por Camila Saraiva
|
Cartazes de divulgação das edições de 2013, 2015, 2016, 2017 e 2018. Fonte: Facebook Baladi Congress |
Podemos
afirmar que o Baladi Congress é atualmente o maior evento independente de dança
do ventre da Bahia, e afirmo isso levando em conta tanto o alcance de público,
quanto o destaque na mídia local, bem como a estrutura do evento e a quantidade
de profissionais renomados no mercado que participam. O evento vem contribuindo
significativamente com a formação de muitos profissionais e estudantes da dança
do ventre no estado há dez anos, e é uma vivência intensa e intensiva que
proporciona ao seu público uma imersão em um ambiente que transborda paixão
pelas danças árabes. Contudo, arrisco dizer que uma das maiores conquistas do
Baladi Congress foi projetar a dança do ventre da Bahia para o Brasil
afora.
Nós que atuamos com o
estilo tribal, com as fusões, precisamos aproveitar eventos como esse como uma
oportunidade de conhecer um pouco mais as danças árabes e o universo das danças
do ventre, afinal de contas, as próprias criadoras do estilo tribal americano e
do tribal fusion afirmam que são estilizações da dança do ventre. Defendo que
uma boa base de dança do ventre, bem como o estudo das danças árabes, é
fundamental para quem deseja estudar e atuar com as fusões tribais, até porque
essa nomenclatura já está sendo abandonada e o termo Fusion Bellydance
(dança do ventre de fusão) vem assegurando e reafirmando a dança do ventre como
o centro dessa roda.
O Baladi
Congress (carinhosamente vou apelidar de BC) é realizado pelo Studio Dance
Baladi, escola especializada em Danças Árabes e Danças de Salão, e aqui aproveito
essa oportunidade para parabenizar a escola pelos seus dezoito anos de vida! A
direção do Dance Baladi e do Baladi Congress é do casal Fernanda Guerreiro e
André Uzêda.
|
Workshop com Lukas Oliver (São Paulo) em 2018. |
O BC acontece todo ano em Salvador desde 2011, sempre no mês de agosto. Foram nove edições no total, a décima iria acontecer em 2020, mas por causa da pandemia essa edição especial precisou ser adiada. A décima edição já tem data marcada para 2022 e Fernanda Guerreiro adiantou em sua rede social que vai ser uma edição ainda mais especial! Será nos dias 05, 06 e 07 de agosto de 2022 no Quality Hotéis e Suítes São Salvador, e eu já estou me organizando para participar! Simbora?! Se você é também apaixonad@ por dança do ventre, é um evento imperdível, daqueles que recomendo ir pelo menos uma vez na vida para conhecer! Provavelmente depois da primeira vez que participar você vai querer ir de novo!
Fernanda
Guerreiro explica que o objetivo, a proposta do evento, é proporcionar
conhecimento através de workshops, palestras e cursos com grandes nomes
nacionais e internacionais da dança; promover intercâmbio entre os
participantes; dar visibilidade à novos talentos; promover momentos de
interação e alegria aos participantes e elevar o nome da Bahia no cenário
nacional. O evento tem um alcance de aproximadamente mil e quinhentas pessoas
nos três dias e propõe em cada edição uma grade de aulas que agrada diferentes
perfis e preferências, o que possibilita a participação de um público amplo,
com interesses e estilos diversos. No quadro de professores, profissionais
reconhecidos na Bahia, no Brasil e até mesmo no cenário internacional da dança
do ventre já participaram do evento. O Baladi Congress ganhou duas vezes o
prêmio Shimmie de melhor evento de dança do ventre do Brasil, reforçando e
reconhecendo a proporção que o evento tomou, resultado do trabalho árduo,
sério, competente e dedicado de toda uma equipe de realização e produção.
É uma grande
responsabilidade, ao mesmo tempo que uma emoção falar do BC, porque é de fato
um evento importante para a cena da dança do ventre na Bahia ao passo que é
também um evento importante para mim. Participei da primeira edição do BC, em
2011, e de lá pra cá já participei de várias edições, sempre que posso me
inscrevo, faço as aulas, assisto a mostra, o show, e fico babando na feira de
exposição que, aliás, é um destaque do evento, oferecendo a oportunidade de
adquirirmos itens de dança que dificilmente teríamos acesso. Para mim
particularmente, o Baladi Congress é marcante, pois acontece no mês de agosto,
que é o mês do meu aniversário e já me dei de presente diversas vezes o pacote
de aulas e/ou até mesmo um figurino, um lenço, um véu da feira de exposição.
São muitas lembranças de aniversários meus celebrados nesse evento... em uma
certa edição um dos dias chegou a cair exatamente no dia do meu aniversário,
lembro nitidamente da aula que fiz, foi com Ju Marconato! O BC foi
importante para a minha formação enquanto dançarina e professora de dança do ventre
e fusões, mas não somente, nessa trajetória de dez anos fui observando o evento
crescendo à medida também que eu fui amadurecendo enquanto profissional e
enquanto mulher.
|
Workshop com Gamal Seif (Egito) em 2019." |
E o BC cresceu muito, de maneira rápida! Quando perguntei à Fernanda Guerreiro sobre a evolução do evento, ela me respondeu: “O Baladi cresceu rapidamente e além de qualquer expectativa esperada. Acredito que pela qualidade do evento e pela organização (ouvimos muito isso do nosso público). O Baladi também traz muitos diferenciais do que existe no mercado... preparamos sempre muitas surpresas que acontecem durante todo o Congresso, temos dois estilos específicos e distintos (Danças Árabes e Salão) mas que se complementam (normalmente os eventos com essas modalidades acontecem separadamente), festas cheias de alegria e interação do público.
Falando um pouco da
configuração do evento, o BC é um megaevento com vários eventos dentro dele, ao
longo dos três dias acontecem workshops, palestras, dois shows, dois bailes,
sendo um à fantasia (o Baladi Fantasy), feira de exposição e ainda, um flashmob
de dança do ventre que é um show a céu aberto! Para esse evento acontecer é
necessário de fato uma organização afiada, e esse é um dos trunfos do BC! Com
inúmeros fãs declarados pelo Brasil, o público cativo reconhece a competência e
a seriedade da produção, e seus admiradores estão espalhados por todas as
regiões do país. O Baladi Congress é uma referência de evento independente de
dança do ventre que deu certo e se consolidou no mercado nacional da dança.
|
Flashmob de Dança do Ventre em 2019. |
Foram
tantos profissionais renomados que passaram pelo BC ao longo dessas nove
edições que eu precisaria escrever um texto à parte para dar conta de mencionar
os diversos mestres e mestras da dança do ventre e fusões que ministraram
workshops, palestras e dançaram no palco do Baladi Congress. Com todo cuidado e
respeito do mundo, vou citar alguns nomes, já de antemão dizendo que muitos
profissionais incríveis participaram do evento e não vou conseguir mencionar
todes, então meu recorte será com base em minha experiência. Tive a
oportunidade de fazer aula no BC com mestres e mestras como Gamal Seif, Lulu
Sabongi, Esmeralda, Mahaila El Helwa, Ju Marconato, Kahina, Elis Pinheiro, Dani
Nur, Cris Azevêdo, Lis de Castro, Pâmela Cruz, Fernanda Guerreiro....Pude
assistir belíssimas apresentações desses professores e professoras e mais
tantas danças que levaram ao palco das mostras e dos shows seus estudos e seus
trabalhos com aquele entusiasmo de estarem dançando para um público que está
ali porque quer muito, porque ama. Essa energia é inexplicável, uma vibração
diferente fica no ar quando um evento reúne tantas pessoas que amam dança do
ventre, e é isso que o Baladi Congress faz, agrega pessoas diversas com essa
paixão em comum.
Como sempre venho afirmando
nessa coluna, não é tarefa fácil realizar eventos independentes de dança no
Brasil, ainda mais no momento extremamente difícil que estamos (so)brevivendo,
com um governo que desqualifica a arte e a cultura sem um mínimo de vergonha.
|
Convidados do Baladi Congress Dança do Ventre 2019 no Show de Gala.Todas as imagens foram cedidas pela produção.
|
Então
registro aqui, como rito obrigatório nos meus textos, a minha reverência,
respeito e admiração ao Baladi Congress por se sustentar e apoiar tantos e
tantas profissionais da dança do ventre, fusões e da dança de salão, mesmo
diante de adversidades e dificuldades. Quando perguntei como tinha sido ficar
sem realizar o BC em 2020 e 2021 por causa da pandemia, Fernanda respondeu:
“Foi bem difícil, mas mediante tudo que estava acontecendo no mundo foi a
decisão mais acertada. De forma presencial seria uma irresponsabilidade realizar
qualquer evento mediante uma pandemia. Optamos em não realizar nem no formato
online porque o Baladi é feito de momentos de muita interação do público, uma
verdadeira aglomeração de alegria e muita troca, e vimos que o formato online
não teria a essência do Baladi Congress.”.
Deixo registrado também
meu apoio e admiração por essa decisão e pelo posicionamento firme e sim,
politizado, de Fernanda Guerreiro diante da pandemia e dos absurdos do governo
atual no Brasil. É preciso ter coragem para se posicionar, para deixar os
interesses pessoais de lado e pensar no coletivo, para viver profissionalmente
de dança, e ainda mais, de dança do ventre, no Nordeste. A minha reverência à
Fernanda e ao seu trabalho que há mais de vinte anos é realizado em Salvador com
a dança do ventre. Para finalizar esse texto, deixo as palavras de Fernanda
sobre o que é o Baladi Congress para ela: “O Baladi é a realização de um grande
sonho de viabilizar conhecimento e trazer visibilidade para a nossa Bahia.
Quando comecei a viajar levando minha dança Brasil afora, costumava ouvir
bastante a seguinte frase: “Não sabia que tinha Dança do Ventre na Bahia”. Foi
algo que me impulsionou ainda mais para tirar esse sonho do papel e mostrar os
talentos da nossa terra, assim como a qualidade na produção de eventos. O
Baladi se tornou um filho de uma história de amor e entrega à Dança.”.
______________________________________________________________________________
Resenhando-BA
Camila Saraiva (Salvador-BA) é artista da dança, baiana, LGBTQ+. Dançarina, professora e pesquisadora das danças dos ventres e suas fusões na contemporaneidade, com graduação e pós-graduação em Dança na UFBA. Atualmente é doutoranda em Dança pelo PPGDANÇA/UFBA e pesquisa a relação entre danças dos ventres, orientalismo, feminismos e estudos de gênero e sexualidade, numa perspectiva contemporânea.