[Old is Cool] Analisando o Tribal Old School - Parte 3

por Mari Garavelo

Sejam muito bem-vindas e muito bem-vindos à coluna Old is Cool! Estamos fazendo por aqui pequenas análises sobre o período de vanguarda do estilo tribal de dança do ventre. No nosso último encontro falei sobre um ponto em comum de muitas bailarinas incríveis que foi a companhia de dança Bellydance Superstars e finalizei propondo uma reflexão sobre como a cultura pop e a tecnologia nos anos 2000 pode ter influenciado o estilo tribal.

Na minha pesquisa pessoal comecei a pensar sobre esta influência ao observar vídeos antigos do grupo Unmata. O grupo é dirigido por Amy Sigil, foi fundado em 2004  e desenvolveu a proposta do ITS - Improvisational Tribal Style. Atualmente o significado da sigla foi alterado para Improvisational Team Synchronization. O ITS é baseado nas regras de improvisação coordenada do ATSⓇ, porém o grupo se vale de um dialeto próprio, estruturado por combinações de movimentos.  O Unmata trouxe muitas inovações para o estilo Tribal, como a ampla utilização das músicas eletrônicas, as coreografias mais dinâmicas em nível e espaço, mais velocidade na execução e figurinos inovadores, inspirados em um visual pós-apocalíptico como podemos ver neste vídeo:

 


Quem viveu nos anos 2000 pode ter experimentado a expectativa de um futuro com uma tecnologia quase cinematográfica, os celulares ficando mais populares e com designs cada vez mais diferentes, com luz de fundo colorida, flips e música em formato mp3. Essa foi a década em que surgiu o GPS, o pendrive, as TVs de tela plana, a internet de banda larga, a trilogia de filmes Matrix e uma grande influência estética baseada em paletas de cores metalizadas, calçados de plataforma, óculos com lentes coloridas e customizações diversas nas roupas entre outras tendências da moda que tinham como denominador comum “ser disruptivo”. De alguma forma a sociedade foi influenciada por essas expectativas e por essa vontade de ousar, modificar e transformar, demandadas pela época. Para compreender o que pensava Jamila Salimpour ao criar o Bal Anat e todo seu legado, precisamos entender o contexto dos EUA nos anos 70, assim como se faz necessário, para assimilar o período old school Tribal, interpretar o que pode ter levado as bailarinas da época a criar linguagens tão diversas, em constante experimentação. Nesse âmbito a adesão da música eletrônica nas apresentações do estilo Tribal tem muito a nos dizer. Divergindo da década de 70, quando a contracultura incitava a busca pelo exótico, pelo “tradicional”, pelo “étnico” ou raíz, surge, na virada do séc. XXI, uma tentativa de modernização, de misturas e novas investigações.


Unmata, 2008

Nesta trajetória da época em questão, é imprescindível citar as bailarinas Zoe Jakes, Sharon Kihara e Kami Liddle. Seus respectivos estilos são muito peculiares e específicos, bastante influenciados pelas danças do movimento Hip Hop e música eletrônica. Há movimentações como o waving, o popping, isolamentos pequenos e rápidos, assim como há a nítida influência do Bellydance Superstars e da dança “espetacular”, posto que as três foram também integrantes da companhia.

Eu considero também essenciais nessa análise as bailarinas Mira Betz e Elizabeth Strong que foram alunas de Katarina Burda e fizeram parte de seu grupo Aywah!, onde todas as integrantes não só dançavam, como tocavam e cantavam, o que as diferenciou em sua leitura musical e em seu trabalho com músicas balcânicas e trilhas de jazz dance. Assim como ocorreu com Zoe Jakes, que também foi aluna de Katarina Burda e integrante do Aywah!, podemos perceber que seus estilos não estão embasados no ATSⓇ, o que se observa através da postura, figurino e escolha de repertório. Entretanto, ao meu ver, elas já estavam dançando Tribal Fusion, pois eram influenciadas por toda comunidade do estilo tribal da época, estavam nos mesmos DVDs e shows, ou seja, eram consideradas como bailarinas da mesma linguagem.

Mira Betz em apresentação no transatlântico Queen Mary na Califórnia

É claro que existem muitas bailarinas incríveis e que foram muito importantes nos anos 2000, mas preciso selecionar os pontos mais relevantes da minha pesquisa e diante dessa pequena cronologia que apresentei podemos pensar: o que todas essas bailarinas e grupos têm ou tiveram em comum? Eu arrisco dizer que a resposta está na ousadia para compor a partir das próprias referências. Assim, certas escolhas estéticas - como o fato de Frederique poder ter se inspirado em um filme para dançar sua trilha sonora, como o fato de Rachel Brice ter buscado referências em em Star Wars, ou ainda, o fato de Melodia Medley pensar em uma modelagem de calça capaz de facilitar a movimentação ao se performar o Tribal em raves, - são elementos que deixaram, aos poucos, de serem pessoais para compor uma linguagem estética do tribal.
Parafraseando Mira Betz, o Tribal é muito mais sobre você descobrir quem você é e expressar isso com essa dança herdada do que de fato tentar reproduzi-la. Irei abordar mais isso no nosso próximo encontro em que finalizamos esta pequena análise, deixe um comentário com sua opinião sobre o texto e me conte: o que você considerava mais disruptivo no tribal dos anos 2000?

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Old is Cool


Mari Garavelo (Osasco-SP) iniciou seus estudos em dança do ventre e Tribal Fusion em 2006 e desde então vem aprimorando seu trabalho através de aulas regulares e oficinas com diversos profissionais renomados nacionais e internacionais. Instrutora de Hatha Yoga e Yogaterapeuta formada pela Humaniversidade Holística de São Paulo com registro na Aliança do Yoga.  Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >> 

[Campo em Cena] A produção de eventos no Tribal: O poder sobre os meios de produção de capital intelectual.

 por Thaisa Martins



Nesta coluna, refletimos aspectos do campo da Dança tendo a teoria de campos do pesquisador francês Pierre Bourdieu como principal suporte teórico. No artigo de hoje, seguiremos a trilha que estamos construindo para pensar a importância dos eventos para a consolidação do campo da Dança, analisando especificamente a cena brasileira do Tribal. 


Bourdieu (2003) nos aponta que dentro do campo científico (aqui estamos interpretando o termo científico de forma mais alargada, associando ao lugar de campo de produção de conhecimento), há duas principais formas de poder: o poder político e o poder sobre os meios de produção. A essas formas de poder, Bourdieu associa dois tipos de capital intelectual específicos de produção. O primeiro é o capital “puro” que são os resultados diretos das pesquisas, sejam os artigos, os livros, e acrescentamos aqui as obras coreográficas, os video-danças, as performances e etc, tudo aquilo que tem a possibilidade de conceder um prestígio por meios de créditos simbólicos. O segundo tipo é o capital da instituição, que são acumulados com o tempo e que se inserem em estratégias políticas específica, temos aqui a participação em bancas de mestrado e doutorado, cerimônias, reuniões e acrescentamos, apresentação de trabalhos em eventos, palestras como convidado em eventos, ministrar aulas em eventos.


Assim, os eventos têm um papel diretamente conectados à produção de capital da instituição, onde eles administram o poder sobre os meios de produção, ou seja, eles acabam por legitimar quem são os profissionais (ou agentes no jargão Bourdieusiano) que tem espaço e concedem prestígio e reconhecimento para os mesmos. Fomos muito longe? Calma que agora vem os exemplos que esperamos desanuviar nossas idéias.


O que estamos apontando aqui é que os eventos são importantes influenciadores e viabilizadores de desenvolvimento para o fazer da Dança. Quando analisamos a cena do Tribal no Brasil, podemos identificar algumas das marcas que os eventos nos proporcionaram. O evento Tribal y Fusion, produzido por Adriana Bele Fusco (SP) em  2009, foi um dos primeiros eventos a trazer estrelas internacionais do Tribal Fusion para o Brasil, nomes como Sharon Kihara (USA), Mardi Love (USA) e Ariellah (USA) fizeram parte da equipe de professoras e dançarinas do show de gala. Aqui, as brasileiras que só tinham acesso limitado à informação, geralmente através de DVDs de aula com umas 2h de duração, estavam frente a frente com as profissionais para tirar suas dúvidas e receber feedbacks.

Em 2014 no Shaman’s Fest, organizado pela Shaman Tribal Co na coordenação de Cibelle Souza (RN) e Paula Braz (SP), tivemos pela primeira vez no Brasil (e única vez até a data de publicação deste artigo) a dançarina Rachel Brice (USA) para ministrar um Curso Profissional e workshops. A vinda da principal dançarina de Tribal Fusion do mundo ao país impactou imensamente na produção coreográfica.


Em 2015, no Festival Campos das Tribos organizado por Rebeca Piñeiro (SP), tivemos o que consideramos um dos maiores impactos para a profissionalização latino americana do então ATS® (American Tribal Style), com a realização do curso de formação ministrado pela própria criadora do estilo. Segundo informações do site do evento, foram mais de 50 profissionais que adquiriram o certificado que, antes deste momento, só seria possível ser realizado nos EUA. De lá para cá, muitos eventos marcaram a profissionalização, a produção de conhecimento e de material artístico na cena do Tribal brasileiro, bem como o pensamento curatorial. 


Com a situação pandêmica do COVID-19, a produção de eventos foi diretamente impactada e precisou se reinventar. Em 2020, o Simpósio Práksis coordenado por Lailah Garbero (MG), marcou a produção dentro da cena Tribal ao propor um evento com palestras totalmente teóricas. A procura de mais de 100 inscritas evidenciou que há muito espaço para discussões e proposições críticas dentro da produção de eventos na cena Tribal.


Em relação ao pensamento curatorial, temos eventos com um direcionamento mais regional integrando a cena. O Ankaa Fest organizado pela Ankaa na coordenação de Joline Andrade (BA), Kilma Farias (PB) e Alinne Madelon (CE), o Congresso Mineiro de Tribal organizado por Annamaria Marques (MG) e a Convenção Carioca Tribal organizada por Jessie Ra’idah (RJ) evidenciam o trabalho de profissionais das suas regiões. 


E seguindo um caminho curatorial de descentralização regional, o Fórum Tribal, que também ocorreu em 2020, contou com organização de 13 profissionais brasileiras das mais diversas regiões do país e buscou promover um espaço para debate entre praticantes, produtores e profissionais de todo o país. Aqui não houveram aulas dadas, mas sim conversas e trocas de experiências. 


Desta forma, podemos identificar que os eventos na cena Tribal tem 5 principais pontos de influência: 1) Viabilizam o acesso a profissionais estrangeiras e nacionais; 2) Servem como um espécie de vitrine para professores e dançarinas; 3) Profissionalizam o campo; 4) Geram mercado consumidor; 5) Legimizam produções intelectuais e artísticas.


O problema da construção de público


Acreditamos que o principal problema que a produção de eventos da cena Tribal brasileira enfrenta, nos últimos tempos, é a construção de público consumidor, ou seja, platéia dos eventos. Com o direcionamento das produções voltadas para o ensino de praticantes da modalidade, pouco desenvolvemos na produção de espetáculos em Tribal. Os shows de gala e de mostra artísticas não são o suficiente para construir um público consumidor da arte. Temos ainda a ideia de que o público é um potencial aluno, não um apreciador e essa é uma mentalidade que precisamos mudar.


Vemos que já tenhamos uma cena amadurecida o bastante para começar a propor espetáculos de dança que tenham a modalidade Tribal Fusion como sua linguagem artística. As Shaman Tribal Co. já nos provaram, mais de uma vez, que isso é possível. Os editais de incentivo à arte, editais de ocupação de teatros  e a busca de parceria de financiamento privado são os principais caminhos que o campo da Dança utiliza para concretizar tais projetos. 

A vida forçada no mundo digital também nos abriu para muitas possibilidades de criação, as plataformas de reunião se tornaram os novos palcos dos espetáculos de dança e teatro e, na cena Tribal brasileira, pouquíssimo (ou nada eu diria) foi produzido nessa direção. Temos muito a desenvolver nessas direções nos próximos anos.


Conclusão   


Buscamos neste artigo, refletir sobre a importância da produção de eventos para o campo da Dança, tendo a cena Tribal brasileira como foco investigativo. Apresentamos os conceitos Bourdieusianos de o poder político e o poder sobre os meios de produção, os dois tipos de de capital intelectuais o “puro” e da instituição, sendo esse segundo onde os eventos afetam diretamente.


Trouxemos um pequeno apanhado de eventos que marcaram a cena Tribal brasileira nos aspectos da profissionalização, a produção de conhecimento e de material artístico na cena do Tribal brasileiro, bem como o pensamento curatorial com o intuito de evidenciar a discussão da influência dentro do campo. E finalizamos apontando para o problema da construção de público apreciador da dança Tribal Fusion como o desafio dos próximos anos da produção. Esperamos contribuir, de alguma forma, na autonomia e fortalecimento do nosso campo a partir destas análises.


Vale ressaltar que apresentamos exemplos super pontuais de eventos. Nosso intuito não foi discorrer sobre um apanhado histórico dos eventos da cena, mas apenas exemplificar, através de uma pequena amostra, a importância da produção para o campo da Dança. Temos consciência de que muitas outras produções fizeram parte dessa construção e causaram grandes impactos no fazer artístico. 


Sigamos!    



Referências:

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo

científico. São Paulo: Ed. da UNESP, 2004. 

https://centraldancadoventre.com.br/publicacoes/notcias/42/tribal-y-fusion-e-4-edio-do-encontro-internacional-de-dana-do-ventresp/454 (acessado em 01/08/2021)

https://congressotribalcom.wordpress.com/sobre/campodastribos/ (acessado em 01/08/2021)

http://shamansfest2014.blogspot.com/  (acessado em 01/08/2021)

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/danca-para-a-alma/275877 (acessado em 01/08/2021)



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Campo em Cena


Thaisa Martins (Rio de Janeiro-RJ) é graduada em Teoria da Dança (UFRJ) e mestranda em Arqueologia (UFRJ) onde pesquisa processos de reconstrução de dança na Índia antiga. É sócia do Medusa Tribal Studio, estúdio de dança dedicado ao Tribal Fusion, suas derivações e origens no RJ,  junto com a dançarina e fisioterapeuta Maya Felipe. Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >> 

[Organizando a Tribo] Caminhos para o retorno: do online para o presencial

  por Isadora Oliveira


Eii bailarinx! Como está a organização da vida por ai?

Estamos caminhando lentamente para um retorno da vida presencial. Agora, como inovar e principalmente se organizar para a volta das atividades presenciais?


Já estamos a um bom tempo na rotina do on-line, será que já é momento de se preparar para voltar à vida presencial? Como retomar as aulas e fazer com que as alunas tenham o mesmo interesse de antes da pandemia ou até, convencer as amantes do on-line que o retorno é uma boa opção? 

 

Vamos conversar sobre possibilidades e estratégias de planejamento e organização! 

 

1 - Qualidade e Entrega 

 

Não podemos nos esquecer que como professoras estamos prestando um serviço e as aulas são o nosso produto. A qualidade das aulas presenciais devem superar ou equalizar o conforto das aulas on-line. Aproveitem as muitas vantagens da troca de energia da sala de aula. Explore o espaço, dinâmicas de movimentação e interação, sequências e exercícios de grupo, pensando sempre em acolher e cativar a aluna. 

 

 

2 - Dinamicidade e Inovação 

 

Inevitável dizer que as aulas on-line diminuíram o ritmo e a intensidade dos momentos dançantes. Agora é o momento do resgate, de propor coisas novas, fazer com que a aula seja dinâmica e interativa.  

Faça na medida do possível uma divisão do conteúdo e das dinâmicas que você vai trabalhar naquele mês e planeje as suas aulas de forma a integrar conteúdo teórico, prático, técnico e interativo para maior integração das alunas. 





3 - Flexibilidade e Hibridização

 

Entender que muitas alunas não voltaram ao presencial é necessário, por isso seja flexível, atenciosa e disponível para conseguir atendê-las da melhor maneira possível. Ter a alternativa de aulas gravadas, vídeos sequências e até aulas on-line de reforço, são maneiras de manter a sua aluna rica em material e com a opção de escolher como vai estudar. 



Se programem e tenham muita calma para esse retorno. Muitas vezes um retorno lento, gradual e organizado é mais vantajoso e, principalmente, mais seguro, do que apenas retornar sem planejamentos ou protocolos de segurança. 



Bailarinxs, tenham uma ótima e organizada semana!

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Organizando a Tribo

Isadora Oliveira (Belo Horizonte-MG) é bailarina semi-profissional, estudante e mobilizadora social. Com 19 anos de idade, graduanda em Bacharel em Direito e amante da Cultura Árabe Oriental, tem uma vasta experiência em organização grupal (apesar da idade), são aproximadamente 10 anos de trabalho e serviços sociais voluntários. É integrante da equipe VIDES Brasil (Voluntariado Internacional de Desenvolvimento e Educação Social) e está à frente da Iniciativa da Nova Geração das Danças Árabes Orientais no Brasil.  Clique aqui para ler mais posts desa coluna! >>


[Formação no Tribal] Conteúdo (Parte2): Um Trabalho Pedagógico

por Ana Clara Oliveira

Paulo Freire

Na última postagem da coluna, nós nos dedicamos sobre uma pergunta específica: qual é o conhecimento que importa na nossa dança? Em comemoração ao centenário do patrono da educação brasileira Paulo Freire – que se completará em setembro do presente ano -, vou discutir com vocês, nesta matéria, o entendimento dos conteúdos a partir do currículo Crítico-libertador declarado por ele.

Ao aproximarmos a prática educativa da dança às orientações de Paulo Freire (2019), poderíamos observar que a escolha do conteúdo programático é uma das preocupações que atravessam o cotidiano dos professores. Quando situamos o campo do estilo tribal, percebemos o alargamento das discussões sobre como ensinar e o que ensinar. Seja no formato de combos, seja numa investigação de improvisação, ou ainda, por teorização aprendemos que é preciso gerar conteúdos para as aulas.

Tal natureza não se organiza somente como uma preocupação pedagógica ou como um problema identificado: nós, docentes do estilo tribal, valorizamos um ensino com conteúdo, isto é, com o objeto do conhecimento para o desenvolvimento das capacidades dos alunes. Eis que surge a “inquietação em torno do conteúdo do diálogo e a inquietação em torno do conteúdo programático da educação (FREIRE, 2019, p. 115-116). 

Diante disso, o educador discorre a criação de um currículo crítico que responda à prática libertadora cuja “dialogicidade comece, não quando o educador-educando se encontra com os educandos-educadores em uma situação pedagógica, mas antes, quando aquele se pergunta em torno do que vai dialogar com estes” (FREIRE, 2019, p. 115-116). Essa postura pedagógica se difere do chamado “educador-bancário”, que na sua “antidialogicidade” faz uma verticalidade do saber ou até mesmo impõe o seu programa de aula, sem nunca perguntar aos alunes sobre suas inquietudes. 

Mas, como colocar esse trabalho pedagógico em ação? Ou melhor: como reduzir a educação bancária rumo ao projeto crítico e de liberdade?

Neste momento, alguns de vocês talvez estejam perguntando se a ideia é eliminar o nosso repertório de movimento e toda a nossa rica estética, a fim de propor algo quase impossível de fazer. Pois bem, a responda é: não. Para o querido pensador, a nossa tarefa é: ensinar conteúdos disciplinares, ou seja, tudo que julgarmos necessário para o aprendizado das técnicas e do universo poético do estilo tribal, mas também convocar as diferentes realidades dos alunes numa ação consciente. Esse princípio gera a estruturação dos conteúdos que importam e que precisam ser problematizados em um processo dialógico no qual as experiências diárias também formulam a criticidade. O conteúdo programático então, deixaria de ser exclusiva eleição dos profissionais do estilo tribal, para ser deles e dos alunes. Por esse motivo, “é na realidade mediatizadora, na consciência que dela tenhamos, educadores e povo, que iremos buscar o conteúdo programático da educação” (FREIRE, 2019, p. 121).

Uma das formas de aplicar essas orientações nas nossas salas de aula é a partir do “universo temático” ou o chamado conjunto de temas geradores (FREIRE, 2019, p. 121). De modo breve, os temas geradores são investigações que não se concentram nas pessoas isoladas da realidade, nem ao contrário. São buscas metodológicas conscientizadoras entre corpo docente e discente que, sendo constituídas nas relações corpos-mundo, podem ser capturadas e entendidas no domínio humano e não como se fossem coisas – assuntos soltos, fora do humano. “Investigar o tema gerador é investigar, repitamos, o pensar dos homens referido à realidade, é investigar seu atuar sobre a realidade, que é sua práxis” (FREIRE, 2019, p. 136). 


De maneira didática, podemos encontrar as seguintes etapas na abordagem de Paulo Freire (2019): investigação (busca por palavras e temas centrais); codificação dos temas (contexto concreto ou real em que os fatos ocorrem e o contexto teórico em que a codificação é analisada); decodificação (ato cognoscente realizado pelos corpos sociais e que gera a nova percepção) e por fim, a problematização (visão reflexiva). Obviamente, todo o arcabouço do currículo Crítico-libertador vai além desse texto, mas deixo aqui essas noções com o intuito de colorir e despertar ainda mais nossas aulas. Assim, vejamos o esquema abaixo:

Trama Conceitual Freireana: Ensino-aprendizagem
Ana Maria Saul e Patricia Lima Dubeux Abensur
Fonte: Revista Educação (UFSM)

Na próxima postagem, planejo publicar uma resenha do primeiro capítulo do livro Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa (FREIRE, 2020) – 66ª edição. Com estas informações, aspiro auxiliar a nossa comunidade de dança, especialmente docentes a refletir a própria atuação e a tomar decisões de maneira mais conscientes sobre: “que conteúdos ensinar, a quem, a favor de quê, de quem, contra quê, contra quem, como ensinar” (Freire, 2005, p. 45). 

E, vocês já trabalharam através do currículo Crítico-libertador? O que vocês pensam dos temas geradores? Vamos conversar? 

Finalizo com a imagem inspiradora da professora/artista/coreógrafa/estudiosa/pesquisadora do estilo tribal: Annamaria Marques, tão dedicada ao ensino amoroso e consciente.

Abraços dançantes,

Até breve!

Annamaria Marques ( @annamaria_tribaldancer) |  Fotografia: Greis Ferreira.


Referências:

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005. 

_____________Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.


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Formação no Tribal


Ana Clara Oliveira (Maceió-AL) é dançarina e pesquisadora do estilo Tribal de Dança do Ventre. Professora de Dança na Escola Técnica de Artes (UFAL). Doutoranda em Artes (UFMG) onde pesquisa a formação no Tribal. Mestrado em Dança (UFBA). Diretora da Zambak Cia de Dança Tribal ... Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >>


[Resenhando-PA] Memorial “Irupé-Régia”, um Tribal de identidade amazônida para o Tribalcore

 por Pan Lira

Abro o meu cantinho aqui explanando sobre o Tribal Fusion em Belém/PA, na cidade de minha origem e que resido, na Região Norte, mais especificamente sobre a Dança Étnica de Fusão Amazônida1, desenvolvido por mim e experienciado na composição coreográfica da Trupe Irupé com o Lundu Marajoara, para o VIII festival TribalCore: Veritas, edição virtual, idealizado por Annamaria Marques, tendo ocorrido a partir do dia 31 de maio as postagens de vídeos feitos para o festival pelo instagram, e a Trupe Irupé fazendo sua estréia no grupo do dia 3 de junho. Este festival impulsionou o repensar de que forma e como desenvolver uma performance “mergulhando em si”, e pensei em uma estilização com uma verdade intrínseca, buscando minha essência e de quem dançaria ali comigo, afinal, esta era a temática: a verdade (“veritas” do latim), haveria muitas maneiras de se fazer fusões étnicas, mas o Irupé foi levado a movimentar uma identidade mais amazônida e é sobre isto essa resenha. 

1 Amazônida: “O conceito de amazônida envolve a individualidade da região para cuja caracterização, existência e persistência a sua vinculação à àgua, a luz e a floresta, como um organismo integrado, é indispensável”(PINTO, Lúcio Flávio. 2018 em https://amazoniareal.com.br/a-utopia-amazonida/#:~:text=Quem%20for%20ao%20dicion%C3%A1rio%20online,Relativo%20ou%20pr%C3%B3prio%20do%20Amazonas.)   

Trupe Irupé por Tereza Marciel

“Irupé é o nome indigena em tupi- guarani,
da conhecida planta aquática amazônica Vitória Régia.
Irupé porque mostra nossa raiz amazonida,
cabocla, indigena também, nortista e tudo que nos compõe…
Irupé porque é flor que nasce nas água, da lama,
nascemos em meio ao caos que está o mundo…
e tão resistente e tão bela, seja dia ou noite,
como estrelas que despontam nos rios,
que nasce flor única de beleza ímpar,
que dança nas sinuosidades das águas
e juntas se tornam fortaleza e inspiração para quem busca.”

(Poesia de Pan Lira para suas alunas em uma conversa virtual para inspirar o grupo)

2º encontro/ensaio na Estação das Docas

Antes de iniciar a própria resenha em si, e explicar todos os elementos que compõe desde o nome da performance a escolha de “nossa verdade”, faço um preâmbulo importante de agradecimento e contextualização de como essa coreografia se desenvolveu: inicialmente agradeço às mulheres que participaram comigo dessa experiência, minhas tribaleras de nível iniciante/básico que se permitiram à sua primeira apresentação: Dayane Macedo, Luciana Oliveira, Mayra Faro e Sidna Farah. Necessito ressaltar sobre a união de mulheres, neste caso pela arte, pela sua (e nossa) saúde física, mental e emocional nesses momentos instáveis nacionalmente e mundialmente, em que encontramos na dança e no Tribal um refúgio, por optarem pelo seu aprendizado e também valorizarem meu trabalho, pois elas estavam em seus primeiros meses iniciando o estilo Tribal Fusion, quando a cidade de Belém/PA entrou em lockdown e foi oferecido a elas a opção de suspenderem as aulas ou manterem de forma on-line, fizeram a segunda opção, e projetando que o lockdown fosse breve (menos de um mês), nossos encontros virtuais tomaram o eixo que nos facilitaria a compor uma coreografia em conjunto, já que além da necessidade do afastamento físico, eram pessoas que faziam aulas em locais diferentes comigo. Inicialmente, perguntei a elas quais movimentos que praticavam em aula, gostavam de sentir e fazer, quase unânime os movimentos sinuosos e deslocamentos foi exaltado – preciso ressaltar que em aula busco trazer uma nomenclatura abrasileirada, adaptada para algo que crie acessibilidade e familiaridade: círculo duplo, passo grego com variação de braços, camelos, redondos de busto/quadril, fogueira, floreios nas mãos e flor de lótus, compunham a variedade do repertório que usaríamos.

Trupe Irupé - Movimento de saia

A pesquisa desenvolvida acerca do Irupé, primeiro foi relacionada ao que fariamos e porque fariamos: Um vídeo-dança como resultado da vivência on line de aulas? Sim, a proposta seria esta, já que por hora era nossa única opção para apresentar-nos. Teria uma temática mais generalista (o Tribal Fusion e seus fundamentos), ou teria uma identidade mais restrita? Definimos pela segunda opção, conectando ao Tribal Fusion à nossa raiz amazonida, para se encaixando na proposta do festival TribalCore para nos apresentarmos. Em virtude dos movimentos escolhidos em conjunto, e já experienciando solos e estudos com danças populares paraenses, decidi pela fusão com o Lundu Marajoara, ritmo e dança afro-brasileira paraense, de negros bantos que foram escravizados na Ilha do Marajó, que hoje faz parte do repertório de grupos de dança parafolclóricos1 do Pará. A musicalidade e a dança do Lundu é historicamente manifestada em todo Brasil, “segundo Vicente Salles (2003, p. 163), essa dança é uma ‘espécie de samba de roda, dança e canto comum em todo o Brasil, desde o século XVIII’”2, porém no município de Soure, no Marajó, o modo de dançar se torna único, é trazido o rebolar mais marcado no corpo de quem dança, homem ou mulher, em movimento mais sinuoso e marcados dos quadris, giros e troca de olhares entre quem dança, como um cortejo, a ponto de também ser uma musicalidade que em performance de dança-teatro conta a lenda do BotoAs mulheres trajam saias muito rodadas e longas de tecido de chita com fundo de cor única e flores estampadas e a blusa de renda branca longa ou curta, flores presas na lateral do cabelo e adornos como colares, pulseiras e brincos vistosos, geralmente de sementes, e esta foi a inspiração para a estilização da roupa da Trupe Irupé: usariamos saias muito rodadas e longas, de tecido de chita, as flores nos cabelos, presos na lateral, adornos e blusa que harmonizassem com nossa proposta, pois o objetivo era fazer fusão!

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Trupe Irupé - Irupé Régia na selva de pedra


Optamos pela utilização sem mixagem ou alguma estilização que alteraria o ritmo do lundu marajoara, trazendo a musicalidade étnica “pura” tocada pelos grupos parafolclóricos. A união dos movimentos sinuosos do repertório Tribal com os movimentos envolventes de sinuosidade similar dançada no Lundu Marajoara, seria fácil, o maior trabalho se deu para encaixar os movimentos de saia com os giros, devido ao vento na Orla da Universidade Federal do Pará, onde gravamos, mas que fomos agraciadas pela presença de uma inesperada plateia de um boto-tucuxi, o encaixe de movimentos de deslocamento no ritmo da música em conjunto também foi desafiador, afinal, houve apenas dois encontros presenciais, além dos ensaios virtuais, antes da gravação do vídeo pela produção de Tereza & Aryanne. Queriamos em nossa dança, trazer uma essência que nos fizesse sentir em casa, nos trouxesse o movimento das águas, dos rios abundantes da nossa região, de nossa encantaria como a sinuosidade da cobra grande, a beleza da vitória-régia, qual foi decidido pelo nome em tupi-guarani “Irupé”, o “Régia” foi por uma pressa de logo se associar à planta aquática, qual também trouxemos com o mudra da flor de lótus. Assim, desenvolvemos nossa performance de fusão étnica com nossa essência, como cheiro do Pará.


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Trupe Irupé - Mulheres Amazonidas


Preciso ressaltar que há uma escassez de representantes sejam professores ou dançantes de Tribal Fusion na região Norte, a produção artística acerca desta dança ainda é pouca, e pouco conhecida, divulgada, procurada até mesmo pelas pessoas da região, entretanto, especialmente em virtude do espaço virtual nos tempos de hoje, o contato pode ser mais presente e frequente e a visibilidade do Estilo Tribal e seus desdobramentos na Região Norte maior, mas na época que iniciei minhas práticas tribaleras, em 2010, havia apenas duas professoras do estilo em minha cidade, perpassando sempre através da estética e nomenclatura da Dança do Ventre, criando um déficit maior em relação aos outros regiões que produzem o Estilo Tribal, assim como o desenvolvimento do aprendizado também poderia ser por vídeos ou quando nos deslocavamos em viagem para entrar em contato com outros profissionais do estilo, e me refiro a viagens nacionais (!), e essa necessidade também se observa com quem pratica Dança do Ventre/Dança Cigana, em minha região. Historicamente a região Norte sempre foi vista apenas como base de matéria-prima para o Brasil, criando um isolamento e tendo um acesso mais difícil acerca de conhecimentos mais específicos, assim também como desenvolvendo dentro do mesmo espaço, um mercado de consumo que se retroalimentaria, e trazendo esta colocação à esfera artística, uma produção popular local, que por mais que houvesse certa influência externa, seria mais ligada aos países da região Caribenha do que ao Brasil em si, desenvolveríamos danças e ritmos próprios e étnicos como os mais conhecidos: carimbó, lundu marajoara, marujada, siriá e os populares contemporaneos como o brega marcante, melody, technobrega, guitarrada, calypso. Essa contextualização se faz necessária, para discorrer sobre algumas discrepâncias em aprendizados dançantes que temos, ainda que hoje, na era virtual de 2021, tenha a possibilidade de ser mais consonante com o globoSempre vi o Estilo Tribal como uma porta que pode se desdobrar em uma teia de significados, ideias e inspirações, fosse coletivamente ou em solo, inclusive trazendo a vasta identidade brasileira, pois também me levou a conhecer outros horizontes, histórias e culturas, a admirar, respeitar e honrarAgora encerro por aqui, agradecendo extremamente à Aerith pelo espaço que sou fã desde meus primeiros anos de tribalera e claro, a equipe de produção de Tereza e Aryane, e apoio de Gabriel, a você leitor e especialmente às minhas tribaleiras.


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Trupe Irupé - Flores das águas por Tereza Marciel


Assista o víde-dança “Irupé-Régia”:





Referências Bibliográficas:


1 PARAFOLCLORICO: “No sentido de se aproximar com o prefixo “para”, na gramática da língua portuguesa, quer dizer: próximo à, perto de, parecido, semelhante e “em oposição a” como: paranormal, parafonia. É com o sentido de proximidade com o folclore que os grupos parafolclóricos trabalham as suas produções coreográficas, pois esses grupos se caracterizam de certas organizações, fundamentadas no estudo do folclore e transmitidas de modo espetacular .” (AZEVEDO, 2004, p. 11).

2 AZEVEDO, Maria Ana Oliveira de. LANDUM, LANDU, LONDU, LUNDUM OU LUNDU: MATRIZES CULTURAIS DE UMA DANÇA MARAJOARA. p.2.

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Resenhando-PA

Pan Lira, natural de (Belém-PA) , professora, pesquisadora e dançarina  Tribal Fusion, Danças Ciganas e Dança Oriental, apaixonada por fusões, e desenvolve pesquisa em danças regionais nortistas e das danças afro-religiosas das Yabás, desenvolvendo sua própria de fusão com danças Paraenses chamado "Dança Etnica de Fusão Amazônida". Graduanda em Licenciatura em Dança pela UFPA, ensina as modalidades étnicas que estuda desde 2014. Clique aqui para ler mais post dessa coluna! >> 

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