Amostra World Fusion PARTE 1

por Geisiane de Araújo

Neste post irei comentar sobre algumas das bandas mais conhecidas no gênero World Fusion.  Começarei falando sobre Solace, que foi a banda que produziu alguns dos primeiros alguns deste gênero.



Solace
Formada em 1994, por Jeremiah, seus álbuns têm se evoluído através de vários gêneros de músicas, incluindo Industrial, Gothic, Eletrônica, Mundo Contemporâneo e, atualmente,música  de Dança do Oriente Médio. Solace considera que os instrumentos são personagens que interagem entre si e que a música conta a história, dando uma sensação ao ouvinte de evolução e resolução.






Turbo Tabla

É a criação de Karim Nagi, um músico egípcio, compositor, arranjador de música e DJ. Ele é especialista em música tradicional árabe, mas é amplamente conhecido por sua abordagem inovadora.  Seus álbuns são pioneiros, misturando sons árabes tradicionais com Hip Hop, Techno e House. Ele também gravou a música para Bellydance Superstars , Bellyqueen, e os Bellytwins, bem como os artistas mainstream como Alicia Keys  e O Projeto Griot Urbano.

  














Pentaphobe

É o apelido de Keili Olsen, um australiano que produz musicas de estilo Experimental Ambient, Experimental Techno e Techno. Na verdade, a partir de 2003, sua música foi utilizada em algumas performances da Rachel Brice (além de participar das imagens de capa de seus álbuns). Suas músicas também estão repletas de peças rajadas de patternless e muitas vezes batidas industriais, dando uma sonoridade especial na música.







Beats Antique
É uma banda americana de experimental world fusion e de electronic music. Formada em 2007, em conjunto com o produtor Miles Copeland, o grupo tornou-se conhecido por sua mistura de diferentes gêneros, bem como seus shows ao vivo que mistura amostras e percussões pesadas ​​com dança a Tribal Fusion e arte performática.Tendo a participações de Zoe Jakes e várias outras dançarinas importantes em suas performances.




 


Djinn


É uma banda que mistura estilos musicais modernos e antigos com beatbox, eletrônica e com estilo musicais do Oriente Médio tradicional e NYC. 



Em árabe, a Djinn (pronuncia-se "Jin") é uma criatura sobrenatural que ocupa um mundo paralelo ao da humanidade, e, juntamente com os seres humanos e os anjos torna-se as três criações conscientes de Allah. Possuindo livre arbítrio, um gênio pode ser bom ou mal. 




Amon Tobin
É um músico brasileiro, compositor e produtor de música eletrônica. Ele é conhecido por sua metodologia inusitada como designer de som e produção musical sendo considerado um dos artistas de música eletrônica mais influentes do mundo. Suas músicas variam entre algo parecido com trilhas sonoras sombrias e um introspectivo ambiente, compostos de maneira complexa e orgânica. Outras influências, como música brasileira, hip hop e blues, porém, diferenciam o seu trabalho do de outros produtores contemporâneos de drum’n’bass.



  

Knossos


Formada por Dann M. Torres um multi –instrumentista. Knossos é um projeto musical que mistura instrumentos do Oriente Médio com camadas densas de percussão, sons orgânicos, eletrônico e batidas texturizadas. Seu estilo musical é world fusion, dark ambient e ethinic.



Pete List
É bem conhecido no mundo da dança do ventre tribal como um multi-instrumentista, compositor, produtor e beatboxer humano. Pete durante anos foi integrante das bandas Djinn & Beatbox guitar. Recentemente, como solista, Pete mistura os sons exóticos do instrumento indiano o Baaja Shahi, com os sons urbanos de beatbox humano, criando camadas de loops ao vivo para construir texturas e criando músicas com o som e poder de uma banda completa. Pete produziu várias trilhas sonoras de DVD e sete álbuns e sua música tem sido destaque no cinema e na televisão.






Shiva in Exile

  É um projeto de Stefan Hertrich que mistura New Age, musica oriental e musica gótica, em conjunto com a cantora Yana Vevva, vocalista do Theodor Bastard.


Este projeto é uma grande mistura com influencias de gothic rock, new age e world music, tendendo para o lado oriental, porém com influencias de world. Pode-se ouvir dezenas de cordas, sopro e instrumentos de percussão do Oriente, África e América Nativa. Suas músicas nos convidam para um ambiente mais contemplativo e calmo, porem com muita energia.





Vas


Foi um grupo de world music, ethereal, tribal fusion e new age composto pela cantora iraniana Azam Ali e o percussionista americano Greg Ellis, formado em 1996, em Los Angeles, California, Estados Unidos. A banda é frequentemente comparada aos australianos do Dead Can Dance. Após o último álbum, Feast Of Silence, o grupo encerrou as atividades em 2004 e continuaram com outro projeto chamado Roseland.
  








Azam Ali


É uma cantora/compositora nascida em Teerã, Irã, hoje residente em Los Angeles, Estados Unidos. Foi criada na Índia, onde absorveu grande influência musical. Sua carreira se iniciou em meados de 1993 e muitas de suas melodias apareceram em programas de TV e trilhas para vídeos e jogos, como o tema da abertura da série Prison Break e Matrix Revolutions. Em 2007, fez a introdução para o jogo Syphon Filter: Logan’s Shadow, da Sony Playstation.

Seu estilo musical é misto de rock, new age, ambient, world music, ethereal, ethnic, entre outros. 










Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...