Esta pequena pesquisa tem a intenção de apontar artistas, movimentos artísticos e obras de artes brasileiras que podem ter influenciado estética e comportamentalmente o nosso modo de ver e expressar o Tribal Fusion.
Já vimos em A Influência Cultural Brasileira no Modo de Ver e Expressar o Tribal – parte 1que a Semana da Arte Moderna (1922) foi um marco na história do Brasil e que, a partir daí, já não se concebe a arte como antes. Com a Semana da Arte Moderna, tudo passa a ser criticado e analisado sob diferentes pontos de vistas, e isso torna-se um ponto positivo para a busca da identidade artística brasileira. Vimos ainda que O Manisfesto Antropofágico (Oswald de Andrade), publicado em 1928, que começa a romper com todos os antigos condicionamentos e dá abertura a uma nova concepção da arte brasileira. Neste artigo, proponho uma conexão histórica entre o cenário político do Brasil e o que estava acontecendo com a Dança do Ventre na mesma época que tenha tido uma relevância histórica. No Cairo, a bailarina sírio libanesa Badia Masabni inaugura, em 1926, o Cassino Badia, que foi uma casa de entretenimento muito frequentada pela sociedade da época. Badia foi uma mulher à frente do seu tempo e que reestruturou a forma como era vista a Dança do Ventre no Cairo e no mundo. No processo dessa reestruturação, contratou coreógrafos ocidentais para ajudá-la nas coreografias, o que, consequentemente, influenciou as posturas das bailarinas - principalmente em relação aos braços, que a partir daí foram para a altura do peito. Badia contratou músicos com formação clássica que passaram a dividir o palco com as bailarinas.
No Brasil, na década de 40, a dança moderna ganha uma grande
visibilidade, tornando-se, inclusive, disciplina curricular ofertada nas
universidades e que é concebida a partir das definições de Helenita Sá Earp, figura importante quando se fala de dança no
Brasil e que influenciou vários profissionais, disseminando assim suas
concepções artísticas.
Helenita Sá Earp
foi uma mulher ousada que, dentro de uma mentalidade militarizada, na qual o Brasil
estava inserido e com um padrão de movimentação rígida, conseguiu se expressar de
tal forma que passou a ser reconhecida como uma figura muito importante da
dança no séc. XX no Brasil. Ela formou uma companhia diferente de tudo o que se
estava acostumado a ver. O caráter pioneiro e inovador é indiscutível e sua
postura de vida era muito diferente do comum, não somente no que se refere à
dança. Helenita tinha uma
aproximação com a natureza muito orgânica e já falava da importância da boa
alimentação e a relação com o corpo, antecipando questões que mais à frente
seriam muito debatidas. O Tribal possui
muito desses conceitos.
"Dançar" focaliza a vida de Helenita Sá Earp, introdutora da dança nas universidades brasileiras em 1939. O roteiro resgata entrevistas com personalidades que foram alunas e que conviveram com Helenita, como Tônia Carrero, Lourdes Bastos e Angel Vianna. O filme entrelaça entrevistas com contemporâneos de Helenita que partiticiparam de momentos de sua vida, juntamente com recriações de coreografias consideradas inovadoras pela crítica especializada, tais como: “Manhã de Sol” de 1939 que contou com a regência de Heitor Villa-Lobos; “Formas Aleatórias” realizada no MAM em 1959; “Ritmo, Forma e Cor” apresentada no I Encontro das Escolas de Dança do Brasil em 1962 e as excursões realizadas na Europa e Estados Unidos. Essas coreografias são recriadas em locais que evocam a relação de Helenita com a cidade do Rio de Janeiro. O documentário também retrata a pesquisa de Helenita para o ensino e a criação em dança, cujos ensinamentos ajudaram a formar inúmeros profissionais da dança que disseminaram estes princípios em cursos superiores por todo o Brasil. Neste contexto, coreógrafos e intérpretes falam sobre a influência dos Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp sobre seus próprios trabalhos, demonstrando para a câmera alguns dos princípios do movimento por ela pesquisados. O filme reproduz, de forma poética, momentos de sua vida, enfatizando seu caráter pioneiro e inovador, não apenas no que se refere à dança, mas também na sua postura de vida pautada por uma relação direta do corpo com a natureza, introduzindo e antecipando hábitos de vida e alimentares que só viriam a se popularizar no final do século XX. O documentário "Dançar" é uma produção do Laboratório de Imagem e Criação em Dança (LICRID) com o patocrínio do Gabinete do Reitor da UFRJ e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ e contou com doações de admiradores da obra da professora Helenita. O filme é dedicado a memória de Aloísio Teixeira - Reitor da UFRJ, Inácio Freitas Rolim - Primeiro diretor da Escola de Educação Física e Desportos, Almeida Prado - Compositor e Huberto Rodhen - Filósofo e Educador.Ficha Técnicadireção e montagemLUIZ GUIMARÂES DE CASTROroteiroANDRÉ MEYERLUIZ GUIMARÃES DE CASTROdireção de fotografiaALEX ARARIPEdireção musicalSARA COHENtrilha sonoraFELIPE BARROSHELENITA SÁ EARP ÉJULIA LEMMERTZLISSIANA SCHLICKsom diretoBEN HUR MACHADOTONINHO MURICYdireção de produçãoMARCELO LAFFITERODRIGO COSTABERNARDO THEDIMprodução executivaANDRÉ MEYERpatrocínioGABINETE DO REITORUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIROFUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA CARLOS CHAGAS FILHOFAMÍLIA SÁ EARPrealizaçãoLABORATÓRIO DE IMAGEM E CRIAÇÃO EM DANÇA - UFRJ
Posted by Dança UFRJ on Segunda, 24 de março de 2014
Ainda na década de 40, a rádio estava em seu auge e passava a
influenciar o imaginário das pessoas, aproximando-as cada vez mais da
informação (lembrando que o mundo vivia sob pressão da segunda Guerra Mundial).
Materiais gráficos também passavam a entrar em circulação na intenção de
entreter e saciar a curiosidade em relação ao meio artístico, que ganhava cada
vez mais notoriedade.
Vamos para o outro lado do mundo novamente? As bailarinas de
Dança do Ventre da Era de Ouro (década de 40), como Samia Gamal, Taheya Carioca
e Naima Kaif, estavam fazendo seus
experimentos, agregando elementos até então não utilizadas na Dança do Ventre às
suas performances.
Taheya Carioca,
influenciada por seu derbakista, gostava
tanto do ritmo do samba que apoderou-se do estilo de tal forma que até mesmo
seu nome retrata essa fusão. Samia Gamal
optou pelo véu e o tornou bastante popular. Mais tarde agregou movimentos dos
ritmos latinos à sua dança. Naima Kaif
levou a dramaticidade e elementos circenses ao palco.
Às vezes essas associações podem não parecer muito enfatizadas
durante essas décadas, mas como não fazer uma analogia, por exemplo, da reestruturação
da cultura brasileira quando, depois d’O Manifesto Antropofágico, nos aparece Helenita Sá Earp com todo o frescor de idéias
novas e incorporações de conceitos, como hábitos de vida saudáveis e conexão
com a natureza? E quando percebemos que,
na mesma época, na Dança do Ventre, de onde parte toda essa nossa influência,
bailarinas tão inovadoras, que com certo sentido antropofágico, absorveram
culturas de outros países para reestruturarem e mostrarem uma nova expressão
artística dentro da Dança do Ventre?
Bom, o Tribal Fusion
tem essa proposta de mesclagem. Fazendo essas conexões, conseguiremos chegar ao
ponto em que o Tribal Fusion começa
a aparecer nas pesquisas sobre a história da Dança do Ventre no Brasil, mas
isso é para outro momento. Continuem acompanhando!
A bailarina Rhada Naschiptz (RJ) divulgou seu novo ensaio fotográfico, misturando várias temáticas dentro de uma atmosfera obscura. Para acompanhar mais fotos do ensaio, acesse seu perfil no facebook.
A data do ATS® Flash Mob World Wide 2015 foi anunciada em sua fan page neste mês. Se você é apaixonado por ATS®, anote em sua agenda o dia 10 de outubro (sábado) para esse evento anual que liga toda a comunidade de ATS® em uma grande sintonia ao dançar no mesmo dia a mesma música, contudo, em diferentes partes do mundo!
A música deste ano ainda está sendo escolhida, estando em votação no evento do facebook (link abaixo):
One Tribal Community é a primeira comunidade mundial voltada e dedicada somente ao estilo tribal! Seu objetivo é ser um lugar de encontro e partilha para toda a comunidade de dança tribal. O site é muito bacana, havendo registro de professores do mundo todo, com direito a visualização do Google Maps! Além de uma agenda mundial de eventos, divulgação de vídeos, fotografias, divulgação e venda de produtos e muito mais!
O Canal Oficial do Tribal Fest 15 já foi divulgado! Inscreva-se e acompanhe (com uma velocidade bem rápida de upload) as performances do maior festival mundial da cena tribal. A organização do evento precisa de no mínimo 500 inscritos para poder customizar o canal adequadamente. Então, bora ajudar a compartilhar e se inscrever, pessoal! =D
Este ano, o Tribal Fest®15 estará com uma novidade: The Sheepies, que é uma espécie de premiação do evento através das visualizações do canal do youtube. As categorias são: “Favorite Tribal Fusion Group”, “Favorite Improvisational Tribal Troupe”, “Favorite Soloist”, “Hall Of Fame” e “The Most Watched YouTube Video” (grupo ou solista). Essa premiação estará aberta no período entre o final do festival até dia 31 de dezembro de 2015 e os vencedores serão notificados e divulgados em janeiro de 2016, sendo listado na programação do Tribal Fest®16.
A cidade de Rio Branco, capital acriana, não poderia ficar
de fora e deixar de comemorar o Dia
Internacional da Dança no dia 29 de abril que, aqui em Rio Branco, foi
organizada para acontecer no dia 25 de Abril. O MODA – Movimento de Dança do
Acre - organizou uma bateria de mostras dos diversos estilos e grupos de
danças do estado. O evento iniciou com a mesa redonda Produção e Qualidade, que ocorreu no SESC Centro às 08:00h e que
contou com a participação de diversos bailarinos locais e de cidades vizinhas,
além da presença da Fundação de Cultura
Elias Mansour, na pessoa da presidente Karla
Martins.
Na mesa redonda, foram debatidos vários assuntos sobre o
cenário artístico local da dança e tudo o que o permeia - como qualificação,
mapeamento e esclarecimentos sobre editais abertos na cidade.
O Tribal Fusion vem participando
dessas reuniões junto ao MODA e se apresentando desde 2012, o que já evidencia
resultados como conhecimento e reconhecimento da existência da modalidade na cidade e no estado.
Um dos pontos comentados na mesa redonda envolve o
mapeamento das modalidades existentes no estado, a possível expansão e troca de
experiências entre os profissionais da dança de cidades vizinhas, e se o MODA estaria caminhando para essa facilitação
e valorização dos artistas locais propondo e realizando intercâmbios.
Penso ser muito pertinente tudo o que foi exposto e acredito
que o próximo passo, no caso do Tribal Fusion, é estender o conhecimento
adquirido e impulsionar pessoas a conhecer, apreciar e começar a diferenciar as
muitas faces que o compõem.
A continuação e ampliação da participação do norte do Brasil
no Blog, o incentivo do estudo teórico acompanhado do estudo prático com professores
qualificados e as experimentações em outros estilos, além do da Dança do Ventre,
são alicerces e, por isso, indispensáveis para a compreensão e estabilização do
Tribal
Fusion de forma coerente à linguagem da modalidade.
O que sinto é uma força no coletivo artístico da dança que
me dá confiança e estímulo. São pessoas ótimas para com as quais trabalhar, e
isso é perceptível em cada encontro quando, mesmo que tenhamos visões
diferentes e não concordemos com alguns métodos ou pensamentos, validamos e respeitamos
a opinião do outro – e isso é lindo!
Para o formato de “Fragmentos da dança”, que foi o proposto
pela organização do evento, o ideal seria uma coreografia de curto tempo e que
surpreendesse a todos. Assim, quis mostrar nossa relação com o tempo.
Optei por usar alguns elementos:
Músicas contrastantes
Improvisação
Disposição não tradicional das bailarinas
Participantes:
Samara Zegarra
Luana Nery
Kelly Costa
Maíra Mansoa
Karen Camargo
Processo Criativo:
Houve uma passagem da coreografia
uma hora antes da apresentação. O fato é que não houve tempo para
montarmos/treinarmos uma coreografia, e para que o Tribal Fusion não ficasse
de fora do evento e, também, para que as meninas (que estão iniciando o estudo
da modalidade) tivessem mais uma experiência de palco, levei a proposta a elas
e as mesmas aceitaram fazer uma espécie de “improviso”.
Cada uma se apresentou com um
figurino diferente, sendo assim mais um elemento para esse contraste, com o
objetivo de demonstrarmos as várias linguagens que compõem o Tribal
Fusion e também foram convidadas duas colegas de dança, a Karen Camargo, que é do Flamenco, e a Maíra Mansoa, da dança contemporânea,
para participarem conosco dessa proposta.
Por fim, a satisfação de
trabalhar algo diferente sempre é prazerosa. A felicidade estava em nossos
rostos e o compartilhar/demonstrar junto a outros profissionais da dança que
admiro e ao público um pouco mais da
modalidade, acrescenta muito para nós. Espero que gostem!
A partir de 2015, teremos dois resultados da enquete Destaques Tribais: Resultado do Público e Resultado do Blog. Acreditamos que, desta forma, poderemos chegar em um resultado mais justo e próximo do real ao comparar ambos, pois um resultado complementará o outro.
Este ano fizemos um teste para os próximos anos, havendo alguns reajustes com bases nas edições anteriores(incluindo este Resultado do Blog) para a próxima edição. Em breve estaremos disponibilizando no blog o Regulamento Oficial.
Este ano, participaram da votação para o Resultado do Blog quatorze colunistas; estes são: Aerith (PR), Anamaria Marques (MG), Carine Würch(RS), Dany Anjos (SP), Gabriela Miranda (RS), Hölle Carogne (RS), Janis Goldbard (AC), Kilma Farias (PB), Maria Badulaques (SP), Mariáh Voltáire (PR), Yoli Mendez (RS), Samantha Monteiro(RJ), Shabbanna Dark (DF) e Surrendra (MG).
A votação aconteceu da seguinte maneira(ainda estamos analisando se continuará assim para as edições seguintes ou não):
Primeiro votamos em todas as categorias desde a Etapa 2 ( não teve Etapa 3).Cada um poderia votar em mais de uma opção.
Em caso de empate, todas as categorias empatadas entrariam em nova votação, mas somente as sugestões empatadas, e não todas novamente. Nesta nova votação, só poderia votar em apenas uma sugestão.
No caso dos "Destaques Regionais", selecionamos os cinco mais votados do "Destaque Profissional"(mantendo o que fizemos este ano no Resultado Popular). Nesta segunda votação, cada colunista poderia votar apenas em uma sugestão.
OBS: Algumas categorias deram mais de cinco resultado por haver empate em algumas colocações. Esta foi uma decisão tomada pela Comissão Avaliadora do Destaques Tribais(explicações no regulamento). Haverão reajustes em 2015.
Alguns resultados saíram bem diferentes do Resultado Popular(anterior). Vou adiantar quais categorias tiveram os resultados diferentes para quem quiser conferir^^
2) Evento Internacional
4) Evento Nacional Secundário
5) Workshop Nacional
6) Workshop Internacional
8) Destaque Solo Internacional
9) Destaque Grupo Internacional
13) Leitura Virtual
18) Destaque Atelier Tribal
19) Destaque Figurino
22) Destaque Técnico
23) Destaque Cênico
25) Destaque Tribal Brasil
26) Destaque Solo de Percussão Tribal
27) Destaque Masculino
29) Destaque Profissional
29.1) Destaque Região Nordeste
29.2) Destaque Região Centro-Oeste
29.3) Destaque Região Sudeste
29.4) Destaque Região Sul
31) Destaque Dupla Nacional
32)Destaque Nacional ATS/ITS
33)Destaque Grupo Nacional
Não deixe de comentar o que achou dessa ideias nos comentários ou pelo formulário de opiniões do Destaques Tribais 2014.