[Flamenco] Flamenco e ATS - O Egyptian Sevillana

por Karina Leiro



O Egyptian Sevillana se inspira na Sevillana (se pronuncia Sevilhana), dança originaria da baixa Andaluzia (região ao sul da Espanha), derivada de um tipo de canção espanhola chamada Seguidillas manchegas, típica das atuais comunidades autônomas de origem castelhana (Castilla-La Mancha, Comunidad de Madrid e o sul de Castilla y León (provincias de Segovia, Ávila y Burgos) e adaptadas à cidade de Sevilla. As sevillanas podem ser vistas na Feira de Sevilla, nas romarias, ou em locais onde se reúna um grupo de pessoas, até mesmo na balada, em bares e boates. A sevillana é originalmente dançada aos pares, geralmente homem e mulher, mas é recorrente ver duas mulheres dançando. É possível variar as formações principalmente quando a sevillana é levada para o palco, variando entre pares, círculos, blocos, filas, etc.

As sevilhanas habitam a tênue linha entre o folclore andaluz e o flamenco e trazem em si a essência popular junto com a expressividade do flamenco.

As sevillanas tem 4 coplas, denominadas segundo a ordem em que são dançadas; a primeira a segunda, a terceira e a quarta. Do ponto de vista da dança, as coplas podem ser explicadas como quatro pequenas danças dentro de uma mesma música e a estas quatro danças em conjunto, chamamos sevillanas.

As sevillanas variam segundo as suas origens ou ao local onde são cantadas e dançadas: as rocieras são cantadas nas romarias da Virgem del Rocio; as de feria são cantadas nas feiras e festividades populares; as corraleras são as dos “currais” ou pátios das casas da vizinhança, onde eram dançadas antigamente.

Do ponto de vista da dança, existem muitas versões diferentes de sevillanas, os passos podemos variar de uma para a outra, além do espaço para improviso. Sendo a estrutura musical das coplas sempre a mesma no que diz respeito à métrica, qualquer das versões da dança vai caber nas coplas de qualquer música de sevillanas, independente do seu canto ou melodia. Apesar das diferenças entre as versões, há recorrências em todas elas que permitem identificar qual das coplas está sendo dançada. Por exemplo, a terceira copla é a do sapateado, a segunda é a da roda, etc. Passos como paseos, remates e passadas são comuns a todas as coplas e versões.

O Egyptian Sevillana foi provavelmente inspirado nas passadas, passo presentes nas 4 coplas (porém mais repetido na primeira) onde o par troca de lugar. As pessoas dançando uma de frente para a outra, trocam de lugar entre si, de maneira em que uma vai ocupar o lugar da outra e então voltam a ficar de frente na posição inversa à que estavam anteriormente.

No Flamenco:



No ATS:






[Tribal Brasil] Tribal Brasil na cidade

por Kilma Farias

Karine Neves - Porto Alegre-RS
“Trago comigo uma bagagem de lembranças históricas, que posso alimentar por meio de conversas ou de leituras – mas esta é uma memória tomada de empréstimo, que não é a minha.” (HALBWACHS, 2003, p. 72)

Partindo do pensamento do historiador Halbwachs, faço um paralelo com a bagagem de memórias que adquirimos no Tribal ao assistirmos vídeos de bailarinas da Índia, Estados Unidos, Japão, Egito, etc., ou ao lermos sobre danças étnicas diversas do mundo, apreciarmos fotografias, etc. Trata-se de uma bagagem de memória tomada de empréstimo quando não estivemos nesses lugares vivenciando dada realidade, mas que acessamos nas nossas composições em dança.
Juliana Garcia - João Pessoa-PB

“[...] uma memória [...] que não é a minha.” E que faz com que nosso produto final em dança chegue ao palco como se também não fosse nosso. Porque falta a nossa memória vivida. Somos feitos de tempo e espaço, e das lembranças que, de modo consciente ou inconsciente, essa relação gera em cada um de nós.

O caminho que percorremos de casa ao trabalho, o supermercado que frequentamos, a praia, o cinema, a sala de aula, nossa casa, nossa rua, as viagens que fizemos, as pessoas com quem cruzamos diariamente ou uma única vez na vida, tudo isso faz parte da nossa memória vivida – colabora para o que cada um de nós é hoje. E nos modifica. É na relação com os espaços que as experiências acontecem e as múltiplas identidades dão lugar à coletividade, a uma visão de mundo, um ethos.

Nesse sentido, um dos pontos que tenho abordado no Curso de Formação em Tribal Brasil é a relação da bailarina com sua cidade, com o conceito de lugar e suas implicações afetivas trazidas pela memória. Essa ação tem o intuito de trazer à tona uma memória corporificada, que confira verdade à dança – porque vem plena de vivências do dia-a-dia.

Dayeah Khalil - Guarujá - SP

Em uma das atividades desenvolvidas, peço para que a aluna aproveite um momento de caminhada rotineira para observar o mundo que a rodeia, o “lá fora”: os sons, aromas, formas, cores. Apenas observar o ambiente que anda influenciando-a, muitas vezes de modo inconsciente. E partir daí essa vivência é registrada no “diário de bordo” do curso – uma espécie de diário onde a bailarina registra de modo artístico, livre ou sistematizado, através de poesia, desenho, pintura, colagem, texto, fotografias, suas experiências ao longo do curso, suas relações com o que estão descobrindo, etc.

E a partir disso compõe-se uma pequena partitura em dança que passa a ser registrada em vídeo, de modo livre – seja videodança, videoarte, documental, videoclipe, etc. E, nesse fazer, podemos apreciar as diferences nuances e impressões que a cidade nos provoca e o quanto ela modifica nossa dança. Não precisamos deixar de fora tudo o que nos influencia no nosso cotidiano para dançar Tribal. Às vezes ficamos tão maravilhados com a alteridade, com o que nos é exótico – o que vem da Índia, Egito, etc. – que calamos nossas beleza, riquezas e singularidades: nossa brasilidade.

Selecionei algumas atividades das alunas do Curso de Formação para compartilhar nesse post e faço um convite a você também. Da próxima vez que sair na rua, observe os relevos, construções, pessoas, aromas, formas, relações, afetividades. Traduza em palavras, imagem, desenhos ou pintura a sua percepção, como esse mundo vivido por você te afeta. E, num segundo momento, traduza para o corpo, para o movimento, buscando as relações com o seu fazer Tribal. Se puder viver essa experiência em um lugar da sua cidade que signifique para você, melhor ainda. E se resolver registrar em vídeo, compartilha comigo. Vou adorar conhecer um pouco mais sobre o Brasil que você vive e sua relação com a cidade.

Karine Neves – Rio Grande do Sul:




Juliana Garcia – Paraíba:




Dayeah Khalil – São Paulo:








[Retalhos de uma História] Shafiqah La Copta

por Ju Najlah

Shafiqah La Copta foi aluna da primeira bailarina  de Dança Oriental egípcia, Shooq. Ela nasceu em 1851 em "Shobra", subúrbio do Cairo, em uma família conservadora e modesta.  Há relatos de que tenha fugido de casa à idade de 12 anos. Outras pessoas relatam que sua família ficou escandalizada quando ela começou a pensar em dançar e que aos 19 anos de idade saía de casa escondida dos pais para ter aulas com Shooq, dizendo que ia a Igreja. Seus pais morreram quando ela ainda era jovem. Depois casou-se, e viveu por um tempo sob circunstâncias pobres, tentando melhorar dançando nos clubes. Sua primeira apresentação foi em festivais folclóricos. Depois começou a dançar em casas noturnas. Era muito bonita e talentosa e alcançou a fama dançando na boate "El Dorado".

Em 1871, ela dirigia um grupo de músicos e bailarinas. Em 1917, participou da primeira Feira Internacional, em Paris, onde se classificou como primeira colocada.

Shafiqah La Copta já era uma lenda em seu tempo, na década de 1920, e tornou-se a dançarina mais famosa e rica do Egito após o falecimento de sua mestre, Shooq. Seus fãs lançavam moedas de ouro egípcias a seus pés. Foi dito que ela chegou a usar pares de sapato de ouro e brilhantes.

Shafiqah La Copta inseriu na dança acessórios de equilíbrio, como o candelabro e bandejas. E não só isso, ela abria espacates durante a dança! Entre seus muitos admiradores havia ministros e outras pessoas de influência.


Trecho do filme sobre Shafiqa La Copta

Este período marcou o início da era de dançarinos famosos no Egito. Bailarinos bem sucedidos começaram a abrir seus próprios clubes. Shaafiqa abriu a casa "Alf Leyla", também conhecida como  "1001 noites".

Sua influência não se limitou ao mundo da dança. Durante a revolução de 1919, colaborou com revolucionários opositores ao domínio inglês.

Shafiqah La Copta tornou-se extremamente rica, mas seu sucesso não trouxe  só dinheiro. Ela também gastava muito e tornou-se viciada em cocaína. Morreu desamparada, em 1926.

O filme "Chafika el Kebteya" ou "Shafika o copta" de 1963, dirigido por "El Hassan IMAM" relata a história desta lendária bailarina oriental. O filme conta com a participação de Rostom Hind, Hassan Youssef, Zizi El Badrawi.

Trecho do filme sobre Shafiqa La Copta

O nome dela você poderá ver  escrito de diversas formas: Shafiqah Alqebtieah, Shafiqa Al-Qibtiyya,  Shafie'a Qebtiyya, Chafika el Kebteya, Shafiqah al-Qutubiah, el Koptiyva ou Shafika o copta.


Fontes:


[Venenum Saltationes] Butoh – A Dança das Trevas

por Hölle Carogne

Butoh (bu=dança e toh=passo) é um estilo de dança (arte dramática - teatro japonês em forma de dança com mistura de mímicas e expressão corporal). Também denominado “Ankoku Butoh” - “Dança das Trevas”, o Butoh é uma forma primal de dança que se origina no agora e no muito antes, sem começo, meio ou fim, onde a vida borbulha e instiga o autoconhecimento, extrapolando, assim, a força dos gestos, movimentos ou plasticidade do palco.

Surgiu no Japão pós-guerra, em 1959, e ganhou o mundo na década de 1970. Criada por Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno.


Dance of Darkness - Documentário sobre a dança Butô:


A dança butoh nasceu a partir de performance Kinjiki (Cores Proibidas) interpretada por Tatsumi Hijikata e Yoshito Ohno,  e baseada nos escritos de Yukio Mishima. Na época , o butoh escandalizou o público, pela violência e contestação à linguagem formal, e porque a peça apresentada fazia alusão à zoofilia.


Para muitos, o butoh não é uma dança, mas uma encenação teatral.

“Butoh é uma das mais arrojadas formas de dança contemporânea, única do Japão. Expressa ao mesmo tempo tantas idéias diferentes que é impossível defini-la. Ela somente choca e surpreende”. Ohno

O butoh conecta a consciência com o inconsciente. O movimento não é ditado pelo que está fora, mas aparece na interação entre exterior e interior do mundo. A essência do butoh baseia-se no mecanismo em que os dançarinos deixam de ser eles mesmos e tornam-se outra pessoa ou coisa. Nessa arte, o importante não é a transformação em alguma coisa, mas a transformação em si mesma, o fato de mudar-se. Somente assim pode-se trazer o corpo de volta para seu estado original.

Corporalmente, a linguagem Butoh buscou sempre como elemento essencial a força dos pés e do quadril, partes que mantêm contato direto com a terra como que para sugar a energia vital através dela. A civilização distancia cada vez mais a terra do corpo.



A idéia de corpo morto (bastante difundida dentro do butoh) sugere um corpo e uma alma vazia, livre, leve, sem empecilhos que o impeça de expressar-se.

A ideia do “olho de peixe” que lembra os olhos de um cadáver, sem vida e estático, porém, assim como o peixe, extremamente vivo e pronto para reagir.

O Butoh expressa o que é universal, expressa o que é o ser humano e a sua verdade. Assim, tanto para o butoka quanto para aqueles que o vêem dançar, as máscaras sociais são arrancadas e a verdade de cada um é brutalmente desvendada causando, consequentemente, uma espécie de alvoroço interior que nos obriga a sair de nossas estaticidades e conformações em busca do nosso verdadeiro eu.


Em butoh, o corpo pode “ver com a pele, respirar com o ventre”. Nesse sentido, o interior do corpo permanece vedado ao órgão da visão, aberto por uma faculdade do “sentir”, de um território incomum, de estados singulares de percepção.

Os dançarinos de Butoh quase não usam vestimentas, para eles a roupa veste o corpo e o corpo a alma. E é através da alma, das emoções, da vivência de cada um é que são criadas as sequências gestualísticas que formam o Butoh.

A maquiagem melancólica, o branco sobre todo o corpo, faz com que os músculos sejam realçados, e suas formas expressivas delineadas em movimentos essenciais, se valorizem pela ausência de pêlos.



O Butoh recupera a vitalidade e a força do corpo, de um corpo domesticado pelas atividades cotidianas e esmagado pelas regras estabelecidas. O desenho de cada gesto é simbólico. Ele estimula idéias, associações e emoções tramando uma visibilidade: As intensidades, os afetos que atravessam os corpos, a música, os movimentos, são expressos através dos gestos.

“Entre ruídos, gemidos, sons e gritos movem-se homens e mulheres - seus rostos estão distorcidos em esgares alucinantes, os olhos revirados para dentro, as línguas penduradas, a saliva escorrendo. A movimentação é lentíssima como se cada mover não fosse apenas muscular, mas custasse cada órgão do corpo dos bailarinos. O primeiro impacto é de terror. [...] Existe algo naqueles quase-monstros que os toca de forma singular. Essa ‘deformidade’ explícita, que não é externa, é interna, liga o "butoh" ao homem universal. O caos representado é o caos do século XX, não importa oriente ou ocidente...” (Solange Caldeira)




Para Saba Khandroma:

“o Butoh é hoje em dia a linguagem em que eu existo profundamente, eu não o escolhi, mas ele sempre foi parte de mim e eu o encontrei novamente. É a transformação de um corpo que não é corpo. Também é a liberdade e a extinção do “Eu”. É a poesia e o sutil, o pequeno gesto latente... Onde se busca com o espírito, onde dançam as forças cósmicas... É um fluir constante.”


Segundo João Butoh:

“Todo artista está ligado de alguma maneira a uma crença ou mesmo alguma forma de espiritualidade. Buscamos atingir o divino o tempo todo. Buscamos o sublime, o perfeito. O Butoh assim como qualquer outra arte deve estar isenta de padrões religiosos. Cada artista a meu ver deve buscar a sua maneira de se conectar com o ser supremo que o ampara e o ilumina.”

“Se o butoh é uma dança, e dança a fazemos com o corpo, o mínimo que se espera de um intérprete é que o mesmo tenha um trabalho corporal significativo. Que tenha conhecimento do próprio corpo.”

“O Sentir deriva de sentimentos, e eu sou só sentimentos. Não acredito que a arte esteja isenta de sentimentos. Eu me preparo para estar completo em cena. Tenho uma paixão por histórias. Paixão por histórias emocionantes, aquelas que tocam fundo na alma. Está é uma característica da minha arte. Conto histórias por meio do butoh. É o que me seduz na arte, proporcionar uma viagem emocionante durante alguns minutos, e no final desta jornada, deliciar que o meu público está totalmente entregue a esta doação. A arte como instrumento para emocionar as pessoas. Daí, é um passo para a transformação do indivíduo. Sim, só a arte transforma!”


Como leitura, sugiro o trabalho da Solange Caldeira e do João Butoh, grandes referências desta pesquisa:




Deixo aqui os vídeos de butoh que mais se comunicam comigo:










[Notícia Tribal] Comunicação & Dança

por Aerith

Melissa Souza, bailarina, blogueira e graduanda em Jornalismo, está realizando uma pesquisa acadêmica para delimitação do tema de seu trabalho de conclusão de curso. 

"A ideia é construir algo que seja aproveitado como objeto de estudo, informação e entretenimento pelas dançarinas-acadêmicas."


Participe registrando sua opinião no formulário abaixo:

Clique na imagem acima para acessar o formulário online



[Notícia Tribal] Portal da Dança

por Aerith

A bailarina Rafaella Chaves, de Campina Grande-PB, vem com uma proposta interessante e inovadora para a cena tribal brasileira: um portal aberto para professores de dança publicar suas aulas onlines e workshops. Contudo, para saber a melhor maneira de proceder, ela pede ao público tribal que dedique menos de 5 minutos do seu dia para responder o formulário de opiniões, ajudando, desta forma, a consolidar o projeto de uma forma mais consistente.

"Nossa ideia é criar um portal aberto a professores de dança que desejem publicar aulas online e aos alunos que tem interesse em aprender conceitos e técnicas de dança na internet.

Gostaríamos de saber as suas opiniões relativas a algumas características de funcionamento do portal, visando atender da melhor forma às necessidades dos professores e alunos que venham utilizá-lo no futuro."
Clique na imagem acima para abrir o formulário de pesquisa


[Ubuntu Tribal] Gratidão por dançar um estilo criado por uma tribo de muitas mulheres

por Gabriela Miranda



Tenho me enchido de alegria ao perceber que nos últimos anos cada vez mais brasileiras entendem a importância do estudo da técnica específica de Tribal, para dançar esse estilo. Mais do que estudar isolamentos afiados, fazer carão e executar perfeitamente movimentos de Dança do Ventre, estudar o Tribal exige conhecer sua história, seu significado, seus conceitos, seu repertório e técnica própria... E junto com esse estudo vem a constatação de que a maioria daqueles movimentos que vemos nossas bailarinas preferidas executarem tem um nome e um “pulo do gato” que somente estudado com uma professora preparada irá ser entendido.

Infelizmente quando descobrimos o Estilo Tribal por aqui no Brasil, importamos apenas a estética de início, e poucas bailarinas compreenderam as técnicas e conceitos específicos do Tribal. Uma das coisas que me alegra é que o número de estudantes regulares, tanto de Tribal Fusion quanto de ATS®, aumentou muito nos últimos anos, e o de Sisters Studio também, além das professoras de Tribal Fusion e Dark Fusion, facilitando o acesso à técnica própria dos movimentos do Repertório específico do Estilo Tribal. Estudando o Repertório Clássico e Moderno do ATS®, por exemplo, lançamos um olhar aprofundado sobre aqueles passos que sempre sonhamos aprender e que amamos ver nossas bailarinas referência – tanto do ATS® como do Fusion – executarem no palco com tanta elegância. Me surpreende também ver pessoas que antes não se interessavam pelo ATS®, agora descobrindo nesse estilo mais do que uma fonte de estudo, mas uma forma de diversão e exercício de sororidade com amigas, colegas e alunas. De verdade fico feliz de ver que as pessoas estão entendendo como o estilo funciona e a amando suas particularidades.

Mas o mais importante de tudo isso,  para mim, é saber que os CONCEITOS do Tribal estão sendo melhor fundamentados. O que muitas de nós pregamos é justamente o aprofundamento nesses conceitos que fundamentam nossa dança e que nos constituem como bailarinas de Tribal, não apenas estudar os passos e repertório da dança que for, da origem que tiver. O Tribal é um estilo conceitual em essência, então por que reproduzir somente sua estética geral?

Seguindo esse sentimento, queria compartilhar um desses conceitos fundamentais do Tribal, pelo menos para mim: a GRATIDÃO.

Um dos conceitos do American Tribal Style® que mais amo é o Puja, uma homenagem à Dança Clássica Indiana, também conhecido como Moving Meditation, Gratitude Meditation ou Pranam, que é uma meditação de gratidão em movimento, mas não é uma oração ou prece, nem é religioso ou espiritual em nenhum sentido, e serve para simplesmente agradecer e reconhecer os elementos necessários para realizarmos nossa dança. Nós o fazemos antes de dançar, seja em aula ou no palco, como forma de aterramento e concentração. Carolena explica no livro “American Tribal Style® - Classic”, escrito por ela e Kristine L.Adams: “Com nossos corações nós estamos agradecendo o espaço no qual dançamos, a superfície onde dançamos, a música a qual dançamos, as professoras que nos ensinaram, e nossos ancestrais que vieram antes de nós.” Resumidamente, esse é o Puja. Eu digo resumidamente porque no próprio livro e nos ensinamentos de nossas professoras, o significado do Puja é muito mais profundo... Desde o sentido da flor de lótus desabrochando que desenhamos com as mãos para lembrar que nossos erros fazem parte do processo de aprendizado, passando pelo movimento de braços que inclui e agradece nossas colegas de aula ou companheiras de grupo, o Puja nos leva à reflexão de que não estamos sozinhas, de que precisamos umas das outras e do todo para sermos nós mesmas, para sermos quem realmente somos. Estamos unidas pela dança e por muito mais que apenas isso.

O Puja é muito inspirador para mim, já refleti muitas vezes sobre seu significado e sobre a extensão do que estamos agradecendo... Deixo aqui o link do Puja completo para quem quiser ver a parte prática:



Também pode ser visto em ação no inicio desses dois vídeos:




Eu acredito que a gratidão eleva nossos sentimentos como um todo, nos direciona e amplia nossa capacidade de fazer e reconhecer o bem. Além de ser um sentimento muito gostoso quando sentido verdadeira e profundamente! Eu gostaria muito que o Tribal nos ensinasse a sermos mais gratas, realmente gratas por tudo que temos, somos e compartilhamos... E que também nos tornasse mais unidas, mesmo que discordemos e mesmo que sejamos muito, muito diferentes das nossas colegas, professoras, alunas, amigas... Vamos ser gratas por tudo, principalmente pelos ensinamentos recebidos dessa dança? Porque tudo sempre nos ensina alguma coisa, se estivermos abertas para receber esse conhecimento.


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