Maria Badulaques (SP) - Resenhando

Coordenação Região Sudeste - Núcleo SP:

"Que aconteceria se, em vez de apenas construirmos nossa vida, tivéssemos a loucura ou sabedoria de dança-la?" (Garaudy)

Inspirada na sabedoria do Rauuuul, me vejo num mote transformador, abandonando paulatinamente o figurino da advogada litigante para assumir o repleto de personalidade que povoa o universo tribal.

"´É chato chegar
A um objetivo num instante
Eu quero viver
Nessa METAMORFOOOSE AMBULANTE..."

É assim que me sinto, aberta as mudanças, inspirada por tudo que me diz respeito, fascinada por um estilo de dança que conheci em 2012 e simplesmente mudou minha vida. Ia e vinha do bellydance desde meus 18 anos, jazz, sapateado, ballet, até que me achei no Tribal (ATS®)...foi identificação instantânea! Daí para cair de coração no Tribal Brasil, Dança Circular, Odissi e Flamenco, como forma de me aproximar das origens foi um pulo. 

Como gosto de dizer: é ATS® nas veias do pulsante, baby! 

Descobri as Tribos que me habitam, o dark-metal (rock and rooooolll), as cantigas de ninar com danças de roda, o folclore de nossa pátria e ensino a minha filha a magia de se identificar no passo-junta-passo e finalizar no taxeem. iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiih

*No vídeo selecionado, três gerações da minha família; eu, minha mãe (Sandra Carvalho) e minha filha (Marina)...nos ninando, na coreografia Retratos, da bailarina Siomara Kronbauer, nada mais Tribal!

Vamo que vamo
Xeros no pulsante
Maria Badulaques.



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*No vídeo selecionado, três gerações da minha família; eu, minha mãe (Sandra Carvalho) e minha filha (Marina)...nos ninando, na coreografia Retratos, da bailarina Siomara Kronbauer, nada mais Tribal!

Artigos

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Performance do Dia: Surrendra e Anamaria - Up Up Fest 2014


Lindo dueto de Anamaria Marques e Surrendra (MG) no Up Up Fest 2014Muito sincronismo e cumplicidade. Apresentação bem alicerçada no ATS®, tanto na escolha de passos quanto no figurino adaptado para o fusion. Os movimentos são suaves e graciosos, com muita fluidez. É muito gostoso de assistir.  O que mais gostei desse vídeo é que você não precisa fazer piruetas, movimentos bruscos e quebrados para impressionar ;) Se você tiver uma boa técnica e sensibilidade para "ouvir a música" você pode fazer uma linda apresentação com movimentos simples. E fica limpo, harmonioso e lindo de se assistir *---*

[Papo Gipsy] Último Post

por Adriana Chayéra




Olá galera! 

Venho anunciar através desse post o meu desligamento do blog. Acredito que nessa vida tudo tem um ciclo, como a própria vida, e o que importa mesmo, é o progresso das coisas. Quando aceitei participar desse blog, fiquei muitíssimo feliz em dividir um espaço com tantos profissionais da dança, e ter um espaço onde poderia mostrar as minhas ideias, compartilhar pensamentos e até teorias.

Foi realmente uma experiência muito boa. Porém cheguei a conclusão de que está um pouco complicado para mim dar continuidade, pois estou bastante focada em outras áreas da minha vida, embora minha relação com a dança esteja firme e forte, mas eu sei que a pessoa que escolhi para tomar posse do Papo Gipsy irá trazer um conteúdo maravilhoso de informações para todos.

 Eu acredito que ter a oportunidade de ver novos pensamentos e um riquíssimo acervo teórico será muito bom para todos também. Então quero deixar claro que, apesar de ter assumido o meu nome “ Adriana Melo” e de ter deixado de usar o meu nome artístico Chayéra, e de estar me desligando do blog, eu não estou me desligando da dança. Pelo contrário, nossa relação está mais consistente, e eu diria até que passou de um paixão fulminante para um amor mais pleno e centrado.

A pessoa que convidei e aceitou dar continuidade ao Papo Gipsy é a querida e conceituada bailarina Sayonara Linhares. Uma pessoa admirável, que apesar de nunca ter visto pessoalmente, me passa só coisas boas toda vez que temos contato no mundo  virtual. Sempre muito disponível, atenciosa e estudiosa dessa cultura da Dança Cigana. Uma das profissionais que admiro bastante aqui no Brasil, e sei que deixei o blog em ótimas mãos. Vou deixar que ela mesma fale mais sobre ela e sobre o seu trabalho com a Dança, quando ela vir se apresentar aqui no blog para vocês.


Gostaria de agradecer a vocês por terem compartilhado comigo esse momentos virtuais. Gostaria de agradecer a queria Aerith por ter me convidado para fazer parte dessa turma, a querida amiga Renata Silva ( Surrendra ), por ter me indicado, e além de agradecer, dar boas-vindas a querida Sayonara Linhares que está chegando por aqui. Desejo à todos vocês tudo de muito bom! Um ótimo 2015 e muita Dança sempre!!! 


Coreografias, Snujs e solos no ATS®

por Lilian Kawatoko | Nomadic Tribal




Coreografar faz sentido?

Entre as características principais do American Tribal Style®, está o improviso coletivo sincronizado por meio de senhas e combinações de passos pré-estabelecidos. O sistema foi desenvolvido porque as oportunidades de performance do FCBD® eram grande parte improvisadas. Não havia jeito ou necessidade de coreografar porque o espaço para dançar mudava no último minuto e as dançarinas não tinham qualquer informação sobre os locais que iriam dançar (http://fcbd.com/about/ ).

No formato de apresentação há sempre um líder que utiliza sinais para se comunicar com os outros e a dança é tão sincronizada que o público sequer percebe que se trata de um improviso, e é exatamente esta a magia do ATS®, por isso uma coreografia neste estilo parece não fazer sentido e surgem muitas dúvidas sobre o que é ou não permitido.

Cerca de 10% da apresentação normalmente pode ser coreografada, não que precise, mas você pode usar disso para fazer uma entrada diferente; ou uma formação interessante em determinado momento da música; ou até mesmo combinar um final perfeito e explosivo. No geral, se não for em ocasiões como estas a essência e aquela adrenalina que faz a diferença no estilo pode se perder.

Se você tem um grupo, alunos, amigos é normal que fique nervoso e sinta vontade de combinar algumas coisas. Se você dança com uma pessoa que tem restrições e sabe disso também é normal que você combine o que vocês podem fazer para que ninguém se machuque. Enfim, na maioria das vezes somente vocês irão saber e o público não vai perceber ou se desinteressar pela sua performance, porém se as pessoas que estão assistindo estão percebendo uma coreografia e ela não fica perfeita, tem algo errado e com certeza sua performance perderá um pouco do entusiasmo e pode ficar parecendo mal feita, afinal de contas, a melhor reação do público é quando você conta que o ATS® não é uma coreografia.

Vídeo 1: FCBD com parte da formação coreografada


  

Eu sempre preciso tocar snujs?

Os snujs são como uma extensão do nosso braço no ATS®. Ele nos dá ritmo e energia; e mesmo nos lentos nos proporciona um floreio mais bonito.

Quando dançamos acompanhadas de um coro, a maior responsabilidade de tocar é dele, pois é o momento onde não estamos com dificuldade para tocar e podemos ajudar a formação principal que já tem o intuito de puxar a atenção do público para ela; ou quando estamos em um dueto com uma música muito enérgica, entre tocar errado e parar, é melhor parar.

Salvo alguns casos sempre tocamos snujs.


Vídeo 2: Kristine e Kae, dançando uma música bem acelerada, sem snujs.





Eu posso solar no ATS®?


Segundo Carolena, em sua aula de General Skills em São Francisco, é permitido fazer um solo por 8% do tempo de apresentação, com ou sem coro, mas como seria maçante usar os movimentos simples de ATS® para manter a atenção do público, seria mais desejável que se fizesse um solo de Tribal Fusion.

Se você está apresentando o estilo a pessoas que nunca viram, viajando sem seu grupo, combinou com o grupo todo de cada uma fazer um pequeno solo ou alguma ocasião especial é compreensível que se faça um solo, mas se esse não for o caso, fica realmente estranho, pois contradiz toda a filosofia do estilo, cujas principais características são a interação e o fluxo de energia entre os integrantes, o espírito de tribo que trabalha valores como generosidade, poder de decisão e humildade, sem que o atrativo principal seja a sensualidade.

O American Tribal Style® é uma dança de espírito coletivo, onde abrimos mão do nosso ego para compartilhar a dança e a magia com o outro.


Vídeo 3: Solo Kristine Adams







Solace

por Geisiane de Araújo

Biografia:

Formada em 1994, por Jeremiah, seus álbuns tem se  evoluído através de vários gêneros de musicais, incluindo Industrial, Gothic, Eletrônica, Mundo Contemporâneo e, atualmente, Dança do Oriente Médio música. Solace considera que os instrumentos são personagens que interagem entre si e que a música conta a história, dando uma sensação ao ouvinte de evolução e resolução.

Gênero:
Electronica, World, Arabic influenced, IDM, Remixed by Four Stones

Site oficial:




Solace - Gorgon Days

01 - No Dawn
02 - Never Does the Light Shine On Me
03 - Grey Day
04 - Ghost Girl Sings
05 - Discordia Coming
06 - Full Blown Stutter
07 - Gross Neglect
08 - A Chased Dog
09 - Better Days
10 - Contemplative Invalid
11 - Blind In One Eye
12 - A Beautiful Death







Solace - Ahsas

01-Solitude (Khlas 6-8)
02-Khatar (Dawr Hindi 7-8)
03-Circle (5-8 6-8 7-8)
04-Exiled (Nei Solo Chifti-telli)
05-Kronos (8-4 Debke Wahda Tawila)
06-Blessings (Adani 4-4)
07-Redemption (12-8 8-4)
08-Forsaken (Curcuna 10-8)
09-Opaque (Drum Solo)
10-Crimson (4-4)
11-Kama (8-4)











 Solace - Opium Head


01-Opium Head
02-Din
03-Lost Children
04-Bounce
05-Bol Two
06-Weeping Tree
07-Sama
08-Bol One
09-Forfeit
10-Sleeping Sober
11-Innocent One
12-Minerva Stone













Solace - Balance

01-Ping Heng
02-Dragon and Sword
03-Haiku
04-Djinn
05-Red Dragon vs. Phoenix
06-Kimono Mojo
07-Indigo Dragonfly
08-Miss Anime
09-Ashes to Phoenix
10-Tiger Moon Dance
11-Feitian
12-Wither my Lotus Flower

Download: http://www.mediafire.com/?tdmitmjh0ny




Solace - Iman
 

01-Saalik
02-Iman
03-Raghba
04-Tafani
05-The Calling
06-Azure
07-Akhawat
08-Foreshadow
09-Basharaat
10-Saalik 2







Download: http://www.mediafire.com/?eglndudydtr



  
Solace - Moon Moth Mixes























01-Mahtab 1:4 Moonlight Mix (60bpm) (3:28)
02-Mahtab 1:4 Moonlight Mix (60bpm) (3:19)
03-Mahtab 1:4 Moonlight Mix (60bpm) (2:01)
04-Mahtab 1:4 Moonlight Mix (60bpm) (3:35)
05-Crysalis 5:8 Cocoon Mix (90bpm) (3:41)
06-Crysalis 5:8 Cocoon Mix (90bpm) (3:47)
07-Crysalis 5:8 Cocoon Mix (90bpm) (3:01)
08-Crysalis 5:8 Cocoon Mix (90bpm) (5:01)
09-Avarice 9:12 Mammon Mix (120bpm) (3:04)
10-Avarice 9:12 Mammon Mix (120bpm) (4:20)
11-Avarice 9-12 Mammon Mix (120bpm) (3:24)
12-Avarice 9:12 Mammon Mix (120bpm) (4:19)
13-Jiva 13:17 Atma Mix (145bpm) (3:15)
14-Jiva 13:17 Atma Mix (145bpm) (2:42)
15-Jiva 13:17 Atma Mix (145bpm) (3:09)
16-Jiva 13:17 Atma Mix (145bpm) (1:29)
17-Jiva 13:17 Atma Mix (145bpm) (4:10)
18-Sleeping Sober 18:22 Narcotica Mix (60bpm) (3:40)
19-Sleeping Sober 18:22 Narcotica Mix (60bpm) (1:30)
20-Sleeping Sober 18:22 Narcotica Mix (60bpm) (2:06)
21-Sleeping Sober 18:22 Narcotica Mix (60bpm) (3:12)
22-Sleeping Sober 18:22 Narcotica Mix (60bpm) (3:59)

Download: http://www.mediafire.com/download/7pru1ni9923u14u/Solace+-+Moon+Moth+Mixes.rar




Solace - Nagari


1-Judgmental Wound
2-Nagari
3-Jira
4-Coveting Bes
5-Pharisee's Prayer
6-Bane of Desire
7-Sorrow & Veil
8-Serpent's Kiss
9-Strange Flesh
10-Heretic
11-Naga
12-Death in Sin
13-Condemnation
14-End of Religion

Download: http://www.mediafire.com/?d5zywtlnmyd




Solace - Rhythm Of The Dance

01-Beledi 4:4
02-Chifte-Telli 8:4
03-Masmoudi 8:4
04-Beledi 2 4:4
05-Saidi 4:4
06-Kashlima 9:8
07-Zar Dance (Ayyub) 2:4
08-Sword Dance
09-Morroccan 6:8
10-Shoush 5:8
11-Laz 7:8

Download: http://www.mediafire.com/?myz2zaqvydm




Solace - Satya 

01-Darban Jooth Na Boley (The Mirror Never Lies)
02-Khushee Maanao (Celebrate Happiness)
03-The Shisha Room
04-Bhaarat (India)
05-Nataraja (Indian god of dance)
06-1000 Eyes
07-Saptak (Seven Notes)
08-Sair (Trip)

Download: http://www.mediafire.com/?1wymljmdrzj



 Solace - ShaWaza

01-Rebirth
02-Kedar
03-Cybele
04-Two Gypsies
05-Shawaza
06-Ophelia's Hands
07-Ceremony of the Skull
08-Serpentine
09-Ophelia's Dance
10-Rebirth 2

Download: http://www.mediafire.com/?5inyznz0wgz




Solace - Vadalna 

01-Kushee Maanao-Aural Mix
02-Desert Journey-Hard Ethnic Dance Mix
03-Cybele-Neo-Tribal Mix
04-Nataraja-Basaal Mix
05-Khatar-Alex Mix
06-Saptak-Samaya Mix
07-Darban Jooth Na Boley-Omega Mix
08-Exiled-Asylum Mix

Download: http://www.mediafire.com/?ynjyzzjoomf




 Solace - The Medusa Crown


01-Delicate Fear
02-Subtle Vice
03-No Chromosome
04-The Indiscriminate Low
05-Ceremony of the Skull - The Bewitched Mix

Download: http://www.mediafire.com/?0tonwmtk1yj


Solace - The Gathering Season



01-Paradise lost
02-Huda
03-Desert journey
04-The Sultan's Dance
05-Aenaem
06-Qabil
07-Eyes like cats
08-Harvest moon
09-Saaba
10-Hujayni
11-Sudan
12-Journey's End





Algumas performances com  Solace:


Música: Solace - End of Religion



Música : Solace - Nataraja (Basaal Mix) 



Música:  Solace - Saptak



Música: Solace - Shisha Room





Performance do Dia: Guigo Alves - Up Up Fest 2014



Gente!! Eu simplesmente adorei essa coreografia do Guigo Alves (DF)! Fazia tanto tempo que não via algo diferente, autêntico e empolgante! Acho que essas três palavras resumem bem o que senti ao assistir esse vídeo! Eu fiquei vidrada do início ao fim!!! DEMAIS! Os movimentos são ágeis, limpos, com muita flexibilidade. Lindos giros, emendas muito loucas e cambrets de ficar de boca aberta. Tudo isso sem perde o rebolado. 
 *----* 

Elementarium

por Hölle Carogne


 As gaúchas Michelle Loeffler, Paula Knecht, Marina Segalla, Luiza Phantoschmerz e Hölle Carogne, em parceria com Felipe de Marchi do canal MTVisual Agression, elaboraram um projeto experimental de vídeo dança que une elementos místicos com Stoner Rock. A ideia surgiu da intenção de criar uma concepção envolvendo a amizade do grupo e a identificação com a música e o misticismo da proposta.


Cada bailarina representou um dos elementos da natureza, escolhido de acordo com aspectos da personalidade de cada uma. Os movimentos de dança foram criados a partir da interpretação e identificação de cada bailarina com seu elemento. Como em toda vídeo dança, os movimentos não foram coreografados, nem marcados na música. Ao contrário, tentou-se criar uma movimentação instintiva que lembrasse os elementos, sendo que alguns dos movimentos foram criados de forma ocasional no próprio dia da filmagem.


A caracterização também seguiu, de forma rigorosa, a interpretação de cada uma referente ao seu personagem. A música trilha deste projeto (“To Bury” da Jex Thoth) foi cuidadosamente escolhida a fim de expressar o sentimento intenso do grupo quanto à proposta. Nada referente à coreografia em si ou marcação da música foi planejado. Porém, todo o contexto místico, o pequeno enredo e a aura do trabalho foram conscientemente esquematizados. A identificação das bailarinas com o seu próprio elemento e também com a música, foi indispensável para fazer desta, uma concepção mística e sensível, cheia de conexão e espiritualidade.



Palavras das bailarinas sobre o seu elemento:

Marina Segalla, sobre o Aether:

 “O Aether possui definições e características atribuídas a ele bastante elusivas que diferem de acordo com as diversas filosofias e tradições... O Aether é etéreo, imaterial, então foi um pouco complicado relacionar com algo de minha própria personalidade. Acredito que a sutileza e a relação que o mesmo tem com o bem-estar e a busca por conhecimento/conexão são os pontos com os quais me identifiquei.”



Michelle Loeffler, sobre o Fogo:

“Representar o elemento fogo, na ocasião, foi desafiador, pois pouco me identificava com este elemento. Mas me entreguei de corpo e alma. Deixei que as salamandras imergissem nas profundezas das minhas entranhas e, desde então, tão entregue e conectada com este elemento, até hoje colho os frutos dessa entrega, que fez toda diferença em minha vida.”



Paula Knecht, sobre a Água

“Bom, falar sobre o elemento água não requer mistério, pois SOU totalmente água em toda minha extensão... Sigo neste fluxo e refluxo das marés trazendo a tona toda sensibilidade, intuição e sentimentos que podemos expressar através da dança, da ARTE!”



Luiza Phantoschmerz, sobre o Ar

“O elemento ar tem muito em comum com a minha personalidade, apesar de ser calmo e discreto, também possui um lado agressivo, intenso. A leveza de uma brisa que pode se tornar ventania. O ar me remete ao raciocínio, a liberdade de ser e de pensar, o criar, idealizar. Liberdade essa que por vezes me deixa dispersa em ideias, no típico "mundo da lua". Descobrir, não se limitar, sentir.”



Hölle Carogne, sobre a Terra:

 “O que mais me encanta no elemento Terra é o fato de saber e sentir, que é através dela que surge a vida e ocorre a morte. Desde sempre me senti extremamente ligada com o nascimento e, principalmente, com a morte dos seres. Com a simples organicidade das coisas. Desde sempre me vi como uma mulher ramada, cheia de musgo e lama pelo corpo nu, cujos ossos e dentes são mais reais do qualquer pensamento ou ideia. Enraizada, completamente enraizada, ligada à algum tipo de conceito oculto, que se estende através das minhas raízes. Que se esconde em algum canto obscuro da Terra, e aguarda o momento certo para germinar e tomar seu lugar dentro de toda essa minha complexidade.”




Confira o resultado desta parceria, no link abaixo:

Teaser:


Videodança:





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