhos se chama  simplesmente, tie-dye. Isso me surpreendeu porque achava que o tie-dye era um processo recente. Algo mais ligado aos hippies, entre as décadas de 60 e 70.



  


       Tie Dye ou Tie and Dye, que significar "amarrar e tingir", é uma técnica de tingimento artístico de tecidos. É uma técnica antiga, tradicionalmente usada em várias culturas. Podemos encontrá-la na China, Japão, África, América Central, Malásia, Tailândia e, é claro, na Índia.




      Na Índia, este processo se chama Bandhani. O termo `Bandhani` é derivado da palavra 'Bandhan' que significa "amarrar". É uma prática antiga que é usado, principalmente, no estado de Rajastão  e Gujarat. Locais no Rajastão , como Jaipur, Sikar, Bhilwara, Udaipur, Bikaner, Ajmer, e Jamnagar em Gurjarat são os centros conhecidos produzindo odhnis, saris e turbantes em Bandhani. Diferentes comunidades no Rajastão  seguem a tradição de amarrar turbantes com diferentes padrões de Bandhani em suas cabeças. Estes foram usados ​​para identificar a que comunidade pertencia a pessoa. Embora, atualmente,  a maioria dos corantes utilizados para o trabalho Bandhani são artificiais , eles eram feitos de elementos naturais, como as pétalas de girassol, açafrão em pó e índigo das folhas da planta índigo.






     O processo Bandhani é bastante simples, mas requer muita experiência na área. Geralmente é feito da seguinte maneira. Para criar os designs Bandhani, o processo envolve firmemente amarrar um barbante ou "dori" em torno de certas áreas do tecido (que normalmente é de algodão fino, mulmul ou seda) e, em seguida, mergulhar o tecido em um corante. O tecido é retirado do corante depois de um tempo e, na sequência,  é desamarrado. Ao abrir a tela, você verá que as áreas cobertas pela cadeia têm mantido a sua cor original, enquanto o resto do tecido foi tingido.Ao repetir o processo, os artesãos criaram tecidos com vários tons e desenhos.

   Os tecidos Bandhani genuínos são vendidos, geralmente,  ainda amarrado, para que o comprador saiba que eles são autênticos, e também tenha o prazer de ver os motivos e as cores ganhando vida quando o tecido é desamarrado.





     Como o estilo tribal tem bastante influência cigana, nada mais natural que encontrar este tecido presente em nossa indumentária. As saias do  ATS® são sua forma mais vista dentro do estilo tribal, mas também encontramos calças e dupattas (véu conhecido também como odhni,chunrichunniorni e pacheri).
    A influência  cigana não está somente na dança. A moda está, constantemente, usando elementos ciganos em sua composição e, atualmente, a moda ética é tendência em vários seguimentos.







Video  Bandhani making:




Bombay Bellywood :




Fatchance Bellydance:








Fontes:



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...