[Notícia Tribal] Rifa Tribal por Ana Harff


O sorteio será dia 31 de julho e qualquer pessoa pode participar, mesmo  estando em outro país. 

Como participar?
É bem simples! Cada rifa sai por apenas R$10,00 (frete não incluído). A ideia é que as pessoas interessadas na rifa o façam por depósito bancário. Os números da rifa são enviados por correio. 

Interessados na rifa entrem em contato com a Ana via facebook(clique aqui) ou por e-mail: anaharff@gmail.com para que ela passe todas as informações necessárias para participar.

OBS: Rio de Janeiro e Buenos Aires sem/sin frete/flete.

Dia do sorteio da rifa: 31 de julho. 
Valor: R$10,00
Materiais: cristais de vidro cor dourada, moedas kuchi e correntes. 






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A Influência Cultural Brasileira no modo de ver e expressar o Tribal – Final

por Janis Goldbard

Essa pequena pesquisa vem na intenção de demonstrar possíveis influências estéticas e comportamentais no nosso modo de ver e expressar o Tribal, trazendo algumas analogias e observando pontos nos quais antigos artistas, movimentos artísticos e obras de arte que em algum momento de nossa história da arte brasileira podem ter contribuído para essa percepção e nosso modo de expressar o Tribal.

Relembrando, na InfluênciaCultural Brasileira no modo de ver e expressar o Tribal – Parte 2 chegamos até a década de 40 fazendo ligações entre o que estava acontecendo no cenário artístico cultural político brasileiro e a dança do ventre no mundo para observarmos como essa influência chegou até nós e como foram por nós absorvidas.Depois de um período de enrijecimento político que de certa forma reprimiu a cultura brasileira, o país até que enfim é agraciado com a primeira apresentação de dança do ventre.

No ano de 1954, Zuleika Pinho, bailarina de balé clássico formada pela escola de teatro municipal, foi convidada a fazer uma apresentação em um clube árabe chamado Homes. Zuleika praticava além do balé clássico vários outros estilos de dança e dançava desde os 13 anos de idade.  Ela conta em uma entrevista (http://horusfestival.blogspot.com/p/60-anos-de-danca-do-ventre-no-brasil.html) que não tinha ideia do como faria e de como seria essa apresentação, mas decidiu aceitar mesmo assim.

Foi durante o ensaio que conheceu a música e os instrumentos árabes e desde então se apaixonou.  Zuleika conta que  foi tudo muito intuitivo. O fato de ela já ser uma bailarina com certeza lhe deu crédito e visibilidade, o que se dizia de suas performances é que eram hipnotizantes e ela possuía charme, delicadeza e muito expressividade. “A técnica se adquire com estudo e prática, mas o sentimento nascemos com ele.” Zuleika sempre foi muito elogiada pela imprensa que sempre a apoiou e que inclusive lhe deu o título de  “Rainha da dança do ventre”.


“A técnica se adquire com estudo e prática, mas o sentimento nascemos com ele.”
Um pouco mais pra frente para nossa sorte, chega no Brasil, em 1957, Madeleine Iskandarian,  palestina de nacionalidade, foi cabeleireira  por alguns anos e, somente a partir da década de 70, começou a se dedicar à dança do ventre. Foi aí que  a bailarina, cantora e professora começou a aparecer no Brasil, adotando o nome artístico de Shahrazad Shahid Sharkey. Suas apresentações aconteciam no Bier maza em São Paulo, que foi um restaurante muito importante na história cultural árabe brasileira.

Shahrazad foi a pioneira no ensino por meio de VHS, livro, artigos e entrevistas na TV, o trabalho de expansão da Dança do Ventre no Brasil e no exterior foi de muito profissionalismo e, em 1998, escreveu o livro intitulado “Resgatando a feminilidade – Expressão e Consciência corporal pela dança  do ventre”; além de produzir vídeos didáticos para exercícios da dança que ao todo somam três mil exercícios criados por ela baseados em sua metodologia de ensino.



Shahrazad não está mais entre nós, mas seu legado está presente nas obras que criou, no modo como se expressou, no como transmitiu a arte da  dança do Leste como ela gostava de instruir a se referir a dança do ventre e nas grandes bailarinas que estudaram com ela e, hoje, são referências no Brasil e no exterior. Entre algumas que foram suas alunas: Lulu From Brazil, Hayat El Helwa, Suheil, Jhade Sharif entre outras.





Shahrazad dizia:

“Meu trabalho não tem a pretensão de criar novas coreografias, pois a dança do leste existe há séculos no mundo árabe, tudo já foi dançado. Meu trabalho, no qual cada gesto envolve um profundo respeito pela essência humana cada movimento é sagrado, e não estou falando no sentido religioso. Somos sagrados por sermos filhos do planeta Terra, do criador. Pertencemos ao universo”.




Durante este período o Brasil estava vivendo um momento de florescimento da cultura árabe e alguns artistas relevantes para essa estruturação no Brasil, como Atef Issaf e o grupo folclórico “Cedro do Líbano”, também faziam apresentações. Atef foi um dos divulgadores da dança folclórica árabe, bem como Samira Samia que também contribuiu para essa estabilização e divulgação da dança do ventre no Brasil.  


Samira foi autodidata,pois na época não haviam meios para estudos tão acessíveis como hoje, mas, desde que se interessou pelas danças orientais houve de sua parte muita pesquisa e estudo a fim de aperfeiçoar suas apresentações o que transparecia em suas propostas sempre inovadoras, onde acessórios eram introduzidas, sendo a primeira a dançar com espadas no Brasil.Inclusive, foi muito criticada por essa versatilidade. Algumas pessoas diziam que esses acessórios eram invenções, contudo, o tempo foi passando e hoje está provado o caráter de estudo no qual Samira se baseava.

Em 1977, já ministrando aulas e instigando a curiosidade do público brasileiro, conseguiu então  realizar o primeiro festival de alunas, começando pequeno e, no terceiro festival, já seria necessário alugar um clube bem maior. O tão conhecido Mercado Persa é fruto desses festivais e é conhecido desde 1995 quando foi idealizado. Essa marca se consolidou e hoje é forte referência no cenário da Dança do Ventre  junto ao jornal “Oriente, encanto e magia”.

Como percebemos, no Brasil tudo começou sobre uma base muito sólida, com pessoas competentes e realizadoras de grandes feitos. Isso está se refletindo hoje, pois, se vermos por essa ótica, está muito bem encaminhado e a estabilização da dança do ventre tende a se firmar e a ser respeitada cada vez  mais. Nossas influências iniciais nos mostraram determinação e estudo, sobre a técnica, a criatividade se apóia e nisso percebemos mesmo no estilo de Shahrazad que também nos orienta a sermos expressivas, termos o sentido de respeito e devoção com o nosso ser feminino.




Apesar de nos depararmos com alguns desacertos e falta de conceito em algumas propostas, percebemos que esse tipo de trabalho não se sustenta e o que aparece e tem destaque são trabalhos conceituais que possuem como base muito estudo, técnica e expressividade. O Brasil, desde o início quando começou a aparecer com a nossa maneira de expressar a dança do Ventre, se baseou em muito estudo e criatividade, e isso hoje está se refletindo nas grandes bailarinas de Dança do ventre e Tribal que aparecem nos representando no País e no exterior.

O cenário tende a crescer e a se sustentar. Dessa maneira, todo o processo para que hoje tenhamos uma base em nossa história com a Dança do Ventre mistura as influências cultural brasileira e árabe em um formato que não nos abdicamos de nosso modo de expressar, mas também não nos apropriamos de uma forma equivocada da cultura árabe. Espontaneidade e estudo foram as palavras que marcaram o início e foram a  base de como tudo começou no Brasil e que continuemos assim. Amém!

Estudar, estudar e estudar, nunca é demais!



Referência


  

[Resenhando]Um guia sobre o Tribal Fest 15 sob a visão de uma norte americana

por Raphaella Peting





PRÉ-EVENTO

  
Como surgiu a idéia e oportunidade?
Desde que eu era uma tribalista jovem, dançar no  infame palco do Tribal Fest era um sonho meu. A coisa interessante sobre um sonho é que ele pode ser tão assustador quanto é emocionante, é por isso que muitos dançarinos esperaram até mais tarde na sua carreira de dança para tentar fazê-lo.

Além disso, muitos dançarinos, incluindo eu mesmo, vê-lo como um rito de passagem. Com o meu aniversário de ouro se aproximando (30 anos em 30 de maio), eu pensei que era o momento certo.

Preparações - expectativas, medos e dificuldades antes do evento
Califórnia pode ser muito caro, por isso é importante se preparar financeiramente. No entanto, a preparação mais importante é psicológica e física. O cérebro é uma ferramenta poderosa. Tudo o que fazemos na vida é 90% mental e 10% físico. É uma boa idéia saber sua coreografia para o ponto em que você sucumbe seus nervos no palco,pois sua memória muscular pode assumir.

É interessante que ocorre à sua mente quando entra no palco pela primeira vez. Eu fui uma dançarina do ventre por mais de 15 anos, então eu não sou uma estranha para o palco. Ainda assim, eu estava mais nervosa antes do meu solo no Tribal Fest do que eu era antes do meu casamento!  A energia do palco e da audiência ... Eu me sentia como uma iniciante de novo; pisando no palco pela primeira vez na minha vida. Apesar do fato que fui avisada sobre esse sentimento de muitas conversas com amigos que tiveram a mesma experiência, fiquei surpresa com o nível de nervosismo.

Meu conselho é tomar cuidado extra na preparação de seu corpo, ter uma boa noite de sono e , mais importante, fazer um mínimo de 30 minutos a uma hora de meditação, todas as manhãs. 

Além do caso inesperado de nervos mencionados anteriormente, se acostumar com as 6 horas de diferença de horário é um pouco difícil.


DURANTE O EVENTO


Raphaella e Suhaila Salimpour



































Rotina no evento
O primeiro dia em que cheguei, encontrei um ginásio com um estúdio de dança onde eu poderia praticar. Então, todos os dias depois dos meus workshops eu ia correr 5 quilômetros, fazer a minha hora de condicionamento e exercícios de fortalecimento, e depois, prática por mais 2 ou 3 horas. Depois havia tempo para jantar e dormir.

Entre meus workshops, eu interagi com outras dançarinas (e eu estou MUITO feliz que eu o fiz, porque eu conheci o estilista de UNMATA que concordou em fazer o meu cabelo para o Show!) e com certeza encontrei tempo para um monte de COMPRAS! Havia uma quantidade infinita de figurinos elaborados e jóias! Eu ainda posso ouvir a minha carteira chorando.

Dificuldades durante o percurso para o evento
Eu recomendo de ir ao evento com um grupo de dançarinas ou a trazer um amigo com você. Dirigir as 2 horas sozinha a partir de São Francisco para Sebastopol depois de muitas horas de viagem de avião pode ser muito intimidante e cansativo.

Primeiras impressões do evento 
Pode ser intimidante, especialmente se você não conhece ninguém lá e é sua primeira vez. Então, se você é uma pessoa tímida como eu, você pode sentir um pouco desconfortável no início. No entanto, apesar do fator de intimidação para uma virgem de Tribal Fest, há um verdadeiro sentimento de camaradagem no ar, quase como uma reunião de família. Este fato fez o tema do evento "Tribal Fest 15: A Family Reunion", divertidamente irônico.

A infraestrutura do evento
Há uma grande quantidade de workshops e eles são bem organizados. No entanto, porque há 4 dias de shows (quinta a domingo, dia e noite) ocorrendo ao mesmo tempo com os workshops, é quase impossível ver todos os seus artistas favoritos.


Amy Sigil e Raphaella


Sobre os workshops 
Eu tomei workshops com o gênio criativo e fundador do UNMATA, Amy Sigil e um dos meus heróis pessoais, a lendária Suhaila Salimpour. Eu estudei com Amy por muitos anos e posso dizer uma coisa com certeza: workshops com ela SEMPRE têm um nível de intensidade e te força a pensar fora da norma e flexionar seu músculo criativo. Mas desta vez Amy formou a estrutura do workshop como um jogo de memória com todos os participantes interagindo com os outros (e havia um MONTE de participantes!). Como eu disse, esta mulher é um gênio criativo!

E Suhaila, uau! Eu me sentia como um iniciante de novo em seu Workshop. O tema de seu workshop consistiu da técnica do quadril. Mas posso te dizer, meus quadris não eram a única parte do meu corpo que eu senti! Ela trabalhou meus glúteos, coxas, pernas, abdominais e, claro, a mente. Quase todas as dançarinas que nunca tiveram Suhaila como uma instrutora antes descobriram rapidamente que esta senhora significa NEGÓCIOS.  Ela vai quebrar os maus hábitos que você adquiriu ao longo dos anos, dos quais muitas dançarinas não percebem que estão incorretos.

Além disso, a mulher tem a percepção sensorial como Yoda! A sala estava cheia de estudantes e apesar do fato de que ela estava olhando na direção oposta em uma plataforma maior parte do tempo, ela poderia identificar se alguém estava tendo um problema de entendimento ou executando um movimento a partir de uma milha de distância. "The force is strong with this one". Ela é, sem dúvida, A RAINHA!

O Show
Sem dúvida, o meu show favorito foi sábado! Apesar do fato de que eu não poderia desfrutar da primeira parte do show, porque esse era o dia do meu solo e eu estava me preparando durante toda a manhã, eu tive a oportunidade de reencontrar com amigos no backstage, incluindo Rachel, que eu não via desde o ano passado no Shaman's Fest. E os desempenhos foram insanos! Depois do meu solo, eu rapidamente troquei de roupa para sentar na audiência e assistir algumas das dançarinas. Cada uma era tão boa que eu não sai da minha cadeira por 6 horas!

Meus favoritos foram Rin Ajna (incrível flutuação de energia e ela compôs sua própria música), Mardi Love & Friends (havia TUDO nessa), Ebony, Mor Geffen de Israel, o balé dança do ventre por April Rose, Datura, Colleena Shakti (assistir sua dança ao vivo lhe dará um DANCEGASM!) e, com certeza, o momento inesquecível quando a mãe de ATS®, Carolena toma o palco com Jill Parker, Paulette Rees e Kajira. Os olhos de todos na sala estavam cheios de lágrimas de tanta alegria e admiração por estes quatro pilares da nossa comunidade. É uma experiência que eu nunca vou esquecer.



Principais diferenças entre o público norte-americano e brasileiro
Eu vou dizer que ambos são amistosos e o público no Tribal Fest foi muito acolhedor, mas como uma dançarina que apresentou-se em ambos os países durante os últimos 3 anos, posso te dizer que há uma diferença.  Particularmente nos últimos poucos anos, observei uma mudança em como o público americano percebe o trabalho de uma dançarina. Há uma tendência para visualizá-lo mais de um ponto de vista analítico (quase demais às vezes) tentando analisar o significado subjacente de uma coreografia ou qual método da técnica a dançarina está usando em vez de só permitir eles mesmos de apreciar a arte pela arte.

Agora, por outro lado, e a partir de minha experiência, eu sinto que o público brasileiro vê o trabalho da dançarina através dos olhos de emoção. Por causa disso, eu sou menos tensa e eu me divirto mais quando eu me apresento para um público brasileiro, em vez de preocupar com quem vai notar quando eu cometer um erro técnico. Uma das lições que aprendi com meus anos no Brasil é que o nível de paixão que você traz a sua dança é igualmente importante como a técnica. Um fato que você acha que seria inerente, mas que você não compreende totalmente até ver uma dançarina brasileira executar.

A experiência de dançar no palco do Tribal Fest
De uma perspectiva humorosa, é muito similar a sensação de um acidente de carro ou andar em uma montanha russa perigosa. Seu sangue está bombeando rápido, você pode sentir seu coração batendo, você não pode pensar sobre nada exceto quão nervoso você está e sua visão é um borrão. Em seguida, você anda no palco e o momento inteiro passa num instante. Depois, você não se lembra o que você fez, só como você se sentiu e o que você se esqueceu de fazer. Em seguida, um momento de alívio, seguido por uma sensação de realização quando seus seis sentidos retornam ao seu corpo e você pode ouvir os aplausos do público.

Eu acho que eu estava tão nervosa, não só porque foi a minha primeira vez no palco de Tribal Fest (às vezes precisamos provar a nós mesmos), mas porque eu fui uma dançarina que geralmente executa improvisação que se preparava para apresentar uma coreografia . Além disso, uma coreografia que significou demais para mim, uma parte que eu passei meio ano criando, uma peça que contava a história de uma parte muito difícil da minha vida; a vida de uma pessoa que é muito privada e protegida em relação a seus sentimentos vulneráveis. Você pode encontrar a sinopse do significado da coreografia na descrição do vídeo no YouTube:


Raphaella is an Tribal Fusion Instructor and Choreographer based out of Rio de Janeiro, Brasil. Though originally from sweet home Chicago, Rapha considers herself a Carioca through and through. This choreography is a very near and dear to Rapha’s heart and depicts the emotional and spiritual journey of self-realization, healing and a new found sense of self-worth and discovery she has come through during these last few years of immense change in her life. Instead of repressing these emotions and memories yet again of this abusive part of her earlier life she had run away from, she forced herself to look inside through the silence of her new found surroundings; and instead of locking those feelings deeper inside, chose to release them. She received an unexpected burst in creativity, and the result was this choreography.

Cada parte deste trabalho, a partir da música para cada movimento, foi criada com cuidado para garantir que cada gama de emoção fora tocada e a história poderia ser contada com honestidade.  Eu também desenhei o figurino e o esbocei no papel. Infelizmente, eu não costuro bem, mas eu tenho a sorte de conhecer a  talentosa dançarina, figurinista e querida amiga minha, Aline Oliveira (Nataraja Designs), para dar vida à criação.

Apesar de não ter sido o que eu imaginava, eu estou satisfeita com toda minha experiência ao Tribal Fest e eu acho que eu voltarei ano seguinte, mas desta vez com uma peça divertida sem emoções fortes e intensas; algo rápido e furioso. Além disso, o tema para o próximo ano é "SciFi 16: Dance Long & Prosper!". Como posso resistir?!

Um pouco sobre o After Party
As After Parties eram tão divertidas! Há muitos momentos hilariantes e escandalosos que ainda tenho no meu telefone que eu não compartilhei com ninguém. Além disso, havia exposições especiais por um seleto poucos que foram mantidos em segredo até o último segundo. O meu favorito absoluto foi Leon Mancilla aka Vyper SynVille no After Party no sábado. Foi insano! Mas, a melhor parte é a oportunidade de finalmente conhecer todos os dançarinos que você admirava por anos no YouTube e Facebook. E pra mim, isso foi Ebony!

Aprendizados e vivências 
O público no Tribal Fest reagiu mais e apreciou o divertimento e as coreografias cômicas com um ritmo rápido, em vez de as peças graves e emocionais, independentemente do nível de técnica. Então, meu conselho aos futuros participantes seria para preparar uma coreografia divertida e rápida, reservando as peças dramáticas para um ambiente como o Tribal Massive.









PÓS EVENTO


Mitos e verdades sobre o festival
O sentimento que você tem depois da primeira experiência de Tribal Fest é como espreitar por detrás da cortina do Mágico de Oz. Não era sua expectativa, mas foi ainda uma viagem interessante e gratificante.

Pontos positivos
Fora do seu habitat natural, você aprende muito sobre si mesmo como uma dançarina quando faz a viagem sozinho para um festival dessa magnitude.

Pontos negativos
Porque muitos dos workshops ocorreram ao mesmo tempo que os shows, é muito difícil de assistir todos os seus dançarinos favoritos. E, é impossível de buscar uma vaga de estacionamento depois das 11h nos dias dos shows. Você vai precisar estacionar em uma longa distância e andar 15 minutos a pé de volta para o local.

O quê você gostaria que fosse “importado” de lá para os eventos brasileiros?
Eu gostaria de ver mais atividades em grupo, como parte dos festivais de dança fora dos shows.

Quais conselhos você deixaria para aqueles que gostariam de participar do Tribal Fest?
Além de meu conselho de escolher uma coreografia divertida e de ritmo rápido ou improvisação, POR FAVOR LEMBRE de aproveitar o tempo que eles dão para a sua INTRODUÇÃO. Isto é tão importante! Muitas dançarinas se esqueçem que  às vezes coreografias podem incluir elementos ou temas específicos para sua cultura e / ou nativas a esse país e há uma possibilidade de que o público americano pode não entender o significado da peça porque não está familiarizado com o assunto, símbolo ou o significado espiritual. Essa falta de informação do público tem um grande impacto em como eles recebem o tema de seu trabalho.


 Meu Top 3:

Rin Ajna: 
                      

 Mardi Love & Friends:
                

Ebony: 



Old School Tribal Style Timeline por Fernanda Lira






Old School Tribal Style Timeline
Aerith, Curitiba - PR
Fernanda Lira, São Paulo -SP

Sobre a Coluna:
A idéia surgiu de um bate-papo informal entre Fernanda Lira e Aerith em São Paulo. A partir daí a sementinha da idéia havia sido lançada. 

Logo adiante, Aerith decide criar um painel no Pinterest para compartilhar fotos mais antigas das principais bailarinas do estilo tribal. Desta forma, a idéia tomou forma e as duas decidiram colocar no papel esta idéia em forma de coluna no blog, que tem como objetivo de fornecer informações pontuais , data/época de cada acontecimento e uma imagem que nos aproxime um pouco da realidade em questão.

Esperamos que gostem dessa nova forma de conhecer e estudar a dança tribal!




Sobre Fernanda Lira:

Fernanda Lira iniciou seus estudos na dança em 2007, começando pela Dança do Ventre com Lisa Hazine. Em 2009 conheceu o Tribal Fusion e passou a ter aulas com a dançarina Mariana Quadros. No mesmo ano passou na audição para o Encontro Tribal y Fusion pela Bele Fusco, no qual participou de workshops com dançarinas nacionais (Nadja El Balady, Mariana Quadros, Carol Schavarosk, Nanda Najla) e internacionais (Mardi Love, Sharon Kihara, Ariellah Aflalo).

Após um período afastada da cena da dança, retomou em 2011 seus estudos com a Dança do Ventre e, no final de 2013, começou seus estudos em ATS® na Escola Campo das Tribos, com a dançarina Rebeca Piñeiro. No ano seguinte participou dos workshops “Modern ATS®com Rebeca Piñeiro e “Construindo o Básico” com Kristine Adams.

Também em 2014 ingressou na Faculdade Paulista de Artes para o curso de Licenciatura em Dança, o que possibilitou ter contato com outras estéticas de dança como Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Contato Improvisação e Dança Afro, além de técnicas somáticas.

Como forma de não se fechar para novas experiências fora ao Tribal, participou de workshops pelo Sesc, como “Introdução a práticas orientais do movimento e criação em Dança” com Eduardo Fukushima, “Criação de uma intervenção cênica por meio da imobilidade e do silêncio” por Denise Namura e Michael Bugdahn, e outros.


Atualmente continua seus estudos em Tribal Fusion e ATS® tendo como veículo de aprendizagem a internet, e seu aperfeiçoamento em Dança Oriental com a dançarina Hanna Hadara na Al Qamar Academia de Danças, onde também ministra aulas de Tribal Fusion e Dança do Ventre. 


[Notícia Tribal] Banjorchi



Este ano as bailarinas do Banjara School of Dance, da Índia , lançaram um vídeo em conjunto com as bailarinas portuguesas do Orchidaceae. O vídeo aborda as diversidades de linguagens incorporadas pelo estilo tribal, variando a performance entre a dança pura(matriz) e a dança fusionada com o Tribal. 

Assista ao projeto, intitulado como "Banjorchi" (fusão das iniciais de cada grupo participante =D),  através do vídeo abaixo:

posted by Banjara School of Dance on Terça, 26 de maio de 2015

Fonte: Banjara School of Dance  Fan Page

[Notícia Tribal] Mercado Persa 2015 Teaser



O Mercado Persa em 2015 fez 20 anos! Para saber a magnitude de como foi a 20ª edição, assista ao vídeo abaixo, que mostra um pouco de cada atração do festival. Uma das novidades do evento foi o Núcleo Tribal, com workshops de Mariana Quadros e Rebeca  Piñeiro, show de gala dedicado apenas ao estilo, concursos e muito mais!



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