Categorias Ilustrativas - Destaque Videodança Nacional 2013

Indicações da Etapa 1, Sugestão do Público, da enquete Destaques Tribais 2013.

Obs: Nesta categoria optei por não usar o recurso SA, já que houve um número equilibrado de videodanças a mais por bailarina e por ser uma linguagem artística recente na dança tribal do Brasil.  Por causa disso, foram aceitos,neste ano, videodanças de outros anos, no intuito de ajudar a divulgar esse novo mecanismo artístico. Porém, na votação será escolhido apenas uma videodança por bailarina.

JUSTIFICATIVA: "Em síntese, videodança trata-se de uma produção coreográfica especialmente concebida pra a tela e que só existe plenamente dentro da tela. De uma obra de dança criada como vídeo ou de um vídeo criado como dança." (GONÇALVES, Arlete. Dança em Foco; Entre imagem e movimento). Por não seguir tal conceito, os vídeos:
  • Gatinhos - Guerrilha Tribal ,Tribal Fusion Showreel, por Iasmim Salume, Alvorecer por Andréa Monteiro foram invalidados por serem considerados registros coreográficos que seguem a linguagem de videoclipe.
  • Movie-mento - é considerado teaser de divulgação, e não videodança


OBS: Por essa linguagem ainda ser nova na cena tribal, e por haver uma linha tênue e, portanto, tendenciosa a certa confusão, entre videodança, videoclipe e registro coreográfico, a categoria de “Destaque Videodança Nacional” teve orientação da bailarina, pesquisadora e precursora da videodança na dança tribal nacional Mariáh Voltaire.




Isolado - Mariáh Voltaire (PR)




Lua Nova - Kilma Farias (PB)




Mulher Esqueleto - Mariáh Voltaire (PR)




Pulsão - Mariáh Voltaire (PR)




Sinaleira - Bruna Gomes (RS)




Tribal Fusion - Andréa Monteiro (PB)




Trilhos - Thaís Itapema (PR)




Usina do Gasômetro – Guerrilha Tribal (RS)




Etapa 2 do Destaques Tribais 2013 (Votação): 01/01/2014 até 26/01/2014
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...